terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Guiné 63/74 - P12773: Memórias de um Lacrau (Valdemar Queiroz, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70) (Parte III): Preparando a "nova força africana" de Spínola...


Guiné > Zona leste > Região de Bafatá > Contuboel > 1969 > CART 2479 / CART 11 (1969/70) > > O Valdemar Queiroz, com os recrutas Cherno, Sori e Umarau (que irão depois para a CCAÇ 2590/CCAÇ 12).


Guiné > Zona leste > Região de Bafatá > Contuboel > 1969 > CART 2479 / CART 11 (1969/70) > > Semana de campo dos novos recrutas (c. 200, metade dos quais irão depois juntar-se à CCAÇ 2590/CCAÇ 12)... Pela foto, pela maneira (tosca) como estão montadas as tendas,  vê-se que os nossos  recrutas nunca andaram nos escuteiros...



Guiné > Zona leste > Região de Bafatá > Contuboel > 1969 > CART 2479 / CART 11 (1969/70) > Recruta: semana de campo... Em tendas de campismo... Estes rostos são-me familiares, poderão ter pertencido à CCAÇ 2590/CCAÇ 12.


Fotos (e legendas): © Valdemar Queiroz (2014). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: L.G.]


1. Continuação da publicação das Memórias de um Lacrau > Texto e fotos enviadas, em 9 do corrente, pelo Valdemar Queiroz, nosso novo tabanqueiro, nº 648 [, em Contuboel, 1969,  à esquerda]


Começou a instrução militar, agora com todos já fardados e tal e qual como se fosse a recruta feita em Aveiro ou na Carregueira, com ordem unida, armamento e carreira de tiro.

Tivemos várias visitas do Carlos Azeredo e o próprio Spínola apareceu, com uma dobra de mangas especial no camuflado, (como é que ele faz aquilo?), quando estavamos a dar tiros de morteiro. Até fizemos semana de campo, com acampamento no mato (em plena zona de guerra) e simulacros de fogo com balas reais.

Entretanto fomos à ‘praia’ a Sonaco, que ir a Sonaco era uma aventura. Fomos manga de furriéis num Unimog a Sonaco. Sonaco, sem tropa, com a ‘praia’ fluvial  do Geba ali perto, uma rua principal, de terra batida, que dividia a tabanca, com pouca gente, mas tinha um posto de abastecimento de gasolina, com uma manivela, estilo anos 40, e o Mussá Camará que transformava as nossas conservas de lulas em grandes petiscos.
Valdemar Queiroz, foto atual

Regressamos já era tarde e todos bem bebidos, seguindo na picada
com as luzes do Unimog acesas, em plena mata a cantar: 'Òh, Bioxé…ne, Òh, Bioxé…ne, Òh, Bioxé…ne', com a música duma célebre canção dos Beatles, e com o Furriel de Informações que foi connosco a dizer: 'Meste momento qualquer turra nos está a ouvir e se não se calarem somos apanhados à mão'.

Chegamos a Contuboel, às tantas, com toda gente à nossa espera. Também fomos, aproveitando as colunas, à bonita localidade de Bafatá.

Bafatá, com a guerra longe, cheia de gente, com ruas arranjadas e boas casas de comércio (libaneses), com a famosa Casa Gouveia, próxima do caís, que parecia um pombal. Fomos comer comida da metrópole (bacalhau ou frango), ver jogos de futebol de salão, no pavilhão, entre equipas militares, com grandes jogadores nossos conhecidos e mergulhar na piscina que estava sempre com muita gente. Inesquecível.

(Continua)




Guiné > Mapa da província > 1961 > Escala 1/500 mil > Zona leste > Posição relativa de Contuboel e Sonaco, a meio caminho entre Bafatá e a fronteira, a norte, com o Senegal.  Contuboel/Sonaco, Bafatá e Nova Lamego eram 3 vértices de um triângulo, em pelno chão fula...

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2014)


2. Comentário de L.G.:  Futuros soldados da CCAÇ 2590/CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, 1969/71)
Cherno Baldé

Sori... Jau ou Baldé ?

Umaru Baldé

Três jovens recrutas, o Cherno, o Sori e o Umaru, que, no final da recruta dada pelos quadros da CART 2479/CART 11, passaram para as fileiras da CCAÇ 2590/CCAÇ 12... que lhes deu a especialidade e a IAO, ainda em Contuboel (entre junho e julho de 1969).

Na CCAÇ 12, tivemos, na 3ª secção (fur mil José Sousa Vieira), do 3º Gr Comb (alf mil Abel Maria Rodrigues), o soldado 82109669 Cherno Baldé, de etnia fula... Era municiador da Metr Lig HK 21... Também havia um Sori Jau, fula, nesta secçã, era o Sold 82109269, apontador de Dilagrama.

O problema é que também tivemos, na 1ª secção (fur mil Joaquim Augusto Matos Fernandes), do 4º Gr Comb (alf mil José António G. Rodrigues, já falecido),  um outro Cherno Baldé, fula, o Sold 82115269, ap Metr Lig HK 21.

Por sua vez, na 3ª secção do 4º Gr Comb, havia um outro Sori, de apelido  Baldé, fula, sold at inf, fula, nº  82111069...

Pelas informações que temos, há um  Cherno Baldé e e um Sori Baldé que ainda estão vivo:, estando a residir, os dois,  em Taibatá, Setor de Bambadinca, Região de Bafatá...

Eu tinha a obrigação de lembrar desta malta... percorri todos os pelotões da CCAÇ 12... Em especial o 4º Gr Comn: recordoe que a 3ª Secção não tinha comandante atribuído, sendo esse lugar muitas vezes preenchido pelo fur mil armas pesadas inf Luis Manuel da Graça Henriques...

É-me, todavia, impossível saber, com precisão,  a qual deles, Cherno e Sori,  correspondem as duas primeiras fotografias...

Quanto ao "puto" Umaru, esse era inconfundível... Achávamos que ele não tinha mais de 16 anos... Era protegido pela malta branca. Era alegre e divertido. O Sold 82115869 Umarú Baldé (Ap Mort 60), fula (já falecido,  depois de viver na Amadora e de ter voltado a Bambadinca), pertencia ao 4º Gr Comb, 2ª secção (fur mil António Fernando R. Marques).




Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > Regulado do Cuor > Finete > 1969 > CCAÇ 12 (1969/71) > Eu, Henriques, a comandar interinamente uma das secções do 4º Gr Comb, a aqui na foto com o 1º cabo José Carlos Suleimane Baldé e o sold Umaru Baldé, excelente e espetacular  apontador de morteiro 60, da 2ª secção.

O cmdt habitual da 2ª secção era o António Fernando Marques...O da 1ª era o Joaquim [Augusto Matos] Fernandes, que entretanto irá tirar o curso de reordenamentos, e será destacado para Nhabijões... A 3ª secção nunca tinha tido fur mil, era o 1º  cabo, metropolitano, Virgilio S. A. Encarnação, que a comandava... Já não sei o que estava ali a fazer em Finete.. Talvez algum patrulhamento ofensivo ao Mato Cão, para protecção dos barcos civis que transitavam no Rio Geba Estreito, entre o Xime e Bambadinca.


Fotos (e legendas): © Luís Grça (2005). Todos os direitos reservados.

Umaru Baldé, Finete, 1969.

"O Umaru [, depois de trabalhar na construção civil, nas obras da Expo, etc.] sempre foi para a Guiné, como ele gostava, mas depois voltou porque o estado de saúde piorava e lá não era possível ser acompanhado. Foi sepultado no cemitério do Lumiar na área destinada aos da sua religião" (António Fernando Marques) [, um dos camaradas que muito ajudou o Umaru, em vida; terá morrido de sida e tuberculose, no Hospital do Barro, em Torres Vedras.]

"Obrigado pela tua notícia, acerca do Umaru, não sabia. No princípio dos anos 2000,encontrei-me com ele várias vezes, na Amadora. Fui vê-lo ao hospital em Torres Vedras, depois perdi o contacto até saber da sua morte, julgo que em 2008/9. Então, sempre arranjou dinheiro para ir a Bambadinca e, por fim, veio morrer em Portugal." (Valdemar Queiroz).

____________

3 comentários:

Anónimo disse...

Ola camaradas da CART 2479, sou o Pais aquele que vos cortava o cabelo
Que bom é recordar os tempos da Guiné.
Um grande abraço com muita saúde paz
cá vos espero em Maio no convívio.

jpscandeias disse...

O Cherno Baldé foi, na altura já "pronto" na C.Caç 12, em janeiro de 1973, em Bambadinca, meu aluno na tentativa infrutífera de alfabetização da companhia, o meu único caso de sucesso. Aprendeu a assinar a folha de pré. Talvez por isso seja o soldado da 12 que melhor recordo o nome.

João Silva ex-furriel mil, C.Caç 12

jpscandeias disse...

O Cherno Baldé foi, na altura já "pronto" na C.Caç 12, em janeiro de 1973, em Bambadinca, meu aluno na tentativa infrutífera de alfabetização da companhia, o meu único caso de sucesso. Aprendeu a assinar a folha de pré. Talvez por isso seja o soldado da 12 que melhor recordo o nome.

João Silva ex-furriel mil, C.Caç 12