quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Guiné 63/74 - P12227: Efemérides (144): A minha chegada à Guiné - 28 de Outubro de 1968, já lá vão 45 anos (Carlos Pinheiro)

1. Mensagem do nosso camarada Carlos Pinheiro (ex-1.º Cabo TRMS Op MSG, Centro de Mensagens do STM/QG/CTIG, 1968/70), com data de 28 de Outubro de 2013:


Já lá vão 45 anos

A minha chegada à Guiné - 28 de Outubro de 1968

Ainda de manhã, já perto da costa africana, a cor das águas deixou o azul do mar alto e uma certa cor acastanhada começou a acentuar-se. Estávamos no quinto dia de viagem e fartíssimos do UÍGE devido à falta de condições das camaratas improvisadas nos porões nauseabundos. As refeições tinham sido razoáveis e o tempo bastante bom para um Outono do hemisfério norte.

Almoçámos naquela sala de jantar de estibordo a bombordo, já tínhamos o saco pronto e fechado, bem fardados, dentro do possível, ansiosos por ver e sentir aquilo que nos esperava.

Cerca das três da tarde começámos a vislumbrar Bissau e uma ilha à sua frente. Passado pouco tempo o UÍGE lançou ferro e ali ficou fundeado frente a Bissau. Num instante, foi rodeado de barcos e barquinhos e toda a gente a subir pelas escadas que o barco lançou.

NM Uíge - Foto: Navios no Sapo, com a devida vénia

Começou o desembarque passado pouco tempo. A unidade maior, o BCAÇ 2856, penso que terá embarcado directamente numa LDG, ou talvez duas LDM. O resto da rapaziada foi descendo as escadas e embarcado naquelas barcaças que nos levavam à Ponte Cais onde estavam muitas viaturas GMC - vim a saber que eram da Companhia de Transportes - que depois nos levaram para várias unidades, mas a maioria para aquele hotel fantástico que eram os Adidos.

Já era noite quando chegámos a Brá. Ali fomos logo cercados por vários “velhotes” que nos impingiram as suas histórias, muitas delas possivelmente verdadeiras e outras talvez nem por isso. O jantar foi inimaginável. Cantina para ajudar a distrair a “malvada”, nem sabíamos onde era e quando a descobrimos já estava fechada.

Camas, claro que também não havia. Cada um desenrascou-se como pôde. Foi uma noite fantástica para a mosquitada. Sangue fresco com fartura. De manhã tudo picado sem saber o que fazer. Organização por aqueles sítios não era sentida.

Foram assim, mais ou menos, as primeiras horas da Guiné.

Carlos Pinheiro
28.10.2013
____________

Nota do editor

Último poste da série de 17 DE SETEMBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12052: Efemérides (143): Passados 41 anos o reencontro com o camarada d’armas Eduardo Ferreira do 1º Pelotão da CART 3494 (Sousa de Castro)

Sem comentários: