sábado, 2 de novembro de 2013

Guiné 63/74 - P12236: Notícias dos nossos amigos da AD - Bissau (32): Segurança alimentar: aposta na produção da tapioca em substituição do arroz está a ser um sucesso


Vídeo (7' 39''). Alojado em You Tube > ADBissau [Reproduzido com a devida vénia; repare-se na música, que é do grande, promissor e malogrado músico José Carlos Schwarz  (Bissau, 1949-Havana, 1977)]



A TVK foi premiada no Festival Internacional Agrofilm 2013, realizado na Eslováquia, de 30 de Setembro a 4 de Outubro de 2013, com o Osiris FAO Prize, pela realização do filme "Tapioca, fonte de nutrição e apoio na economia familiar".

Apresentaram-se a concurso 158 filmes, dos quais foram pré-selecionados apenas 50. O júri internacional considerou que se tratava de "um filme bem estruturado em termos pedagógicos, simples e com boa mensagem",  concebido na perspectiva do desenvolvimento sustentado.

Segundo se pode ler na página dos nossos amigos da AD - Acção para o Desenvolvimento, com sede em Bissau, "o prémio Osíris, patrocinado pela FAO, é uma estatueta do Deus egípcio que representa a 'encarnação das forças da terra e das plantas' ".

 Os jovens técnicos da TVK, assim como os seus formadores (Tina Lobo, formadora em guionismo; Andrzej Kowalski, que esteve na origem da criação de todas as televisões comunitárias da Guiné-Bissau, formador de operadores de câmara; e  Assimo Baldé, que assegurou a formação em jornalismo televisivo) são um motivo de orgulho para a ONG AD  que está de parabéns, juntamente com os seus colaboradores: 

"Para a AD é um orgulho ter apostado nestes jovens e ter contribuído para levantar alto o nome da Guiné-Bissau, no meio dos outros países premiados, como a Alemanha, China, Israel, Polónia, Espanha, Irão, Hungria, Eslovénia, Eslováquia e Republica Checa".

Os amigos portugueses da Guiné-Bissau e da AD - Acção para o Desenvolvimento, reunidos sob o poilão da Tabanca Grande, ficam também orgulhosos desta distinção e solicitam ao Pepito que faça chegar à jovem equipa da TVK uma palavra de apreço e de incentivo!


A ONG AD iniciou há dois anos o processo de vulgarização de transformação da mandioca em tapioca, com a colaboração da UICN (National Committee of the Netherlands) na zona norte e a SOLSOC (Solidarité Socialiste) na zona sul.

"A simplicidade de procedimento de transformação e sobretudo a qualidade do alimento que deixa os consumidores de 'barriga cheia', explica o aumento da sua produção agrícola e a opção por este produto em vez do arroz. Depois de uma fase inicial de teste para a apreciação da resposta dos agricultores à tecnologia e às qualidades nutritivas da tapioca, a AD passou à fase de difusão em pequena escala em polos espalhados em certos locais".

Garantido o sucesso,  passa-se agora a outra fase, a da vulgarização em larga escala em todas as zonas onde a AD intervém.

Belo trabalho, Pepito e colaboradores. Vocês merecem as nossas palmas!
_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 25 de setembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12083: Notícias dos nossos amigos da AD - Bissau (31): testemunho gravado em Gadamael, a história do Oh! Alexandre, que conheceu o alf mil Manuel Vaz, da CCAÇ 798, bem como o pessoal da CCAÇ 1659, os Zorba

1 comentário:

Luís Graça disse...

Será verdadeiramente a tapioca (, importada do Brasil, segundo penso,) uma verdadeira alternativa ao arroz ? Quer em termos nutricionais quer em termos de segurança alimentar e de proteção ambiental...