sábado, 15 de fevereiro de 2014

Guiné 63/74 - P12723: Tabanca Grande (427): António Cândido da Silva Medina, ex-Fur Mil Inf da CART 527 (Teixeira Pinto e Pelundo, 1963/65)

1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano António Cândido da Silva Medina, ex-Fur Mil Inf da CART 527, Teixeira Pinto, Bachile, Calequisse, Cacheu, Pelundo, Jolmete e Caió, 1963/65, com data de 6 de Fevereiro de 2014:

Olá camarada
Navegando pela Net deparei com o teu blogue que me chamou a atenção visto ter sido Furriel Miliciano pertencente à Companhia de Artilharia 527, sediada em Teixeira Pinto / Guiné, de 1963 a 1965.
Estive também nos destacamentos de Caió, Cacheu, Pelundo e Jolmete.
Pertencíamos ao Batalhão de Bula sob o comando do TCor. Hélio Felgas e participámos em diversas operações em Binar, Bissorã, etc.

Será que me poderei inscrever no teu blogue?
António C. Medina


2. No mesmo dia foi enviada esta mensagem ao António Medina:

Caro camarada Medina:

Muito obrigado pelo teu contacto.
Desculpa o tratamento por tu, mas é uma boa norma que seguimos na tertúlia para que não haja distinção entre idades, antigos postos militares, habilitações literárias, profissão, etc.

Receber-te-emos com todo o prazer na tertúlia. Para tal, além do posto que já sabemos, queríamos a tua especialidade e receber as duas fotos da praxe, uma do teu tempo de Guiné e outra actual, se possível tipo passe, se não umas que possamos transformar.

Poderás em jeito de apresentação, falar de ti ou contar uma pequena história. Posteriormente poderás colaborar no Blogue enviando fotos (com legendas) e contando as tuas memórias do início da guerra na Guiné, na qual foste protagonista.

Qualquer dúvida que tenhas é só perguntar que nós aqui estamos para ajudar.

Ao teu dispor os editores:
Luís Graça - luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com
Carlos Vinhal - carlos.vinhal@gmail.com
Eduardo Magalhães - magalhaesribeiro04@gmail.com

Ficamos à espera das tuas próximas notícias.
Abraço
Carlos Vinhal


3. Ainda no mesmo dia recebemos esta mensagem:

Olá Vinhal:

Para já os meus agradecimentos em me aceitarem na tertúlia.
Seguirei as instruções para que de facto possa ser admitido.

Sou de Infantaria com a especialidade de Atirador, tendo frequentado em 1961 a Escola Prática de Infantaria em Mafra e o Centro de Instrução de Sargentos Milicianos em Tavira.
Dei instrução no Regimento de Infantaria 10 em Aveiro, seguindo em 1962 para Cabo Verde, donde sou natural, para mais tarde (1963) ser mobilizado.

Regressei a Portugal para o Centro de Operações Especiais em Lamego para depois seguir para a Guiné fazendo parte da Companhia de Intervenção - Artilharia 527.

O meu batismo de fogo foi em Fajonquito quando estávamos estacionados no Olossato.
Convém mencionar que depois de terminada a comissão regressei à Guine onde fui admitido como empregado bancário em Bissau.
Dez anos depois, e com a Independência, segui para Lisboa como bancário.

Hoje sou imigrante nos USA desde 1980, residindo no Estado de Massachusetts.
[...]
Um abraço a todos
António Medina


OBS: Há mais troca de mensagens que não têm interesse pois são acertos técnicos quanto a fotos, etc.
Aqui ficam as que recebemos via mail:




António Medina em Caió

António Medina no Pelundo

António Medina na Mata de Coboiana


3. Comentário do editor:

Caro camarada e amigo António Medina.

Renovo os nossos agradecimentos por te juntares a esta família de ex-combatentes da Guiné.

Com poucas palavras contaste-nos já muito.

Estiveste na Guiné mesmo no início da guerra, mas novidade para ti era mesmo só a guerra já que África te corria no sangue, como ilhéu de Cabo Verde.

Foste também mais um dos camaradas que terminada a sua comissão de serviço resolveu ficar a trabalhar naquele país, embora no teu caso só até à sua independência. O outro nosso camarada Mário Serra de Oliveira ficou até bastante mais tarde. Provavelmente hás-de conhecê-lo já que era um industrial da área da hotelaria, era o dono do Pelicano. Curiosamente, como tu, vive aí nos States.

Tanto na condição de ex-combatente, como depois na de residente, poderás fazer-nos o retrato do que viveste na Guiné. Hás-de ter muitas histórias para nos contar.

Para poderes acederes ao Blogue, guarda nos teus favoritos esta ligação: http.//blogueforanadaevaotres.blogspot.pt

Para enviares fotos ou textos para publicação tens estes endereços:
luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com
carlos.vinhal@gmail.com
e
magalhaesribeiro04@gmail.com

Para te tirar qualquer dúvida, já sabes "onde moro".

Recebe um abraço de boas-vindas dos editores e da tertúlia.
O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
____________

Nota do editor:

Último poste da série de 13 DE FEVEREIRO DE 2014 > Guiné 63/74 - P12712: Tabanca Grande (426): Carlos Gomes Ricardo Cor Inf DFA (ex-Alferes da CCAÇ 1496/BCAÇ 1876, Bula e Bissum Naga, 1967/68; ex-Capitão, CCS/QG/Bissau e CMDT da CCAÇ 3, Guidaje, 1970/72)

8 comentários:

Luís Graça disse...

"António Cândido da Silva Medina was born on 26 September 1939 in São Filipe, Ilha do Fogo, Cabo Verde"...

http://www.reisborges.com.pt/b90.htm


António: Bate certo, esta informação ? Podemos festejar o teu aniversário a 26 de setembro ? E nasceste, de facto, na ilha do Fogo ?

