sexta-feira, 25 de abril de 2014

Guiné 63774 - P13041: Mafra, EPI, COM: Instruções para os instruendos (Mário Vasconcelos): Parte II: Averbamentos; Serviço interno; (...); Salas de estudo; Comportamento; Saídas do quartel; Passaporte de dispensas ou licenças; Cartas de recomendação, pedidos feitos por interpostas pessoas, etc.. etc., [vulgo, "cunhas"].




Planta do EPI, Mafra


(Faltam páginas, correspondentes à continuação do ponto VI, e aos pontos VII, VIII e  IX (no todo) e ainda parte do ponto X)












Reprodução da segunda parte do guia do instruendo do COM (Curso de Oficiais Milicianos), usado na EPI - Escola Prática de Infantaria, em Mafra (*):  V- Averbamentos; VI - Serviço interno; (...) XI - Salas de estudo; XII - Comportamento; XIII - Saídas do quartel; XIV - Passaporte de dispensas ou licenças; XV - Cartas de recomendação, pedidos feitos por interpostas pessoas, etc.. etc., [vulgo, "cunhas"].

Imagens: © Mário Vasconcelos (2014). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]


1. O documento original, sem data, chegou-nos, devidamente digitalizado, por mão do nosso camarada Mário Vasconcelos [ex-alf mil trms, CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, COT 9 e CCS/BCAÇ 4612/72. Mansoa, e Cumeré, 1973/74; foto atual à direita].

Recorde-se que já publicámos o guia do instruendo do CSM - Curso de Sargentos Milicianos, documento que nos chegou por mão da parelha Fernando Hipólito / César Dias, e que é claramente mais "ideológico" do que o guia que  estamos agora a publicar.  Comparando os dois guias, há claramente um tratamento mais "classista", de maior deferência, em relação ao instruendo do COM, futuro "oficial e cavalheiro"...

Não encontro este documento na Biblioteca do Exército nem sei de que data será.

Estas "indicações" ( e não "instruções") dadas aos instruendos dos COM remetem, por sua vez, para o Regulamento Geral de Instrução do Exército (RGIE). É pena que nos faltem algumas páginas, lapso que o Mário Vasconcelos poderá eventualmente corrigir.


Mafra  (ou "Máfrica") > Escola Prática de Infantaria (EPI) > 1968 > COM > Cerimónia do Juramento de Bandeira > Desfile dos cadetes,  onde se integrava o Paulo Raposo, frente ao Convento de Mafra.

O Paulo Enes Lage Raposo foi al mil inf,  com a especialidade de Minas e Armadilhas, na CCAÇ 2405, pertencente ao BCAÇ 2852 (Guiné, Zona Leste, Setor L1, Bambadinca, 1968/70).

Durante a sua comissão, passou esteve em Mansoa e sobretudo na zona leste (Galomaro e Dulombi), a sul de Bafatá. A sua companhia perdeu 17 militares na travessia do Rio Corubal, na sequência da retirada de Madina do Boé, em 6 de fevereiro de 1969 (Op Mabecos Bravios).

Foto: © Paulo Raposo (2006). Todos os direitos reservados
__________

Sem comentários: