domingo, 13 de abril de 2014

Guiné 63/74 - P12975: Memórias dos últimos soldados do império (2): A aventura do "Caderno de Poesia Poilão", de que se fizeram 700 exemplares, a stencil, em fevereiro de 1974, em edição do Grupo Desportivo e Cultural dos Empregados do BNU (Albano Mendes de Matos)



Foto nº 1 > Bissau > 1974 > Albano Mendes de Matos, a preparar o Caderno de Poesias «Poilão», no Clube Militar de Oficiais.


Foto nº 2 > Bissau > 1974 > Alguns membros do grupo «Poilão». Ao centro, à esquerda, o capelão da Leprosaria da Cumura, à direita, Aguinaldo de Almeida, do Banco Nacional Ultramarino, no dia do lançamento do Caderno de Poesias «Poilão». O Albano de Matos está à dierita do capelão.



Foto nº 3 > Bissau > 1974  > Capa do documento  policopiado do Caderno de Poesia Poilão", editada pelo Grupo Desportivo e Cultural dos Empregados do Banco Nacional Ultramarino



Foto nº 4 > Bissau > 1974 >  Cartão de sócio da UDIB - União Desportiva Internacional de Bissau

Fotos (e legendas): © Albano Mendes de Matos  (2014). Todos os direitos reservados. [Edição: L.G.]

1. Mensagem enviada, a 2 do corrente, pelo nosso Albano Mendes de Matos, ten cor art ref, que vive no Fundão [, ex-2 ten art, GA 7 e QG/CTIG, Bissau, 1972/74], enviou-nos a seguinte mensagem.


Luís,

Envio em anexos um texto sobre o Caderno de Poesias «Poilão» e 3 fotos: uma minha a fazer o «Poilã», outra do grupo «Poilão», onde estão o capelão da Leprosaria da Cumura e o Aguinaldo de Almeida do BNU, uma terceira com a capa da brochura, e uma quarta. do meu cartão de sócio da UDIB. Mando também duas fotos minhas, atuais.

Abraço, Albano.


2. Albano Mendes de Matos na Guerra Colonial > O Caderno de Poesias "Poilão"

[O autor, foto atual, à esquerda]

Como militar de carreira, durante 36 anos, tive, sempre que pude, uma actividade paralela: colaboração em revistas e jornais, explicador de algumas disciplinas liceais, fotógrafo amador, frequência de cursos e pesquisa de campo sobre Literatura Tradicional Popular e Antropologia.

Mobilizado para a Guerra Colonial, fiz duas comissões de serviço em Angola, de 1961 a 1963 e de 1965 a 1968, e uma na Guiné, de 1972 a 1974.

Posso dizer que fui o último militar português a vaguear pelas ruas de Bissau, de onde saí, na noite de 13 de Outubro, para o aeroporto de Bissalanca, para regressar a Portugal, no último avião da Guiné, na madrugada do dia 14 de Outubro de 1974.

Em Angola, tentei perceber o sistema de relações entre o colonizador e o colonizado, ou, antes, as relações entre o branco e o negro, e também as vivências de alguns povos angolanos, com relevo para Povo Quioco, da Lunda-Norte, sobre o qual fiz alguns trabalhos.

Na Guiné, foi diferente. Colocado em Bissau, sujeito a horários, não tive condições, nem disponibilidade para contactos com os povos negros. Em Bissau, passei a frequentar a UDIB - União Desportiva Internacional de Bissau, da qual fui sócio [, vd. foto nº 4, acima], o Grupo Desportivo e Cultural do Banco Nacional Ultramarino e a Associação Comercial. Na UDIB e no Grupo Desportivo e Cultural do BNU, colaborei na organização eventos culturais, como, concursos literários e sessões de teatro


Nos inícios do mês de Dezembro de 1973, ao ler o jornal «Voz da Guiné», deparei com um escrito de Agostinho de Azevedo, alferes miliciano, creio que chefe de redacção do jornal, insinuando que não havia poesia na Guiné. Respondi com um escrito, «O Despertar da Guiné», dizendo que havia poesia na Guiné e que, em breve, iríamos ter um Caderno de Poesias, com o título de «Poilão», a designação de uma árvore sagrada na Guiné. Depois da publicação do primeiro número, seriam publicados cadernos de poesia de um só autor.

No Grupo Desportivo de Cultural do BNU, conheci guineenses e cabo-verdianos que faziam poesias e pedi originais para colaboração em «Poilão», que ainda guardo no meu arquivo. Juntei 24 poemas de 4 poetas da Guiné, 3 de Cabo Verde e 4 de Portugal.