Se sim, és da mesma terra do Pedro Pires, ex-comandante do PAIGC e ex-PR de Cabo Verde, nascido em 1934.

Tenho especial afeto pela tua terra, Cabo Verde. O pai foi lá expedicionário, em 1941/43, na ilha de São Vicente.

Sê bem vindo a este blogue, quem eu fundei e já uma grande polo aglutinador dos ex-combatentes que fizeram a guerra na Guiné... Tu és de 1961 (!), também passaste por Tavira como eu... Apanhaste os primeiros anos (duros) da guerra, em 1963, 1964 e 1965... Tens histórias por certo para partilhares connosco...

És, além disso, um ilustre representante da grande diáspora lusófona... Um abraço fraterno, Luís Graça

Anónimo disse...

Antonio C. Medina antoninmedina@rcn.com
16 fev 2014 11:13


Amigo e camarada Graca:

Tive o interesse de ler o que a meu respeito foi colocado no Blogue mas deparei com um pequeno erro que, provavelmente, serah facil de se corrigir. Eh que nao nasci na Ilha do Fogo mas sim a minha esposa, sou natural da Ilha de Santo Antao, na antiga Vila da Ribeira Grande, tendo nascido a 26 de Setembro de 1939. Se ainda chego a tempo gostaria de ter a correccao feita.
Tenho muitas historias que oportunamente irei contar, dessa guerra inutil e nao soh, da minha vida civil com a continuidade em Bissau/ Guine como bancario.
Gostei da vossa composicao do Blogue e eh louvavel a vossa paciencia e eficiencia em nos assistir para que o nosso sacrificio fique para a eternidade, Muito Obrigado camaradas.
A todos um grande abraco deste vosso

Luís Graça disse...

António Medina, nascido na Ilha de Santo Antão, e não na Ilha do Fogo, como por lapso aparece aí na Net, no sítio

http://www.reisborges.com.pt/b90.htm

E iremos comemorar o seu próximo aniversário a 26 de setembro... Não sendo da ilha do Fogo, não é pois conterrâneo do ex-comandante Pedro Pires...

Ficam as minhas dúvidas esclarecidas... E venham de lá histórias do tempo da malta do caqui amarelo...

Um alfabravo. Luís Graça

manuel carvalho disse...

Caro António Medina

Temos muita gente na Tabanca que andou por Teixeira Pinto, Pelundo, Jolmete, Bachile, Caio, etc incluindo eu, só que a maioria de nós bastante mais tarde.No poste 10191 podes ver fotos de Jolmete em Junho de 68 e aquele Barracão de Cibes deve ser do teu tempo porque diziam que era de um comerciante que lá existiu antes.Pois sê muito bem vindo e venham lá essas estórias.

Um abraço
Manuel Carvalho

Anónimo disse...

De: Augusto Silva Santos
Para: António Medina

Camarada e Amigo,

Curiosamente temos 4 coisas em comum que passo a realçar:

1. És natural de cabo Verde / Santo Antão, onde o meu pai prestou serviço militar no tempo da tua infância (pertencia ao Regimento de Infantaria 11). É bem possível que tu, em pequeno, algum dia te tenhas cruzado com ele... Quem sabe... Também esteve nas Ilhas do Fogo, Sal, Maio, e S.Vicente.
2. Andando eu embarcado na marinha mercante antes do serviço militar, muitas vezes passei por Cabo Verde, nomeadamente por S.Vicente, Praia, e Sal, que recordo com muita saudade.
3. Tal como eu, eras Furriel, e prestaste serviço militar na Guiné.
4. Na Guiné, passei por sítios onde tu estiveste 9 anos antes de mim, nomeadamente, Pelundo, Jolmete e Teixeira Pinto...

Este são motivos mais do que suficientes para eu te dirigir esta pequena mensagem de boas vindas à nossa Tabanca, e enviar-te um grande e forte abraço.

Se quiseres recordar algo de Jolmete (tenho algumas fotos), vai à CCaç.3306. ou então consulta pelo meu nome.

Tudo de bom para ti com muita saúde.

Anónimo disse...

Olah amigo Santos:
Tenho o prazer de te responder confirmando que sou natural de Santo Antao Cabo Verde, onde o teu pai tambem foi expedicionario em tempos que jah lah vao.Sei que houve um Furriel Miliciano daqueles tempos, Sr. Luciano Vitorino dos Santos, amigo intimo da nossa familia, com quem estive muitas vezes em Lisboa.Quando andou ele em Santo Antao era eu crianca ainda, serah essa pessoa tua familia ou serah um outro Santos ? Vejo que tambem andastes pelas mesmas parvonias na Guine e que contigo tambem tens recordacoes.Vamos dar continuidade a esta amizade. Um abraco do Medina

Anónimo disse...

De: Augusto Silva Santos
Para: António Medina

Camarada e Amigo,

O apelido é o mesmo, mas o Furriel a quem te referes não era o meu progenitor nem da minha família.

O meu pai era 1º Cabo e chama-se Feliciano Delfim dos Santos. Toda a gente o tratava apenas por Delfim.

Neste blogue existe uma rubrica chamada "Meu pai, meu velho, meu camarada..." na qual através do post P9674, conto a passagem do meu pai por terras de Cabo Verde. Se achares interessante, consulta. Dá para matar saudades.

Recebe um grande e forte abraço do tamanho do Cacheu.

Anónimo disse...

Meu avô era o Furriel Miliciano Luciano Vitorino dos Santos. Era um homem que lia e escrevia muito mas eu era apenas uma criança para entender toda aquela prosa. Um homem de quem adoro e admiro. Gostaria de ter algumas histórias sobre ele dessa época da Guiné. Abraço para todos