quinta-feira, 19 de junho de 2014

Guiné 63/74 - P13304: Parabéns a você (750): Henrique Cerqueira, ex-Fur Mil Inf do BCAÇ 4610/72 (Guiné, 1972/74) e Leopoldo Amado, Amigo Grã-Tabanqueiro guineense, Professor Universitário


____________

Nota do editor

Último poste da série de 17 de Junho de 2014 > Guiné 63/74 - P13297: Parabéns a você (749): Juvenal Amado, ex-1.º Cabo Condutor Auto do BART 3872 (Guiné, 1971/73)

18 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Parabens aos aniversariantes.

Longo e saudoso abraço.

Hélder Valério disse...

Caros camaradas aniversariantes

Henrique Cerqueira
Leopoldo Amado

muitos parabéns pelos vossos aniversários e votos de felicidades.

Abraços
Hélder S.

PS
Tive esperança de poder conhecer "ao vivo" o Henrique que, ouvi dizer, iria estar no passado sábado em Monte Real, mas afinal parece que isso não foi possível.

Fernando disse...

Parabens aos aniverssariantes muitas felicidades um dia feliz na companhia de toda a família, são os votos snceros deste companheiro
Um forte abraço
Fernando Chapouto

Mário Vitorino Gaspar disse...

Para os Camaradas Henrique Cerqueira e Leopoldo Amado.
Muitos e muitos anos, e com saúde.
São os Votos com um grande abraço.

Mário Vitorino Gaspar
Ex-Furriel Miliciano da CART 1659 "ZORBA"

Mário Vitorino Gaspar disse...

Para os Camaradas Henrique Cerqueira e Leopoldo Amado.
Muitos e muitos anos, e com saúde.
São os Votos com um grande abraço.

Mário Vitorino Gaspar
Ex-Furriel Miliciano da CART 1659 "ZORBA"

Mário Vitorino Gaspar disse...

Para os Camaradas Henrique Cerqueira e Leopoldo Amado.
Muitos e muitos anos, e com saúde.
São os Votos com um grande abraço.

Mário Vitorino Gaspar
Ex-Furriel Miliciano da CART 1659 "ZORBA"

manuel maia disse...

Camarigos

Henrique
Leopoldo


Espero que passeis um excelente dia de aniversário cheio de saúde e alegria junto dos vossos familiares e amigos.
Um grande abraço de parabéns.

Anónimo disse...

Aos jovens aniversariantes,Henrique Cerqueira e Leopoldo Amado,o meu voto de parabens,desejo que passem um dia bem passado e regado.
Que o dia de hoje se repita por muitos anos com saúde.
Um abraço
A Dâmaso

Rui Silva disse...


Caro Henrique:
Que o dia de hoje o seja de alegria, festa, bem-estar e harmonia e no seio dos teus mais queridos.
Hoje e sempre, sempre, durante muitos e bons anos.
Recebe um abração de parabéns.

Rui Silva

Para o Leopoldo também os meus sinceros parabéns.

António Tavares disse...

Aos Camarigos Aniversariantes,

Parabéns. Felicidades. Abraço.

António Tavares
Galomaro 1970/72

Luís Graça disse...

Henrique, ainda fiquei com uma secreta esperança de te conhecer pessoalmente em Monte Real, no passado dia 14... Não aconteceu, ficará para uma próxima oportunidade se Deus, Alá e os bons irãs do nosso poilão te/nos derem saúde, alegria e qualidade de vida...

Quero que tenhas um dia em grande com a tua Ni, o teu filho (só tens um ?) e neto(s)... Que este dia se repita por muitos e bons.

Abração. Luis

Luís Graça disse...

Leopoldo: Foi assim que nos "conhecemos"... Há 9 anos... Ainda a Tabanca Grande era uma "tertúlia" (nome pomposo, a armar ao fim...) e o bloguere era o "Fora-nada..". Depois fui/fomos ao teu doutoramento na Clássica... Sempre te acarinhámos e registámos op fatop de teres sido o primeiro guineense a doutorar-se pior uma universidade portuguesa...

Tem belo dia, amigo e irmão, cheio de coisas boas e daquela energia positiva que emana das últimas sagradas da tua/nossa Guiné ... Saúde, longa vida. Luis

Reproduzo a seguir o poste da I Série do blogue > 07 Setembro 2005 > Guiné 63/74 - CLXXIX: Leopoldo Amado, guinense, historiador, novo membro da nossa tertúlia

(Continua)

Luís Graça disse...


(Continuação)


I Série do blogue > 07 Setembro 2005 > Guiné 63/74 - CLXXIX: Leopoldo Amado, guinense, historiador, novo membro da nossa tertúlia
1. Mensagem enviada a 21 de Agosto de 2005:

Caro Luís Graça: Gostaria de louvá-lo vivamente pelo trabalho que vem desenvolvendo de há um tempo a esta parte sobre a guerra colonial: Guiné. Não o conheço pessoalmente, mas algo diz-me que que também é meu compatriota, ou seja, que é guineense de alguma forma, como aliás todos os guineenses.

