sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Guiné 63/74 - P11920: Notas de leitura (509): "Fuzileiros, Força de Elite", por Ilídio Neves, José Manuel Parreira e Mário Henriques Manso (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 23 de Abril de 2013:

Queridos amigos,
Trata-se do testemunho, narrado na primeira pessoa, de um conjunto de fuzileiros que conheceu os três teatros de operações.
Dois deles, Zé da Vinha e Xaitinho, estiveram na Guiné, onde Xaitninho se cobriu de glória e é um dos militares portugueses mais condecorado.
Temos aqui a trajetória das suas vidas, as suas infâncias paupérrimas, a vontade de desbravar horizontes, assim chegaram a fuzileiros, por vezes adolescentes, ofereceram-se como voluntários, punham assim termo a vidas incolores. Não esqueceram a instrução dura que tiveram, guardam os nomes dos camaradas, cedem à emoção na lembrança dos que tombaram, por vezes a seu lado.
Cobre-se assim uma lacuna que tínhamos nas recensões.

Um abraço do
Mário


Fuzileiros, força de elite

Beja Santos

Ficaram conhecidos por o Esquelas, o Zé da Vinha, o Naine e o Xaitinho. Tinham em comum infâncias muito duras, confiaram na Marinha para a abertura de horizontes. Conheceram-se cedo ou tarde, nalguns casos nunca se encontraram em teatros de operações. Foi a Associação de Fuzileiros que os juntou. Sempre que podem elogiam os fuzileiros, com orgulho e mística. Resolveram passar a limpo reminiscências, reproduzir em linguagem de caserna acontecimentos vividos. O resultado é “Fuzileiros, força de elite”, por Ilídio Neves Luís, José Manuel Parreira e Mário Henriques Manso (Clássica Editora, 2007).

O Esquelas comeu o pão que o diabo amassou, veio lá dos confins de Pedrógão Grande, a capital atraiu-o, começou por marçano, alombava com grandes cargas às costas. Sonhou com a marinha, ofereceu-se como voluntário, era um adolescente. Em 1962 chegou a Vale de Zebro: ordem unida, aprender a bater a continência, instrução versátil. Os instrutores não eram complacentes: “Eram gritos, insultos e castigos de toda a ordem, que deixavam os mais humildes e vulneráveis completamente estarrecidos". Fez a instrução técnica complementar, depois o curso de fuzileiros especiais. Os aspetos traquinas e brejeiros nunca foram esquecidos. Em 1963, parte para Angola no Destacamento n.º 6 de Fuzileiros Especiais, a sua missão era o Zaire. Fez duas comissões em Angola. Saiu da marinha em 1969, após o que ingressou na TAP, onde trabalhou durante 36 anos.

O Zé da Vinha veio de Ermidas do Sado. Nunca esqueceu a brutalidade dos mestres-escolas e a dureza doméstica, concluída a 4.ª classe foi logo para a ceifa. Foi empregado de balcão de mercearia e vinhos. Pelos 11 anos, resolveu mudar de vida, voltou aos trabalhos de campo, suportou a muito custo as agruras dessa vida isolada e depois partiu para a margem sul do Tejo, tinha um emprego à espera numa pequena casa comercial, seguiram-se os maus tratos. Um dia, dois marinheiros, naturais de Ermidas do Sado, fizeram-lhe ver que tinham uma saída. Concorreu para a Armada, assentou praça em 1961, já com 18 anos, na Escola de Alunos Marinheiros, em Vila Franca de Xira. Acabada a recruta, entrou no curso de eletricista. Reprovou no curso de primeiro grau, concorreu a fuzileiro. Seguem-se páginas sobre os rigores da instrução. Em Fevereiro de 1964, fazendo parte da Secção Delta, rumou para a Guiné. Durante o mês de adaptação, deu apoio e fez segurança navio hidrográfico de Pedro Nunes, em Cacine. Vai descrever as operações em que participou, a sul de Bissau, nos rios Geba e Corubal, em Cafine, Cantanhez e nas áreas do rio Cacine. As operações sucedem-se, a um ritmo frenético. Diz que o rio Corubal foi trilho frequente para muitas incursões até à Ponta do Inglês e palco de sucessivos festivais de tiros, com utilização das metralhadoras Oerlikon e MG-42, instaladas nas LDM. Inevitavelmente, falava de operações bem-sucedidas e outras menos. Ao tempo, o PAIGC estava de pedra e cal na região de Cumbijã, era detentora de grande potencial de armamento, os guerrilheiros estavam bem preparados. A operação Remate, em Outubro de 1964, deixou-os desconsolados, morreram o sargento Calado e o grumete Maia. Zé da Vinha, em Março de 1967, foi gravemente ferido numa emboscada em Pedra do Feitiço, Angola, passou largos meses internado, foi dado como incapacitado para todo o serviço militar.

