segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Guiné 63/74 - P12149: Blogoterapia (236): Sê feliz, Cátia (Paulo Santiago)

1. Mensagem do nosso camarada Paulo Santiago (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 53, Saltinho, 1970/72), com data de 12 de Outubro de 2013:

Como diz o Luís, no post de aniversário, foi uma grande surpresa quando, hoje de manhã, a Cátia deu comigo em casa dos pais, em Sebadelhe, Vila Nova de Foz Côa. Foi tal a surpresa que umas lágrimas furtivas lhe brotaram dos olhos.

Em fins de Setembro, recebi um telefonema que vinha de um número que desconhecia. Do outro lado, uma senhora identificou-se como sendo a mãe da Cátia Felix, e quem lhe facultara o meu número fora a Cidália, viúva do camarada Ferreira que morreu na emboscada do Quirafo, em 17 de Abril de 1972.

No telefonema, a mãe da Cátia convidava-me para trigésimo aniversário da filha que se realizava hoje. Pediu-me também o nº do Luís para lhe fazer convite idêntico. Foi-me dizendo que a filha não sabia dos convites, sabia que ela tinha grande consideração por nós, que o caso do Ferreira nos tornara credores de grande amizade e de estima. Claro que disse à D. Irene, é o nome da mãe, que iria com todo o prazer.

Hoje, estavam no aniversário umas trinta pessoas, familiares e amigos (a Cidália não pôde estar) e todos me identificavam como sendo aquele que escreveu "umas coisas" num blogue de ex-combatentes que levou a Cidália, passados trinta e sete anos, a fazer o luto pelo marido, o 1.º Cabo Ferreira.

Abstenho-me de falar sobre o almoço, o mais importante é sabermos que, enquanto houver uma Cátia, a nossa memória continua por cá, mesmo após a morte.

Sê feliz Cátia Félix.
Paulo Santiago


O sempre jovem Paulo Santiago acompanhado de Cátia Félix (ao centro) e de sua filha



************

Nota do editor:
Porque aqui foi lembrado o nosso malogrado camarada António Ferreira, aqui fica a homenagem, em forma de pintura, de autoria do nosso camarada Mário Miguéis da Silva:

O 1.º Cabo António Ferreira, morto em combate na emboscada de Quirafo, no dia 17 de Abril de 1972
____________

Nota do editor

Último poste da série de 29 DE SETEMBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12100: Blogoterapia (235): Quando a morte nos retorna aos princípios - Reencontro com Benjamim Lopes da Costa, 1.º Cabo do Pel Caç Nat 52 (Mário Beja Santos)

4 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro Santiago

Foi muito bom teres podido corresponder à surpresa que a mãe da Cátia lhe quis fazer.
A avaliar pela foto que juntaste, o rosto sereno e feliz da Cátia revela como se sentia bem.
E também o que escreves e descreves nos diz muito sobre como os nossos gestos podem muita vez 'fazer a diferença'.
Como última observação acho o quadro do Mário Miguéis muito interessante e bem 'colocado' neste 'post'.

Abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Paulo

Vejo agora que a Cátia Félix é "quase" minha conterrânea, visto que é de Sebadelhe, freguesia do concelho da CIDADE de Vila Nova de Foz-Côa, onde nasci há... não sei quantos anos.
Assim, um bocadinho para o atrasado, daqui vão os PARABÉNS para a Cátia.
E para ti, Paulo e tua Filha, desejo que tenhas tido tempo para dar umas voltinhas pela Vila/CIDADE e arredores.
Abraços.
Alberto Branquinho

armando pires disse...

Bravo, Paulo Santiago.
Um abraço

Catia Felix disse...

Ola Paulo.
Ola meus amigos.
Só hoje regressei à agitaçao da cidade e acedi ao blogue, pois em sebadelhe nao tenho net.
Desde já quero agradecer mais uma vez,ao meu querido Paulo Santiago pela sua presença e de sua filha num dos dias mais felizes que ja tive. Um dia repleto de amizade e muito amor. Fiquei extremamente emocionada quando o vi pois nunca imaginei que tal fosse possivel.
É com muito orgulho e carinho que partilho mais um momento importante da minha vida com todos voces e presencialmente com o Paulo e Maria Luis.
Obrigado por tudo.
Beijinhos.
Catia Felix