Sou historiador guineense, vivo em Lisboa e estou justamente a fechar uma tese sobre a guerra colonial versus guerra de libertação (o caso da Guiné), ou seja, a mesma realidade vista dos sois lados: do Exército português e Portugal, por um lado, e doutro, as FARP e o PAIGC.

Assim, gostaria de manter contacto contactos consigo e, porque não, trocar imenso material, na medida em que, não obstante estar já na fase final da tese, ando a investigar este assunto há pelo menos 7 anos, 3 dos quais para o livro que escrevi para o ex-Presidente Aristides Pereira (um livro que versa mais o aspecto político da guerra da Guiné) e 4 anos dedicados a minha tese (que versa mais os aspectos militares dos contendores.

Para mim, e para a Guiné-Bissau, é sumamente importante a compreensão dos contornos desta guerra, até para que a imprescindível catarse tenha lugar e possa curar as feridas que abriu (e são elas tantas!), pelo que proponho que me aceitem no vosso grupo de tertúlia, caso acharem que a minha presença não iria de alguma forma perturbar, na medida em que [sou] tão somente um estudioso do assunto e bem tão pouco participei na guerra, senão ouvindo os tiros de um o outro lado, que me deixavam borrado de medo (ainda era uma criança) (...).

Leopoldo Amado

2. A minha resposta seguiu só hoje:

Caríssimo Leopoldo: Fui com alegria que, ao chegar de férias, vi na minha caixa do correio a sua mensagem. Começo por dizer-lhe que as suas palavras me sensibilizaram. De facto, eu e a generalidade dos meus camaradas, ex-combatentes da guerra colonial (ou do Ultramar, como outros preferem dizer), que vivemos quase dois anos das nossas vidas na Guiné, sentimo-nos guineenses e nada do que se lá passou (e até do que se lá passa hoje) nos é indiferente. É impossível não amar a Guiné e o povo guineense. E nessa medida todos somos guineenses, de alma e coração… A história aproximou-nos e afastou-nos. O nosso modesto contributo, através dos nossos escritos na Net, visam de algum modo manter e se possível fortalecer os laços (que são sobretudo culturais e afectivos…) que nos unem às gentes da Guiné.

Leopoldo: O seu nome e alguns dos seus escritos já não nos eram desconhecidos. Fico entusiasmado ao saber que tem um longo trabalho de investigação sobre os aspectos políticos e militares da guerra colonial na Guiné, e que está é está a ultimar uma tese sobre este tópico. O que é ainda mais interessante (e inédito) é a sua dupla abordagem da guerra, vista pelos dois lados. Além disso, você era djubi nesse tempo (tal como o nosso amigo de tertúlia o José Carlos Mussá Biai, natural do Xime) e, como criança, foi uma vítima especial da guerra, tal como nós fomos actores.

É, por isso, que me sinto honrado em aceitá-lo na nossa tertúlia. Falo, em meu nome pessoal. Mas creio também interpretar o sentir dos restanets membros da tertúlia (que já são quase treze dezenas). Seja bem vindo. Temos muito que conversar. Um abraço e até breve.

Luís Graça

PS – Se quiser falar-nos do seu tempo de criança na Guiné e das suas memórias de guerra, esteja à vontade. Pode contactar, por e-mail, com os todos os membros da nossa tertúlia, e decidir o que quer divulgar através deste blogue ou das páginas da minha/nossa página na Net.

Torcato Mendonca disse...


O meu duplo abraço de Parabéns,

Saúde e Paz com alegria e força de viver.

Dois abrações.

Ab,T.

José Botelho Colaço disse...

Aos aniversariantes parabéns e felicidades.

Arménio Estorninho disse...

Caros Henrique Cerqueira e Leopoldo Amado.

Que tenham um feliz dia de aniversários em confraternização com aqueles que mais prezam.

O homem para ser livre não lhe basta considerar os seus bens e pessoa ao abrigo da tirania, precisa de ter o espírito desembaraçado para seguir, sem obstáculo os ideais que o fazem ditoso.

Com abraços de parabéns
Arménio Estorninho

Cesar Dias disse...

Henrique Cerqueira e Leopoldo Amado, cinco minutos antes de terminar o vosso dia de ronco, aqui vos deixo um forte abraço de parabéns. Muitas felicidades futuras.
César Dias

Joaquim Luís Fernandes disse...

Para os Amigos aniversariantes

Henrique Cerqueira e Leopoldo Amado

As felicitações pelo aniversário natalício, com saúde e alegria.

Que o próximo seja generoso e repleto de felicidades.

Um forte abraço de parabéns.
JLFernandes