quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Guiné 63/74 - P12108: Ser solidário (149): Antigo capelão da CCS/BCAÇ 2861 (Bula e Bissorã, 1969/70), ex-alf mil Augusto Baptista, 75 anos, pároco de Perosinho e Seixezelo, V. N. Gaia, assaltado, violentamente agredido e hospitalizado, precisa de um ombro amigo, precisa de nós, camaradas! (Armando Pires)


Matosinhos > Tabanca de Matosinhos > Dezembro de 2012 > "Da esquerda para a direita: : (i) o José Teixeira, 1º cabo enfermeiro da CCAÇ 2381; (ii) o ten cor capelão Augusto Pereira Batista, que no blogue já homenageei e que pertenceu ao meu batalhão; (iii) o João Rebola, fur mil da CCAÇ 2444, que estava em Bissorã quando nós lá chegámos, de quem me tornei amigo e que só reencontrei graças ao nosso blogue; e (iv) o Dr. Oliveira, que foi, tal como o capelão, convidado pelo Rebola a estar presente naquele almoço".

 

Nazaré > 12 de Maio de 2012 > Convívio da CCS / BCAÇ 2861,  no 42.º Aniversário do seu regresso da Guiné. O alferes capelão Baptista, hoje Tenente-Coronel reformado, está assinalado pela seta. 

(...) O Baptista está sempre presente nos nossos convívios. Sempre, não, que ele falhou três presenças seguidas e foi uma gritaria de todo o tamanho. Já vão perceber porquê. O Baptista vem propositadamente ao nosso encontro para celebrar a "nossa" Missa. Tão "nossa" que rejeitámos que ela fosse celebrada por outro pároco qualquer. A nossa indignação foi tanta que o Baptista compreendeu e nunca mais nos faltou. Porque ninguém, como ele, é capaz de dizer aquelas palavras que são a razão da grande vontade de estarmos juntos, todos os anos e sempre. Porque ninguém, na hora de chamar pelos nossos mortos, diz os seus nomes como ele. Nesse momento, ninguém como ele é capaz de encher a igreja daquela emoção que de todos toma conta, com os olhos vidrados de lágrimas.

Quero, queremos, agradecer ao Baptista por isso. Ele chega, abraça-nos, celebra a Missa, torna a abraçar-nos e despede-se, com um pedido de desculpas por não ficar para o almoço mas tem obrigações a cumprir na paróquia dele.

Camaradas: Quero dizer-lhes que esta é a única Missa que me consinto. Sou o que sempre fui Agnóstico. E quero pedir-lhes que se algum dia encontrarem o Baptista ali no Perosinho, freguesia do concelho de Vila Nova de Gaia onde ele é pároco, falem-lhe, dêem-lhe um abraço, digam-lhe quem são, ele vai gostar e vocês também. Porque o Baptista é um camarada muito porreiro. (...)


Fotos (e legendas): © Armando Pires (2012). Todos os direitos reservados. [Edição: L.G.]


1. Mensagem,  de ontem, do Armando Pires [, foto atual à esquerda]:

Assunto: Pedido de publicação

Luís, meu Caro Comandante em Chefe.

Só agora lendo o teu comentário à convocatória do almoço da Tabanca da Linha fiquei a saber que o Carlos Vinhal está de férias.

Acontece que enviei para ele, pelas razões que facilmente vais compreender, um pedido de publicação pedindo um gesto nosso de solidariedade para com o Tenente-Coronel Capelão, reformado, Augusto Baptista, assaltado e selvaticamente agredido na madrugada do passado dia 27 de Setembro.

Peço-te que leias e faz o que puderes. Armando Pires

PS - E não faltes ao almoço [do dia 17].


2. Mail enviado ao co-editor Carlos Vinhal (que está de férias até 13 do corrente):

Meu Caro Carlos Vinhal, Camaradas.

Não sei se leram esta noticia publicada no JN do passado sábado, ou se a viram e ouviram nos noticiários das televisões. Talvez a tivessem lido e ouvido mas não tenham ligado o nome à pessoa.

O sacerdote assaltado e agredido, de que trata a notícia, é o Tenente-Coronel Capelão, reformado, Augusto Pereira Baptista, de 75 anos de idade, hoje pároco nas freguesias de Perosinho e Seixezelo, concelho de Vila Nova de Gaia, mas que, então ainda Alferes, foi capelão do meu batalhão, o BCAÇ 2861, 1969/70, de quem vos falo no meu poste P9978, e que ainda não há muito tempo foi convidado para um dos habituais almoços da Tabanca de Matosinhos, de que no nosso blog também há relato feito pelo João Rebola, e documentado em fotografias no P10801.

O capelão Baptista, o Padre Baptista, ou o Baptista, como tão simplesmente a gente da minha companhia o trata, além das dores físicas, das quais já recupera em casa de familiares, ficou e está muito maltratado psicologicamente.

Peço-vos, se é que pedir é um termo que entre nós tenha uso, sobretudo aos camaradas do norte, e em particular aos do Porto e de Gaia, que lhe transmitam uma palavra solidária.

O Baptista precisa e merece essa palavra.

Em nome do pessoal do BCAÇ 2861,

Muito Obrigado. Armando Pires



Recorte do JN - Jornal de Notícias, de 28 de setembro de 2013 [, enviado pelo Armando
 Pires]. Vd também aqui reportagem da RPT [ Três padres roubados e agredidos em três dias, 28 de
setembro de 2013]


3. Comentário do editor L.G.

Mail interno enviado, hoje de manhã,  para o "batalhão" da Tabanca Grande:

Obrigado, Armando, pelo teu SOS, denunciando esta situação de selvática violência, mais um caso, que chega ao conhecimento da opinião pública, e que desta vez atingiu um camarada nosso. Não, isto não se passa em Bissau, ou noutro ponto qualquer do planeta sem rei nem roque, passa-se numa pacata e santa terrinha do Portugal dos "brandos costumes", europeu, civilizado, policiado,,,

Obrigado, Armando,  pelo teu gesto solidário, pelo teu apelo à solidariedade para com um camarada nosso que está em grande sofrimento psíquico, vítima de stresse pós-traumático. Pelo que me contas ao telefone, ele está em casa de um irmã, em Vila da Feira, e dificilmente estará em condições de voltar á sua residência paroquial, em Persoinho, onde foi sujeito a brutais sevícias. 

Façamos-lhes chegar as nossas palavras de conforto, de camaradagem e de solidariedade. Aqui fica o seu endereço de email, publicado com o seu consentimento, segundo o telefonema que me acaba de fazer o Armando Pires:


E se alguém o for visitar, na vila da Feira, que lhe leve também o nosso imenso abraço, do tamanho do Minho ao Algarve passando pela diáspora lusitana.

Ao Armando, eu já sugeri que apadrinhasse a entrada do Augusto Baptista na nossa Tabanca Grande, juntando o seu nome à nossa lista alfabética de amigos e camaradas da Guiné. É uma pequena homenagem a um homem que é tão querido dos nossos camaradas do BCAÇ 2861... e que no TO da Guiné nos deu conforto espiritual, e que continuou a fazê-lo, mesmo aos 75 anos, ao alinhar com a malta nos convívios anuais...

O Armando já se comprometeu a arranjar-nos uma foto do capelão Baptista, do tempo de Bula ou Bissorã, 1969/70. Precisa, naturalmente, da competente autorização do nosso camarada a quem desejamos uma boa e, se possível, rápida convalescência. A sua fé cristã também vai ajudá-lo a ultrapassar a brutal prova que foi esta estação do calvário.

PS - Reforço o meu pedido: amigos e camaradas, mandem mensagens de conforto e solidariedade ao nosso camarada Augusto Baptista. Ele é um ser humano como qualquer um de nós, está profundamente abalado, e é bom que sinta que o Mundo dos Maus é Pequeno e que a nossa Tabanca... é Grande!...

Aqui vai, autorizado por ele e pelo Armando Pires, o seu endereço de email:

pde.augusto@sapo.pt
______________

Nota do editor:

10 comentários:

Luís Graça disse...

Obrigado, Armando, pelo teu SOS, denunciando esta situação de selvática violência, mais um caso, que chega ao conhecimento da opinião pública, e que desta vez atingiu um camarada nosso. Não, isto não se passa em Bissau, ou noutro ponto do planeta semrei nem roque, passa_se numa pacota santa terrinha do Portugal dos "brandos costumes", europeu, civilizado, policiado,,,

Obrugado pelo teu gesto solidário, pelo teu apelo à solidariedade para com um camarada nosso que está em sofrimento. Façamos-lhes chegar as nossas palavras de conforto, de camaradagem e de solidariedade.

A malta da Tabanca de Matosinhos, aonde ele já foi uma vez almoçar, que nos dê notícias!... E se alguémo for visitar, em casa dos familiares onde está em recuperação, que lhe deve também o nosso nosso imenso abraço, do Minho ao Algarve passando pela diáspora lusitana.

Ao Armando, eu vou sugerir que apadrinhe a entrada do Augusto Baptista na nossa Tabanca Grande, juntando o seu nome à nossa lista alfabética de amigos e camaradas da Guiné. É uma pequena homenagem a um homem que, no TO da Guiné, nos deu conforto espiritual, e que continua a faz~e-lo, mesmo aos 75 anos, ao alinhar com a malta nos convívios amnuais, e que é tão querido dos nossos camaradas do BCAÇ 2861...

Aermando, arranja-nos uma foto do capelão Baptista, do tempo de Bula ou Bissorã, 1969/70.

Henrique Cerqueira disse...

Camarada Armando.
Antes de mais considerações o meu grande abraço ao Padre Baptista e a ti próprio que vens aqui pedir um "ombro amigo"para o nosso camarada ex.capelão Baptista.
Já tinha lido a notícia e ouvido nas Tvs esta situação. O que mais me revolta é saber que os nossos políticos e juristas não resolvam ou pelo menos tentem resolver este flagelo que tem sido os assaltos com recurso á violência.Não tenho dúvida nenhuma em afirmar que este tipo de violência tem vindo a aumentar porque há uma impunidade que está instalada no nosso país em que a lei protege o BANDIDO e penaliza que cumpre a lei.
Não quero aqui fazer apelo a qualquer violência mas não se admirem senhores políticos e juristas que cada vês aumente a auto-defesa e quem sabe poderá pagar o "justo pelo pecador".
E nós camaradas que já não estamos na nossa "força de juventude " temos uma coisa a nosso favor que é a nossa "velhice" e como tal devemos andar muito atentos a quem nos rodeia e aprendermos mais como nos defender dessa cambada de parasitas e que nem "Ladrões"sabem ser que são altamente protegidos pelas leis criadas com os nossos impostos.
Não fará mal algum termos espírito inventivo na criação das nossas "armas" de defesa pessoal que até são completamente legais e estão sempre á nossa mão.
Desculpem lá mas estou mesmo revoltado não só pelo nosso camarada Baptista mas porque estes acontecimentos são diários e nada muda.
Um abraço fraterno ao Baptista e restante tertúlia.
Henrique Cerqueira

Luís Graça disse...

Amigos e camaradas:

Mandem mensagens de conforto e solidariedade ao nosso camarada Augusto Baptista, que está em casa de um irmã, em vila da Feira, em recuperação.

Ele é um ser humano como qualquer um de nós, está profundamente abalado, e é bom que sinta que o Mundo dos Maus é Pequeno e que a nossa Tabanca... é Grande!...

Aqui vai, autorizado por ele e pelo Armando Pires, o seu endereço de email:

pde.augusto@sapo.pt

Anónimo disse...

Mário de Oliveira
2 out 2013 16:08


Obrigado, Luís.
Vou agir. É meu contemporâneo do seminário.

E do meu concelho natal.
O meu abraço, Mário

Anónimo disse...

João Paulo Diniz

2 out 2013. 12:39


Muito grato pela info, um abraço!

Anónimo disse...

joão Carvalho
~2 out 2013 14:53


Feito.

Grande abraço para o homem grande da tabanca.

João Carvalho

Enviado do meu iPad

Tony Borie disse...

Olá Armando.
A tua mensagem é de um verdadeiro amigo, antigo combatente, agora deixa dirigir-me ao capelão Augusto.

Capelão Augusto.
Também lá estive. Tal com tu, ri, tive momentos menos maus, outros mesmo, mesmo, maus, sofri tal como tu.
Felizmente o Criador, passado uns anos, "auxiliou-me", saí de Portugal, por cá vou vivendo, onde vivo, "ainda durmo de porta aberta", portanto nesse aspecto, ainda com alguma saúde, não vou tendo razão de queixa!.
Agora o que te fizeram, com a tua idade, francamente, só um verdadeiro combatente como tu foste, irá buscar forças ao além para sobreviver.
É mais um combate, uma emboscada, em que vais sair ileso, todos os teus sofrimentos vão ser superados, vamos ter-te de novo e em breve, falando aos teus paroquianos, aos teus amigos antigos combatentes, aconselhando-os, dizendo-lhe aquela palavra que eles gostam de ouvir da tua boca.
Capelão Augusto, tal como tu deves de ter dito nos milhares de vezes que te dirigis-te a nós, "alguém sofreu por vós", talvez esse alguém, fez de ti o seu "mensageiro"!.
Um abraço, e até daqui a uns dias, Capelão Augusto.
Tony Borie.


Juvenal Amado disse...

Camarada Armando

Um forte abraço para ti e a minha total solidariedade para com nosso camarada capelão Baptista.
Que melhore depressa e que esqueça o mal que lhe fizeram.

Já agora não ficará mal o pedido para que se faça rapidamente justiça.

Um abraço

Francisco Baptista disse...

Alguém há dias me dizia que poderia justificar os assaltos aos bancos, porque o capital financeiro através deles nos últimos anos nos tem assaltado a nós simples e pacificos cidadãos duma forma desapiedada.
Apesar da nossa crise ser terrível e atingir muita gente que por vezes procuram conseguir recursos através de processos pouco legais ou ilegais, para mim há limites indesculpáveis. Nunca se deve molestar a integidade física seja de quem for. O crime será agravado quando a pessoa for muito jovem ou idoso.A solidariedade existe em todos os niveis da sociedade e é até mais cultivada entre os mais pobres. Sou agnóstico, católico por formação e vontade familiar. Tenho todavia um enorme respeito e consideração por todos os padres e outros religiosos, porque eles, apesar do seus pecados, sempre procuraram transmitir aos outros que existe algo para lá do sensorial, que não é palpável, que é alma ou espírito e que nos dá outra dimensão à vida.Que alguém nos fale da outra vida, senão forem filósofos, que sejam padres.
Um grande abraço ao camarada padre Baptista e aos outros dois colegas e que recuperem o mais depressa possível da má experiência por que passaram.

admor disse...

Um abraço de solidariedade aos nossos camaradas capelões e aos outros que foram vítimas dos mesmos algozes, que nós não conhecemos e até dos que nem sabemos.
Estas coisas acontecem devido às leis que os nossos excelentíssimos políticos puseram cá para fora.

Adriano Moreira