De modo artesanal, fiz 300 exemplares do caderno. Dactilografei os poemas, imprimi-os em duplicador, dobrei as folhas e agrafei-as em capa de cartolina, esta impressa em tipografia, com desenho do poilão da autoria de um alferes miliciano, do Batalhão de Transmissões.



Os 300 exemplares do Caderno de Poesias «Poilão», editado pelo Grupo Desportivo e Cultural do Banco Nacional Ultramarino, esgotaram-se na noite do lançamento. Sem preço de capa, cada pessoa dava a importância que queria. O preço por unidade foi de 20$00 a 100$00.

Por minha proposta, o dinheiro angariado foi doado à Leprosaria da Cumura, nas proximidades de Bissau. Preparei, então, mais 400 exemplares que se esgotaram num dia. Havia apetência para a Poesia na Guiné. Eu apercebi-me desse facto.

No jornal «Voz da Guiné», de 28-02-1974, Agostinho de Azevedo refere o lançamento de «Poilão":

«De uma assentada, dois livros com poemas vieram parar em cima da nossa secretária. Um, impresso, provinha de Angola, o outro, policopiado, é um caderno nado e criado na Guiné. É claro que neste apontamento, em que falamos de Bissau, com amor, nos interessa, sobremaneira, aquele que viu surgir a luz do dia aqui, ao nosso lado. Além do mais, nós pugnámos para que isso acontecesse. Não tivemos interferência na sua elaboração, mas sentimo-nos irmandos num mesmo sentimento. Aplausos para os seus dirigentes e os seus colaboradores. Não havendo outra forma de manifestarem as suas preocupações culturais, este caderno é um exemplo que pode dar bons frutos.»

Com um mês de licença, em Portugal, e com as antevisões do 25 de Abril, não foram publicados mais cadernos.


O Caderno de Poesias «Poilão» está referenciado, praticamente, em todas as Bibliografias, Dicionários, Histórias e Estudos da Literatura Africana de Expressão Portuguesa, sendo considerado como a primeira Antologia de Poesia na Guiné-Bissau. Tem sido referido em tertúlias, seminários e encontros culturais.



Em «Poilão», colaborou Pascoal D’Artagnam Aurigema, falecido em 1991, que foi um dos principais poetas da Guiné-Bissau. Um poema deste autor publicado em «Poilão»:

MÃOS

magras
desmazeladas
negras

mãos
entregues à bolanha
o pau de pilão

mãos
de canseira
abandonadas
na eterna lenga-lenga
do duro labor

mãos
de inferno
condenadas
fuliadas
p’ra lá
p’ra aquele espaço
longe
onde basbaco
e canseira
e pobreza
formam sociedade

mãos pendidas no vácuo
mãos porcas
ah! desprezadas mãos!

Pascoal D’Artagnam Aurigema
_______________

Nota do editor:

Último poste da série > 13 de abril de 2014 > Guiné 63/74 - P12974: Memórias dos últimos soldados do império (1): “Bate estradas” histórico, escrito à minha filha em 1973, e uma redacção da minha neta,  vinte anos depois (Albano Mendes de Matos)

3 comentários:

Mário Vasconcelos disse...

Como estas coisas extraordinárias acontecem? Fazem-me lembrar o dito, que puxando uma cereja, outras vem agarradas.
É interessante ver, neste blogue, como uma palavra, uma dica, uma ideia, trazem agarradas tantas outras, compondo o ramo, para nossa delícia.
Não conhecia a existência deste "Poilão", má figura minha, no entanto, fiquei com a ganância de ver plasmado no blogue a sua continuidade e, quem sabe, com o acrescento de novas situações.
Fico grato e envio o meu abraço de amizade.

Luís Graça disse...

Não sei se o nosso camarada Albano Matos está em condições de fazer aqui uma apresentação mais detalhad deste livrinho, que na realidade foi um "best seller"... 700 exemplares, de um livro de poesia, vendidos num ápice, em plena guerra, é obra!...

Em Bissau, não se comia apenas ostras (quilos e quilos) e bebia cerveja (muita), também havia poetas, poesia lusófona!... E homens de dedicação extraordinária, como o Albano,que roubava ao sono o tempo que era necessário para bater à máquina e policopiar um caderno de poesia!...

Bravo!... Ele merece as nossas palmas!

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Uma boa surpresa!
Mas, não há dúvida, que houve 'muita boa gente' que soube aproveitar as suas circunstâncias para transmitir as suas qualidades, dar o seu melhor em realizações pessoais e/ou de carácter colectivo, integrando-se na sociedade e 'puxando' por ela.

Quando isto se passa na Guiné, com todas as limitações que nós conhecemos, é de louvar, altamente, estes desempenhos.

O que aqui Albano Matos nos trás é uma preciosidade. Pelo que mostra e também e principalmente, pelo que demonstra.

Abraço
Hélder S.