sábado, 8 de fevereiro de 2014

Guiné 63/74 - P12696: Bom ou mau tempo na bolanha (44): Fomos Combatentes, tratem-nos bem (Tony Borié)

Quadragésimo quarto episódio da série Bom ou mau tempo na bolanha, do nosso camarada Tony Borié, ex-1.º Cabo Operador Cripto do Cmd Agru 16, Mansoa, 1964/66.


Companheiros, isto não é um texto, é um desabafo de revolta, pois embora vivendo aqui, de uma maneira ou de outra, tenho acompanhado quase tudo o que se vai passando aí no nosso Portugal, pelo menos o que dizem nos meios de comunicação.

É com tristeza que vou verificando que não tratam as pessoas, principalmente aquelas com idade já um pouco avançada, onde infelizmente se encontra a nossa classe, a classe daqueles que quando eram jovens, foram “arrancados” às suas aldeias, vilas ou cidades, foram mandados ao “trambolhão”, em porões de barcos, alguns de carga, combater para a África, e hoje são apelidados, muitas vezes com alguns sorrisos não muito recomendáveis, de “antigos combatentes”.

Leiam e pensem por uns segundos:
1 - O desporto dos chamados “pobres”, e também o nosso, na idade que por lá passámos, era o futebol.
2 - O desporto dos empregados com alguns estudos, que normalmente dizem que são de “colarinho azul”, é o futebol de salão ou talvez o basquetebol
3 - O desporto de alguns empregados que normalmente dizem que são de “colarinho branco”, é o ténis ou mesmo a mesa de bilhar
4 - O desporto dos executivos, ou dos ditos “empresários”, ou mesmo dos nossos representantes no governo em qualquer país, na sua maioria, é o golfe.


A conclusão é surpreendente:
Quanto mais alto é a pessoa na estrutura corporativa, mais pequenas são as suas “bolas”, com que brinca. Dá-nos pensar que as pessoas com grande responsabilidade em posição de dirigir os nossos destinos, lá no governo e não só, principalmente no que diz respeito aos direitos e algum respeito pelos antigos combatentes, devem brincar com “bolas de berlinde”, pois essas personagens, são tão importantes, que nem sequer se lembram que nós na verdade, ainda existimos, ainda por cá andamos.

Desculpem lá o desabafo.
Tony Borie, 2014.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 25 DE JANEIRO DE 2014 > Guiné 63/74 - P12633: Bom ou mau tempo na bolanha (43): Todos tivemos um "Torres" (Tony Borié)

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo Tony, está bem metida, esta das bolas, mas olha que não será bem assim. Temos cá muitos políticos que nem disso já têm, senão o País não estaria neste estado. Um abraço do
Veríssimo