sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Guiné 63/74 - P12752: In Memoriam (181): Analido Aniceto Pinto morreu ontem, em Lisboa. Foi cap mil da CART 2479 / CART 11 (Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70) (Valdemar Queiroz / Abílio Duarte)




CART 2479/ CART 11 (Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guioe Iero Bocari, 1969/70) > Foto de um dos últimos convívios do pessoal. O ex-.cap mil Analido Aniceto Pinto, é o segundo, da primeira fila, da contar da esquerda.



CART 2479/ CART 11 (Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro  Iero Bocari, 1969/70) > Foto de um dos últimos convívios do pessoal, e em que esteve presente o  ex-.cap mil Analido Aniceto Pinto, agora falecido.

Foto: © Abílio Duarte (2014). Todos os direitos reservados. [Edição: L.G.]




Analido Aniceto Pinto
1. Mensagens de ontem, de dois camaradas da nossa Tabanca Grande, que passaram pela CART 2479/CART 11 (1969/70):


Valdemar Queiroz
(i) Valdemar Queiroz, às 15h19


Boa tarde,  caro Luís Graça


Aproveito a nossa Tabanca Grande para informar o falecimento de Analido Aniceto Pinto, Capitão Miliciano, Cmdt. da minha CART 2479/CART 11.

Connosco, também por lá andou, milicianamente discreto.

Vai, hoje, para a igreja S. Tomás de Aquino, nas Laranjeiras-Lisboa e amanhã, às 15 horas, para o cemitério de Camarate.

Valdemar Queiroz


 (ii) Abílio Duarte, às 15h44:
Abílio Duarte


 Olá,  Luis,

Venho comunicar á nossa banca o falecimento do meu Capitão (Cap Mil), Analido Aniceto Pinto, hoje dia 20/2/2014.

Pessoa por quem tive sempre muita consideração, e arrisco a dizer que éramos amigos. Nunca virou a cara às dificuldades, e já casado e com uma filha, sempre o vi a alinhar e ir para o mato.

Conforme comunicação que recebi do Alf Pina Cabral, o corpo vai para a Igreja S. Tomás de Aquino - Laranjeiras- Lisboa, e sai amanhã [, dia 21,] ás 15 horas para o Cemitério de Camarate.

Para quem o conheceu ou com ele conviveu na Guiné, aqui vai a informação.

Um abraço,

Abílio Duarte

Anexo: 1 Foto - Um dos últimos convivios da companhia, o Capitão está de camisa  vermelha e calças brancas.

2. Comentário do editor: 

Estivemos seguranente juntos em Contuboel, em junho/julho de 1969, aquando da formação da futura CCAÇ 12. Não foi oficial com quem tenha convivido de perto ou de quem tenha particulares recordações, até porque as nossas condições de alojamento em Contuboel eram precárias, em tendas... Morreu seguramente novo demais, tratando-se de ex-capitão miliciano, que deveria ser 10 anos mais velho do que nós. É mais um elo da cadeia das nossas recordações que se perde.

Para a sua família, vão os meus e os nossos votos de pesar. Para a outra família, castrense,  a dos nossos camaradas, que foram comandados por ele no CTIG, o pessoal da CART 2479 / CART 11, vai um alfabravo especial, solidário, em nome de toda Tabanca Grande. Que descanses em paz, camarada Pinto.

_______________

Nota do editor:

3 comentários:

José Marcelino Martins e Familia disse...

Mais um que parte e nós a ficarmos mais pobres.

Condolências à familia e camaradas.

Cesar Dias disse...

À familia e amigos do Aniceto Pinto, apresento o meu pesar.
Cada vez somos menos.
Paz à sua alma
César Dias

Carlos M. Pereira disse...

Para melhor informação deixo aqui estas datas: era Cap Mil Art Costa. Nasceu em 1-6-934. Foi promovido a capitão em 18-5-68.
Condolências e que descanse em Paz.Carlos M.Pereira