terça-feira, 3 de junho de 2014

Guiné 63/74 - P13229: Agenda cultural (321): "Corredor da morte", de Mário Gaspar: a sessão de lançamento foi no passado dia 22, na presença de muitos amigos e de antigos combatentes... O autor irá promover o seu livro também no IX Encontro Nacional da Tabanca Grande, em Monte Real, no próximo dia 14


Lisboa > Belém > Forte do Bom Sucesso > Liga dos Combatentes > 22 de maio de 2014 > 17h30 > Sessão de lançamento do livro do nosso camarada Mário Gaspar, "Corredor da Morte", edição de autor, 2014 > Sessão presidida pelo gen ref Chito Rodrigues, presidente da direção da Liga dos Combatenrtes, que tem, à sua direita o psiquitra Afonso de Albuquerque e a prof Ermelinda Caetano; e à sua esquerda,  o presidente da APOIAR, Jorge Gouveia, e o nosso Mário Gaspar.



Lisboa > Belém > Forte do Bom Sucesso > Liga dos Combatentes > 22 de maio de 2014 > 17h30 > Sessão de lançamento do livro do nosso camarada Mário Gaspar, "Corredor da Morte", edição de autor, 2014 > O gen Chito Rodrigues no uso da palavra



Lisboa > Belém > Forte do Bom Sucesso > Liga dos Combatentes > 22 de maio de 2014 > 17h30 > Sessão de lançamento do livro do nosso camarada Mário Gaspar, "Corredor da Morte", edição de autor, 2014 >  O psiquiatra Afonso de Albuquerque no uso da palavra.


Lisboa > Belém > Forte do Bom Sucesso > Liga dos Combatentes > 22 de maio de 2014 > 17h30 > Sessão de lançamento do livro do nosso camarada Mário Gaspar, "Corredor da Morte", edição de autor, 2014 > Jorge Gouveia, presidente da APOIAR.



Lisboa > Belém > Forte do Bom Sucesso > Liga dos Combatentes > 22 de maio de 2014 > 17h30 > Sessão de lançamento do livro do nosso camarada Mário Gaspar, "Corredor da Morte", edição de autor, 2014 >  Mesa e assistência


Lisboa > Belém > Forte do Bom Sucesso > Liga dos Combatentes > 22 de maio de 2014 > 17h30 > Sessão de lançamento do livro do nosso camarada Mário Gaspar, "Corredor da Morte", edição de autor, 2014 >  Aspeto parcial da assistência. Devido à duração da sessão, alguns amigos do autor tiveram que sair mais cedo.


Lisboa > Belém > Forte do Bom Sucesso > Liga dos Combatentes > 22 de maio de 2014 > 17h30 > Sessão de lançamento do livro do nosso camarada Mário Gaspaer, "Corredor da Morte", edição de autor, 2014 > No final,. houve sessão de autógrafos e um contacto mais próximo do autor com os seus amigos e leitores... Vê-se, ao fundo, de camisola vermelha o nosso camarada Carlos Silva.


Lisboa > Belém > Forte do Bom Sucesso > Liga dos Combatentes > 22 de maio de 2014 > 17h30 > Sessão de lançamento do livro do nosso camarada Mário Gaspar, "Corredor da Morte", edição de autor, 2014. Capa do livro.

Fotos: © Mário Gaspar (2014). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem: L.G.]

1. Como foi anunciado pelo nosso blogue, realizou-se no passado dia 22, no Forte do Bom Sucesso, Belém, Lisboa, a sessão de lançamento do livro de memórias do Mário Gaspar.[ex-fur mil at art, minas e armadilhas, CART 1659, "Zorba", Gadamael e Ganturé, 1967/68] (*)

Presidiu à Mesa o presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues;

A professora Ermelinda Caetano fez a apresentação da obra, representando ao mesmo tempo a Associação Cultural e Social dos Seniores de Lisboa – Academia de Seniores de Lisboa,  a que o Mário Gaspar está presentemente ligado.

Também usou da palavra o psiquiatra Afonso de Albuquerque, autor do prefácio do livro, e antigo combatente, como alf médico mil no TO de Moçambique, e que é, como se sabe, um reputado especialista no domínio  do Stress Pós-Traumático de Guerra.

Esteve também representada, através do seu presidente Jorge Gouveiua, a APOIAR – Associação de Apoio aos Ex- Combatentes Vítimas do Stress de Guerra, de que o Mário Gaspar foi codundador e também dirigente.

Antigos combantentes e amigos do autor associaram-se à cerimónia. O Mário Gaspar, embora cansado, era um homem feliz. Como ele fez questão de referir e explicar, o seu primeiro livro diuvide-se em  três partes: (i) a aua operação ao coração e o quanto ele esteve perto da morte, conseguindo escapar-se-lhe; (ii) uma segunda parte em que se narram pisódios da sua  vida infanto-juvenil; e por, fim, (iii)  a história militar e de um furriel miliciano, atirador, especialista em minas e armadilhas, que integrou a CART 1659, mais conhecida por "Zorba", e que andou por terras do sul da Guiné, região de Tombali,  Gadamael Porto, Sangonhá e Ganturé, etc., entre Janeiro de 1967 e Outubro de 1968. 

Numa recente recensão, Mário Beja Santos, escreveu aqui, no nosso blogue, sobre a obra e o autor o seguinte: 

(...) " [Mário Gaspar] arrecadou recordações poderosas, oferece-nos páginas tocantes, tem orgulho nas suas origens, enfim, com surpresa ou sem ela visitou os corredores da morte, não o das penitenciárias que encaminham para execuções mas aqueles corredores onde em tempos de guerra e paz temos a vida em processo de licitação. Começa com todo o processo que leva à sua hospitalização e à operação ao coração, em março de 2002. Temos aqui uma estrondosa viagem pelo sonho, aquele vácuo de onde vamos buscar farrapos de reminiscências pelas errâncias da vida, há para ali descrições que nos lembram outras de pessoas que estiveram à beira de passar para a outra margem, luminosidade e turbilhão" (...) (**)

O autor vai ter oportunidade, no IX Encontro Nacional da Tabanca, em Monte Real, no dia 14 do corrente, de promover o seu livro junto dos participantes do evento, a maior parte deles seus camaradas, antigos combatentes no TO da Guiné.

Desejamos bom sucesso editorial ao livro do  nosso camarada Mário Gaspar, e damos-.lhe os parabéns pela coragem de voltar a enfrentar os "corredores da morte", agora  através da escrita!
_________________

Notas do editor:

1 comentário:

Anónimo disse...


Mário Gaspar
3 junh 2014 01:49

Camaradas da Tabanca Grande

Aparecem camaradas que pretendem comprar o livro.

Recebi um convite para fazer mais uma Apresentação para além das previstas na Associação Cultural e Social dos Seniores de Lisboa e na APOIAR - Associação de Apoio aos EX-Combatentes Vítimas do Stress de Guerra.

Se não houver azar nenhum, embora esteja muito em baixo, vou com o Camarada João José de Lima Alves Martins a Monte Real, que curiosamente esteve em Gadamael Porto e Guileje.

Hoje enviou-me um mail um camarada que esteve também em Gandembel, e foi a minha Companhia e a CCAÇ 1613 (onde tinha muitos amigos) que estiveram no terreno, fizemos 12 Colunas de Reabastecimento e Segurança - até tivemos um ferido grave - quando o Spínola se lembrou de montar o aquartelamento de Gandembel. Fiz muitas Operações já no final de Comissão. Os militares da minha Companhia foram uns mártires nas descargas dos barcos, tanto em material de de construção de Engenharia, Armamento, Géneros Alimentares e outros.
Cheguei a dar apoio depois de grande ataque a Guileje, no cruzamento de Guileje. No livro vem uma foto onde se pode ver as granadas e caixas que o PAIGC deixou.

Um grande abraço do Camarada
Mário Vitorino Gaspar

PS - Mando mais 4 fotos