domingo, 16 de março de 2014

Guiné 63/74 - P12845: Tabanca Grande (429): Fernando Hipólito, grã-tabanqueiro nº 650 (ex-fur mil, CCAÇ 2544, Angola, 1969/71; incorporado no 3º turno, 1968, CISMI, Tavira)


Angola >  Zona leste > CCAÇ 2544 (1969/71) > Lumege, estação dos caminhos de ferro de Benguela > >  Fevereiro de 1970 Em primeiro plano, à esquerda, o fur mil Fernando Hipólito, junto do veículo blindado que seguia na frente dos comboios.


Angola >  Zona leste > CCAÇ 2544 (1969/71) > Lumege > Vista aérea do aquartelamento onde a companhia esteve 18 meses, desde julho de 1969.



Angola >  Zona leste > CCAÇ 2544 (1969/71) > Setembro de 1970 >  Levantamento de uma mina A/C na picada


Fotos (e legendas): © Fernando Hipólito (2014). Todos os direitos reservados. [Edição: L.G.]



CISMI, Tavira, 3º turno, 1968: o Fernando Hipólito (à esquerda)
e o César Dias, no jantar do fim do 1º ciclo do CSM,  no dia
do juramento de bandeira. Foto: César Dias (2014)

1. Mensagem do Fernando Hipólito, com data de 3 de março de 2014, respondendo ao meu convite para se sentar "sob o poilão da nossa Tabanca Grande", apadrinhado pelo 
César Dias:


Amigo Luís Graça

Aceito a sugestão de me sentar debaixo do Poilão.Aqui vai a reportagem que enviei ao Correio da Manhã,com a História da minha CCAÇ 2544. em Angola.

Na foto estou junto a um veículo que seguia à frente do comboio,a fazer segurança.Também já não resido em Sacavém, mas sim em S.João da Talha.

Se for necessário mais info, eu envio.

Abraço

Fernando Hipólito


2. Reprodução do depoimento do Fernando Hipólito, para a série "A Minha Guerra", publicado no Correio da Manhã, 17/6/2012 (Utilizámos, com a devida vénia, os recortes que nos foram enviados pelo nosso novo grã-tabanqueiro, nº 650):


~




3. Comentário de L. G.:


O nosso blogue estava em dívida para com o Fernando Hipólito pelas fotos do CISMI, Tavira, e pelos documentos ("Guia do instruendo" e "Soldado!, coisas importantes que deves saber") que já aqui publicámos (o guia) ou estamos a publicar (a brochura "Soldado"). Esse material chegou-nos por mão do César Dias, seu amigo e camarada dos tempos da recruta, 3º turno, 1968... 

Embora tenha feito a sua comissão de serviço em Angola, o Fernando Hipólito fica bem, aqui sentado, sob o nosso poilão ao lado de camaradas da Guiné, do seu tempo do CISMI, como o Tony Levezinho e o César Dias, eu próprio e tantos outros.

Sê bem vindo, camarada, grã-tabanqueiro nº 650: afinal, a nossa guerra foi a mesma, e hoje é a mesma, a guerra contra o esquecimento, pela partilha de memórias e de afetos.

4 comentários:

Cesar Dias disse...

Bem vindo maçarico.
Com tanto material publicado, tinhas mesmo que dar a cara.
Agora esperamos que contes umas histórias da tua passagem por Angola, já que te portaste bem e não foste parar à Guiné.......estava a brincar.
Um abraço Hipólito
César Dias

José Botelho Colaço disse...

Desejar as boas vindas ao convívio aqui na sombra do poilão e convidar o vizinho para visitar a academia sénior de São João da talha onde poderá participar como professor ou aluno se alguma das disciplinas lhe interessar.
A academia é um lugar de convívio dos seniores de São João.

Um abraço
Colaço.

José Botelho Colaço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hélder Valério disse...

Caro camarada Fernando Hipólito

Pois que te sintas bem.
Para já, o teu contributo, em termos de fotos e da "brochura" é realmente interessante e importante.
O facto de termos em comum a Guiné como facto distintivo dos membros deste grupo não é uma obsessão, nem uma forma de segregacionar os outros camaradas ex-militares noutras terras.
É apenas para que, de um modo geral, todos saibamos do que estamos a falar, já que o pequeno território em que estivemos acaba por ter uma toponímia que (quase) todos reconhecem.

Abraço
Hélder S.