quarta-feira, 7 de maio de 2014

Guiné 63/74 - P13110: Em busca de... (243): Comandante José [Luis] Pombo [Rodrigues], dos antigos Transportes Aéreos Civis, que operavam no CTIG... (Rui Vieira Coelho, ex-alf médico, BCAÇ 3872 e BCAÇ 4518, Galomaro, 1973/74)





Guiné > s/d, c. 1972/74 > Imagens do Cessna, vermelho, pilotado pelo Comandante [José] Pombo, dos Transportes Aéreos Civis, em que o nosso camarada Álvaro Basto  [ex-fur mil enf, CART 3492, Xitole, 1971/74)  fez várias viagens enre o Xitole e Bissau, nos anos da sua comissão.

Fotos: © Álvaro Basto (2008). Todos os direitos reservados [Edição: LG]


1. Mensagem, com data de ontem, do nosso camarada Rui Vieira Coelho, ex-Alf Mil Médico   BCAÇ 3872 e BCAÇ 4518 (Galomaro, 1973/74)  [foto actual à esquerda]


Assunto: Comandante Pombo

Fiz muitos percursos aéreos entre Bissau e Galomaro,  entre Bissau e Bubaque,  entre Bafatá e Bissau,,  entre Bissau e Fulacunda nos Transportes Aéreos da Guiné Bissau com o Comandante Pombo.

Alguém me sabe dizer o que é feito deste grande Comandante? Onde se encontra? O que lhe aconteceu? Qual o seu percurso de vida após a independência do território?

Alguém sabe dizer alguma coisa para satisfazer toda a minha curiosidade e passar a fazer parte da História da Guiné ? (*)

Vou aguardar. Um alfa bravo do Rui Vieira Coelho.


2. Comentário de L.G.:

Rui, essa pergunta já aqui foi feita há uns largos anos atrás (**) e ficou sem resposta... Ou melhor, há dois comentários de leitores (***) que dão algumas pistas: o Zé Pombo terá ficado na Guiné-Bissau, depois da independência,  no tempo do Luís Cabral, como piloto e um dos responsáveis dos então Transportes Aéreos da Guiné-Bissau... O que é feito dele, hoje, ninguém sabe. Pode ser que, agora, "na volta do correio", tenhas boas notícias dele e do seu paradeiro. Oxalá.

 __________

Notas do editor:

(*) Último poste da série >  30 de abril de 2014 > Guiné 63/74 - P13072: Em busca de... (242): José Santos Nogueira Augusto, ex-1.º Cabo Aux Enf da CCAÇ 2636, procura o seu camarada Eduardo Pires de Oliveira, ex-Soldado Radiotelegrafista, natural de Chaves

(**) Vd. poste de 6 de janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2411: O que será feito do Comandante Pombo e do seu teco-teco, o Cessna vermelho dos Transportes Aéreos Civis ? (Álvaro Basto)

(...) Gostava de lançar aqui um novo debate na Tertúlia sobre a importância que os Transportes Aéreos Civis tiveram na Guiné.

Acho que a sua popularidade foi por de mais constatada, já que atravessaram transversalmente várias gerações de companhias e batalhões com o seu magnífico teco-teco Cessna, que tantas alegrias nos trazia com a correspondencia fresca ou algo urgente que nos chegava rapidamente de Bissau.

Fiz muitas viagens naquele Cessna vermelho pelo mítico rio Curubal desde o Xitole a Bissau e vice-versa. O Piloto, o comandante Pombo, era homem afável e muito profissional. O respeito que inspirava a ambas as partes em conflito, era mítico. As viagens eram feitas sempre com imensa segurança, tanto quanto me lembro.

No entanto gostaria de ver aqui no Blogue relatos que outros camaradas possam ter sobre esta transportadora e que decerto iria enrriquecer a nossas memóras colectivas.

Deixava pois aqui o desafio: que terá sido feito do Comandante Pombo e do Cessna vermelho que tantas alegrias deu a tanta gente? Alguém sabe se algum dia foram atacados?

Um abraço amigo a todos,  Álvaro Basto (...)

(***) Há dois comentários a este poste anterior, de datas diferentes, de leitores que não deixaram endereço de email  ou outro elemento de contacto:

(i) 6/1/2008

O Comandante Pombo foi durante os primeiros 5 ou 6 anos da Independencia da Guiné, piloto e um dos responsáveis da TAGB, transportes aéreos da Guiné. [Septuagenário]

(ii) 30/11/2013

Estive na Guiné em 1960//63 e o Zé Pombo foi o amigo dos bons e maus momentos, fomos mantendo contacto até 1963, intermitente, é certo, até 1968. Ainda hoje o considero um grande amigo, mas gostaria que um dia, antes que seja demasiado tarde, me permita dizer quanto apreciei a sua amizade, o seu companheirismo. É bem fácil, no Skype ou no Facebook / Ana Bela [Ana Bela]

8 comentários:

Miguel disse...

No blogue dos Especialistas da BA12 há alguma informação:
http://especialistasdaba12.blogspot.pt/search?q=pombo+rodrigues
Abraço. Miguel Pessoa

Antº Rosinha disse...

Já constou, alguem confirmará provavelmente devido a ser conhecido de muita gente, que já faleceu.

Era muito apreciado pelo governo de Luís Cabral.

Fazia viagens num avião dos TAGB, para Dakar e Caboverde.

O avião do TAGB e o comandante Pombo ainda sobreviveram a Luís Cabral (1980) e trabalhou com o governo de Nino Vieira algum tempo.

Depois falou-se que foi para Angola.

Luís Graça disse...

Sim, há notícias dele, da parte de uma filha e de um filho, no blogue dos Especialistas da Base Aérea 12, Guiné 65/74...

Nome completo: José Luis Pombo Rodrigues, ten pilav reformado

(...,) "Ele foi viver para o Brasil (Maricá) perto do Rio,em agosto de 2010. Estou a ver se vou lá ter com ele brevemente pois morro de saudades. Tinha sido operado no hospital da Força aérea ao fémur e fez fisioterapia e voltou a andar. Já está reformado. Esteve muitos anos no antigo Zaire em Kinshasa a trabalhar como piloto da companhia Sicotra Aviation(Avião de carga).Conhece o grande amigo dele, o general Avelar de Sousa? Estive com ele há umas semanas num almoço de confraternização da polícia. Vá dando notícias. Vou seguindo o blogue que me parece excelente! (...)

25/2/2014


http://especialistasdaba12.blogspot.pt/search?q=Pombo+%2B+Rodrigues

Antº Rosinha disse...

Afinal os boatos em Bissau sobre o comandante Pombo, tinha ido para Angola afinal foi Kinshassa.

A notícia de falecimento, não passava de problema de doença e ainda bem.

Em Bissau havia um mono-motor que fazia viajens para Bubaque mas era tão velho e a manutenção era tão duvidosa, que se dizia que só com o Pombo é que aquilo funcionava.

E de facto, mais tarde aquele teco-teco pregou um grande susto a uns turistas que aterraram numa bolanha de arroz, foi só o susto e parece-me que o fim do aparelho.

Luís Gonçalves Vaz disse...

Boa noite:

Também gostaria de saber notícias do Sr. Comandante José Luis Pombo, pois tive o privilégio de o conhecer e de viajar com ele. Fiz duas viagens entre Bissau e Bubaque, no Arquipélago dos Bijagós, na altura da Páscoa de 1974. Lembro-me que entre Bubaque e Bissau, tivemos de viajar "rente ao mar" por razões de "segurança de voo" , e deixou-me pilotar (era uma avioneta dos TAGP com dois comandos), apenas não aterrei no Aeroporto! seria bonito .... Lembro-me também que a torre de controlo mandou-nos aterrar primeiro, para um Boeing da TAP levantar, que por acaso levava a equipa do Porto, que tinha ido jogar a Bissau na altura da Páscoa do ano de 1974. Tenho uma fotografia com ele, tirada pelo meu pai, junto ao avião, na linda pista de conchas de Bubaque. A forma como ele se fazia à pista, era única e identificava-o logo. Mando de aqui um grande abraço e cumprimentos para este ilustre comandante aviador, conhecido na altura, como "Capitão Pombo".

AB

Luís Vaz

antonio graça de abreu disse...

A 31 de Março de 1973 vim com o Pombo de Bissau para Catió.
Vai a história, está no meu Diário da Guiné.

"Vim na avioneta civil, o Cessna dos TAGP (Transportes Aéreos da Guiné Portuguesa) e só havia cinco lugares, todos ocupados.
Ainda não tinha experimentado voar nestes aviões pequeninos, mais bonitos e confortáveis do que as DOs. De manhã, no Depósito de Adidos onde se trata das viagens dentro da Guiné, ouvi falar num avião civil fretado pelo exército para transportar oficiais com destino a Empada e Catió. Agarrei-me logo. De Catió a Cufar podia fazer os dez quilómetros por estrada.
Saímos de Bissau, voámos sobre Tite e a região do Quínara, atravessámos o rio Grande de Buba direitinhos a Empada, um aquartelamento importante já no sul da Guiné. Descemos em Empada, onde saíram dois alferes e entrou o meu coronel (o paraquedista João Curado Leitão) que estava na povoação numa espécie de visita de inspecção.
Fiquei admirado com a forma como voam os aviões civis. Já havia constatado que não tomam aquelas precauções todas contra os mísseis terra-ar do PAIGC, ou seja voar a mais de dois mil metros ou a “rapar”, logo acima do solo, ou subir e descer em parafuso sobre as pistas de aviação. Foi a vez de experimentar pelos céus do sul da Guiné um voo quase normal, embora estivéssemos perfeitamente ao alcance dos mísseis IN, tanto mais que sobrevoámos à descarada zonas onde os guerrilheiros se movimentam à vontade. Deve ser verdade, eles não atacam aviões civis e a avioneta, vermelha e branca é facilmente identificável cá de baixo. Se nos tivessem mandado abaixo seria um grande “ronco”, éramos quatro alferes e, de Empada para Catió, ainda um coronel, o meu chefe. Estas avionetas civis continuam a voar quase como nos bons velhos tempos."

Abraço,

António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Rui Vieira Coelho
8 maio 2014
00:10

Caro Luis
O meu muito obrigado pela informação .Fiquei muito contente por saber que o Comandante Pombo está de boa saúde e vive em Maricá . Que Deus lhe de tudo de bom,pois eu devo-lhe muito assim como todos os camaradas da Guiné
Bem haja Luis umalfa bravo Rui

Enviado do meu iPad

Anónimo disse...

Folgo muito em saber que o Comandante Pombo ainda se encontra entre nós...

Um dia foi fazer uma evacuação a Gadamael..já ao anoitecer..a FAP estava impedida por ordem do COM.CHEFE..só pediu que iluminássemos a pista..o que se fez com umas "rodilhas" impregnadas de petróleo em garrafas...

Comandante Pombo um "herói mítico" da Guiné, toda a gente falava dele com admiração.

C.Martins