sexta-feira, 21 de março de 2014

Guiné 63/74 - P12869: Blogpoesia (377): O Dia Mundial da Poesia, 21 de março de 2014, na nossa Tabanca Grande (VIII): Pepito, o construtor de sonhos (José Teixeira, ONGD Tabanca Pequena, Matosinhos)


Guiné-Bissau > AD - Acção para o Desenvolvimento > O orgulho de saber escrever > Foi "foto da semana" na página oficial desta ONG > Data de Publicação > 7 de Fevereiro de 2010; Data da foto > 20 de Maio de 2008; Palavras-chave > Alfabetização... Possivelmente da autoria do Pepito...

Legenda: "É com muito orgulho que Bissam Galissa escreve o seu nome, materializando o sonho de toda a sua vida: ser alguém na sociedade, saber assinar e concitar o respeito de todos os membros da sua comunidade. No passado ela era obrigada a colocar a sua impressão digital em documentos e cartas, o que lhe provocava um grande mal-estar social no relacionamento com as outras pessoas. Hoje, ela sabe que tem todo o respeito do marido e dos filhos porque, como eles sabe ler uma carta sem ajuda de outros, não precisando de partilhar assuntos pessoais com mais ninguém e fazendo as próprias contas da sua actividade económica, a horticultura".

Foto: © AD - Acção para o Desenvolvimento (2010). Todos os direitos reservados




Guiné-Bisssau > Região de Tombali > Setor de Bedanda > Cananima, aldeia piscatória, na margem esquerda do Rio Cacine, frente à vila de  Cacine > 2 de Março de 2008 > Em primeiro plano, o Pepito observa a partida da canoa rumo a Cacine, tendo à sua direita o Zé Teixeira e, à esquerda, o Domingos Fonseca (que técnico da AD, do Programa Integrado de Cubucaré, ocupando-se me preferencialmente das acções ambientais em Cantanhez, nos domínios de ecoturismo, formação de professores de verificação ambiental, colecta de plantas medicinais e identificação de percursos naturais).

O Domingos foi um dos elementos-chave da organização (excepcional, impecável) que permitiu levar uma enorme caravana de jipes, de Bissau até ao Bissau, cerca de 600 quilómetros ida e volta, e largas dezenas de pessoas... Fomos a um sábado, dia 1 de Março, com várias paragens (Saltinho, Ponte Balana, Gandembel, Guileje), pernoita em Iemberém (sábado); no dia 2, domingo, visita a Iemberém, Madina do Cantanhez - Acampamento Osvaldo Vieira, almoço em Canima e visita a Cacine, e de novo pernoita em Iemberém... Segunda feira livre, com regresso a Bissau, antes das 17 horas, início do Simpósio, no Hotel Palace de Bissau.

Foto (e legenda): © Luís Graça (2008). Todos os direitos reservados.


José Teixeira

["régulo" da Tabanca Pequena ONGD, parceira da ONGD AD - Acção para o Desenvolvimento, e nosso grã-tababnqueiro da primeira hora ]


Pepito, o construtor de Sonhos


“Desistir é perder, recomeçar é vencer” (Carlos Schwarz, 1949-2014)

Sentado à sombra de um mangueiro,
Ouvia serenamente o seu povo a sonhar,
E sonhava com ele, construindo –
Dava luz às suas ideias, 
alimentava os seus projetos,
Ouvindo –
E continuava a sonhar um mundo diferente,
Desafiava-os a seguir em frente,
Sorrindo –
Sorrisos de esperança repartidos
Como raios de sol suave e ardente,
Penetrante –
Fonte de vida. Alimento,
Para o seu povo, sedento
De paz, pão, trabalho e dignidade.
E assim, de mãos dadas com ele,
Ganhavam forças para construírem o caminho
De felicidade.

Partia, então no seu pesado passo,
De homem cansado de tanto lutar,
Saltando de tabanca em tabanca,
Leve como um passarinho a esvoaçar,
Construindo sonhos num país adiado,
Para o seu povo, que teima em acreditar
Que, consigo a seu lado, é possível a mudança.

O construtor de sonhos
Era para o seu povo da Guiné
Um sinal de esperança.



Sem comentários: