quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Guiné 63/74 - P12083: Notícias dos nossos amigos da AD - Bissau (31): testemunho gravado em Gadamael, a história do Oh! Alexandre, que conheceu o alf mil Manuel Vaz, da CCAÇ 798, bem como o pessoal da CCAÇ 1659, os Zorba


Vídeo (1' 50''). Alojado em You Tube > ADBissau

1. Mensagem enviada em 19 do corrente, pelo nosso amigo Pepito, da AD - Acção para o Desenvolvimeneto, com sede em Bissau:

Luís

Assunto - Gadamael, testemunho

Repara no testemunho do Oh Alexandre!

http://youtu.be/KM5bpbU165M

É impressionante a memória dele para o número das companhias e anos...

abraço
pepito

2. Comentário de L.G.:

Este homem trabalhou como "assalariado no hospital" (sic) de Gadamael... Queria ele dizer: no posto médico... Seria uma espécie de "auxiliar" de enfermagem ou "ajudante" de maqueiro... Civil, presumo ele, não deve ter sido tropa, muito menos operacional... Conheceu o alf mil [Manuel] Vaz,  da CCAÇ 798 (Gadamael, 1965/67), nosso estimado amigo e camarada que tem vindo a dedicar-se, com paixão e rigor, à historiografia militar de Gadamael.

O Oh! Alexandre, um dos dois indigitados guias do futuro Núcleo Museológico Memória de Gadamael,  lembra-se inclusive do SPM da companhia,  SPM 4078 (se bem percebo as suas palavras...)!.

Descreve o alf Vaz: "não era muito alto, era um bocado baixinho, e um bocado forte"... E faz referência a uma ponte onde passavam as viaturas, que terá sido construída no tempo do alf Vaz e onde ele deixou o seu nome gravado...

Depois veio a companhia Zorba, a CCAÇ 1659 (Gadamael e Ganturé, 1967/68)...

O nosso homem ficou sempre conhecido por Oh! Alexandre, pelo pessoal das diversas companhias que passaram por Gadamael

Obrigado ao Pepito pela gravação deste pequeno vídeo e por esta deliciosa pequena entrevista em português. Julgo que vai ser uma surpresa, emocionante, para o Manuel Vaz... Reparem: são recordações de há quase 50 anos!...
___________

Nota do editor: 

Último poste da série > 24 de setembro de 2013 >Guiné 63/74 - P12077: Notícias dos nossos amigos da AD - Bissau (30): Mais um vídeo com música do tempo da tropa colonial gravado recentemente em Gadamael Porto: Indo eu, indo eu, a caminho de Viseu...


2 comentários:

Anónimo disse...

Manuel Vaz
25 set 2013
19:49


Amigo Luís:
O Oh! Alexandre está a dar que falar! . . . e há razões para isso, mas eu não me lembro dele, o que não é de estranhar. Quando a minha companhia saiu de Gadamael, o posto sanitário ainda não existia. O que existia era o posto de socorros da Companhia, ao lado das instalações de oficiais. Só em 70/71 é que foi construído entre os dos setores do Aldeamento um posto sanitário. Foi no tempo do Capitão Morais da Silva e deve ter sido aqui que o Oh Alexandre trabalhou.

As recordações que tem de mim resultam do facto de ter passado 2/3 da Comissão a Comandar a Companhia, o que me dava mais visibilidade. No meu tempo em Gadamael não havia população, residia toda no Destacamento, em Ganturé.

O Oh Alexandre também se deve lembrar do Alf. Pinheiro que comandava o Destacamento e foi evacuado com 14 perfurações, quando o Grupo de Combate, juntamente com o Pel Rec 963, caiu, numa emboscada na estrada para Gandembel. Nunca mais voltou à Companhia mas safou-se. Em Gadamael, quando a Comp saiu ficou lá uma família de Tandas. Veio-me pedir para ficar lá e logo percebi que era para não ficar junto da restante população que residia em Ganturé.

Um abraço. Manuel Vaz

Anónimo disse...

Se bem lembro..

o "OH.ALEXANDRE" no meu tempo dedicava-se à pesca e julgo que não era natural da Guiné..tanto era da Serra Leoa..como do Gana..

Ia pescar à noite, levava um garrafão de vinho,para enfrentar o "frio da noite"..claro.. e pescava para os dois lados..óptimo relações públicas..tá claro..

Um dia apanhei-o às cinco da manhã a lavar a canoa..não trazia peixe..mas esta estava toda suja de sangue ...de peixe...de peixe...claro.

Gemia e dizia em surdina "não mata a mim..não..não mata não..."

Ah meu cabrão que és espião ..eu farto de saber...coitado pouco podia dizer que o IN não soubesse..a partir daí ficou "agente duplo"..as informações que me dava a maioria eram inventadas ou irrelevantes..

Sobrevivia..simplesmente.

Deve ter mais de setenta anos.

C.Martins