O Naine veio de Ancião. Nunca esqueceu o chilreio das aves, as bonitas melodias interpretadas por pintassilgos, milheiriças, cotovias, tentilhões e papa-figos. Na escola, ficaram-lhe gravados na memória os períodos de merenda e do recreio, jogar às caricas, à cabra cega e ao pião e a conduzir um arco extraído de um velho pneu de automóvel. Esteve num seminário por pouco tempo. Depois foi trabalhar para as terras do Marão, será aí que irá conhecer o Xaitinho, aqui despontou a líbido, teve uma paixoneta, regressou à terra natal, chegou a integrar um rancho folclórico e por portas travessas chegou à Marinha, queria ser fuzileiro. Fará comissões em Angola e Moçambique, estudou, licenciou-se em Direito, chegou a posto elevado na Polícia Judiciária, escreveu romances.

O Xaitinho será um dos militares mais condecorados, até chegar à base naval do Alfeite nunca tinha saído da sua aldeia, perdida entre montanhas. Viveu em Vale do Zebro, depois integrou um Destacamento de Fuzileiros Especiais, a Guiné era o seu destino. Não esqueceu as operações Tesoura, Coqueiro, Túlipa. Na Tesoura foi até à mata de Cafine. Não dispararam um tiro, encontraram a barraca vazia, pejada de equipamento de guerra. Escreve: “Os guerrilheiros do PAIGC transformaram esta terrível mata de Cafine numa autêntica fortaleza, com estruturas defensivas impressionantes, incluindo abrigos subterrâneos, a partir dos quais acionavam sofisticadas peças de artilharia que visavam os navios e as lanchas de fiscalização e desembarque que navegavam ao longo do rio Cumbijã". Na Coqueiro, voltaram à mata de Cafine, desta vez houve forte tiroteio, distinguiu-se o Câmara Lenta, parecia um atirador furtivo, calmo e destemido, alvejava os guerrilheiros um a um, não cedia a emoções. A Túlipa decorreu no Corubal, destruiu-se um acampamento, depois emboscaram perto do rio, ouviram os remos de uma canoa, escutaram guerrilheiros, atiraram granadas para o rio, dispararam muito fogo. Perto do fim da comissão, uma última operação em que estiveram o Xaitinho e o Zé da Vinha, foram até ao Poindom, entre Xime e Ponta do Inglês. Foi aqui que morreu o Mosquito. O Xaitinho revelou-se um combatente extraordinário, recebe louvores e condecorações. Voltará à Guiné, de novo integrado num destacamento, em 1972. Mais louvores e condecorações, sempre a exaltar as suas qualidades de homem e militar, o destemor e a abnegação. Ostenta a Torre e Espada, três cruzes de guerra individuais, medalhas de comportamento exemplar, foi distinguido com o prémio Governador da Guiné. Os outros fuzileiros admiram-no profundamente, como alguém escreveu: “Parece inconcebível como um homem desta grandeza, depois de tudo o que se passou, mantenha intacta aquela singular genuinidade e simplicidade, optando com serena humildade e bondade por ser intrínseca e eternamente pequeno”.

Não é de mais referir que os autores se ufanam de ter pertencido a uma força especial de elite, e dizem ter passado a limpo estes episódios em que estiveram nas antecâmaras da morte, sentiram indiscritíveis sensações da dor física e psicológica, enfatizam e repisam as imagens que guardam os camaradas despedaçados, porque pretendem que esta dádiva de juventude também só foi possível por terem pertencido a um corpo de elite da Marinha, de que se sentem devedores, mantendo-se irmanados na Associação de Fuzileiros.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 5 DE AGOSTO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11906: Notas de leitura (508): "Das Guerras Africanas à Diàspora Americana", organização de Adelino Cabral e Eduardo Mayone Dias (Mário Beja Santos)

Sem comentários: