sexta-feira, 14 de março de 2014

Guiné 63/74 - P12837: Notas de leitura (572): "Crónica do Descobrimento e Conquista da Guiné", de Gomes Eanes de Azurara (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 30 de Setembro de 2013:

Queridos amigos,
Em termos historiográficos, é a pedra de toque para se entender o plano henriquino para cartografar África até descobrir o caminho marítimo para a Índia.
Azurara ou Zurara não esconde a profunda admiração pelo Infante, enuncia as razões para o empreendimento dos descobrimentos, ele é um contemporâneo entre contemporâneos, descreve nomes, viagens e resultados.
Passado o Cabo Bojador, etapa a etapa, chega-se à terra dos negros, a Guiné. Um pouco acima, quando se atingiu o rio Senegal, julgou-se ter encontrado o Nilo.
A crónica Zurara permite uma leitura fascinante, nele sente-se o grandioso da obra e o aparecimento do mundo moderno. Esta versão não é de fácil leitura mas quase. Dá orgulho ser português.

Um abraço do
Mário


Crónica do descobrimento e conquista da Guiné, 
por Gomes Eanes de Azurara

Beja Santos

Em 1989, as Publicações Europa-América deram à estampa uma edição em português atualizado de uma peça nobre da historiografia dos Descobrimentos (sobre o achamento da Guiné), a incontornável crónica de Azurara, escrita em 1448, trata-se do primeiro documento que traça a cronologia dos descobrimentos portugueses até essa data.

Como cronista, foi bastante diferente do seu antecessor, Fernão Lopes. Como se verá a propósito da figura do Infante D. Henrique, Azurara celebra os seus heróis, é um panegirista sem complexos. Como escreve Reis Brasil, “o seu estilo é vivo e elucidativo, chegando mesmo em certos casos a ser fortemente emotivo, mas a frase longa, o uso demasiado intenso da subordinação, a praga dos pronomes do tipo relativo, são métodos de escrita que, em certos casos, o tornam um pouco enfadonho ou pesado”.

Erudito, de uma grande fidelidade à verdade, tem a particularidade de narrar factos contemporâneos ao cronista. Azurara idolatrava o Infante D. Henrique, conheceu diretamente os principais descobridores do que nos fala.

Na sua introdução de 1841, o visconde de Santarém não esconde o regozijo de se dar pela primeira vez ao público a crónica do descobrimento e conquista da Guiné: “É incontestavelmente não só um dos monumentos mais preciosos da história da glória portuguesa mas também o primeiro livro escrito por autor europeu sobre os países situados na costa ocidental d’África além do Cabo Bojador, e no qual se coordenaram pela primeira vez as relações de testemunhas contemporâneas dos esforços dos mais intrépidos navegantes portugueses que penetraram no famoso mar Tenebroso dos Árabes”.

São múltiplas as leituras possíveis deste diadema historiográfico. Por exemplo, ficamos a conhecer o estado das ciências e da erudição entre nós nos fins da Idade Média; Azurara mostra ter um vasto conhecimento da geografia sistemática dos antigos; deixa claro o plano expansionista de D. João I e faz o leitor perceber que o Infante D. Henrique tinha construído o seu próprio plano para explorar a costa ocidental de África.

A crónica abre com uma carta que Azurara dirige a D. Afonso V, que lhe ordenara que pusesse em escrito “os feitos do Senhor Infante D. Henrique”. É uma crónica que assombra pela cronologia dos feitos que se passaram no achamento da Guiné. Dirige-se encomiástico ao Infante, enaltece os seus feitos, o seu génio e a sua magnanimidade, sumaria as coisas notáveis feitas por ele, arrola as suas virtudes e costumes, dá rédea solta a uma cultura clássica de alto nível. E assim se chega a um dos pontos capitais da crónica: as cinco razões porque o senhor Infante foi movido de mandar buscar as terras de Guiné: queria saber a verdade sobre a terra que ia além das ilhas de Canária, e de um cabo, que se chama do Bojador, se ele não trabalhasse de o saber, nenhuns mareantes, nem mercadores nunca se dele antremeteriam; considerou o senhor Infante que achando-se em aquelas terras alguma povoação de cristãos ou portos em que sem perigo pudessem navegar, se poderiam para estes reinos trazer muitas mercadorias; era também preciso conhecer melhor o poderio dos mouros daquela terra de África; de mais de trinta anos que havia que guerreava os mouros, nunca achou rei cristão, nem senhor de fora desta terra para o ajudar e assim queria saber se achariam em aquelas partes alguns príncipes cristãos; queria levar a fé de nosso senhor Jesus Cristo, procurar salvar as almas que se quisessem salvar.

E o cronista traça o itinerário: as dificuldades sentidas para passar além do Cabo Bojador, e com Gil Eanes dobrou este Cabo; de como Afonso Gonçalves Baldaia chegou ao rio do Ouro e trouxe os primeiros escravos; surge Nuno Tristão, criado de moço pequeno na Câmara do Infante e que passou além do porto da Galé e como se foram aproximando de regiões onde já não se falava a língua dos mouros, a dos Azenegues (países que confinam com os negros de Jalof, onde começa a região da Guiné); o envio de uma embaixada ao Papa Martinho V, pedindo perpétua doação dos reinos descobertos e do que se descobrisse do mar oceano do Cabo Bojador até às Índias.

O leitor vai tomando nota de toda esta aventura, as embarcações tenteando os contactos, por vezes sendo repelidos, outras capturando nativos, até que se chega a um capítulo extraordinário em que Azurara cede à emoção e descreve a chegada dos escravos a Lagos, são páginas únicas da historiografia portuguesa, como se exemplifica: “Mas qual seria o coração, por duro que ser pudesse, que não pungido de piedoso sentimento, vendo assim aquela companha; uns tinham as caras baixas, e os rostos lavados com lágrimas, olhando uns contra os outros; outros estavam gemendo mui dolorosamente, esguerdando a altura dos céus, firmando os olhos em eles, bradando altamente, como se pedissem acorro ao Pai na natureza; outros feriam seu rosto com suas palmas, lançando-se estendidos em meio do chão; outros faziam suas lamentações em maneira de canto, segundo o costume da sua terra, nas quais posto que as palavras da linguagem aos nossos não pudesse ser entendida, bem correspondia ao grau de sua tristeza”.

O Infante manda Gonçalo de Sintra à Guiné, será a primeira baixa de tomo. Outros navegadores prosseguem até ao rio do Ouro e Dinis Dias chega à terra dos negros, onde vivem os guinéus. As viagens prosseguem até ao Cabo Branco depois atinge-se a ilha de Arguim. A proximidade da região durante séculos conhecida por Costa da Guiné é enorme. É então que um grupo de navegadores requer licença para irem à Guiné. O Infante aquiesce. Diz o cronista que neste período o Infante vê-se envolvido em graves quezílias familiares, era regente do reino o Infante D. Pedro que mal se relacionava com a rainha viúva, os nobres dividiram-se e tomaram partido, D. Henrique foi forçado ao papel de conciliador. As explorações da costa africana prosseguiram, Lançarote de Lagos passou o Cabo Branco, assim se chega à terra da Guiné. Ao tempo, julgava-se que o rio Nilo passaria por esta região, já se passara a terra de Zaara (o Sahara), avistavam-se palmeiras e pela primeira vez deparava-se ao navegador gente toda negra, guinéus ou negros, passou-se o rio Çanaga (Senegal), descobriu-se que a água do mar era doce como a dos rios. Os locais resistem, combatem, ferem e matam com azagaias, e fogem, não querem ser capturados ou filhados. Seguem-se páginas muito interessantes em que Azurara discreteia sobre o rio Nilo, fala nas caravanas, nos filósofos e historiadores, gregos e romanos, as caravelas afoitam-se a entrar nos rios, fazem-se capturas, descobre-se que a religião dos mouros aqui tem um peso ínfimo.

O relato prossegue com mais viagens e expedições às terras dos negros, são descrições palpitantes que interessam ao historiador. E assim se chega à morte de Nuno Tristão em terra da Guiné, em circunstâncias dramáticas.

É um relato espantoso o que nos oferece esta crónica que ainda hoje conserva segredos bem guardados que fazem palpitar os historiadores do presente.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 10 DE MARÇO DE 2014 > Guiné 63/74 - P12818: Notas de leitura (571): "Nos Trópicos sem Le Corbusier - Arquitectura Luso-Africana no Estado Novo", por Ana Vaz Milheiro (Mário Beja Santos)

Sem comentários: