sábado, 28 de junho de 2014

Guiné 63/74 - P13343: Convívios (609): XXIX Encontro do pessoal da CART 3494 (Xime e Mansambo, 1971/74), realizado no passado dia 7 de Junho de 2014 em S. Pedro de Moel (Sousa de Castro)



40.º Aniversário da chegada da CART 3494 da Guiné, comemorou-se em São Pedro de Moel, com um grande encontro/convívio, foi o XXIX.

No Hotel “Mar&Sol” em São Pedro de Moel, que é um lugar pertencente à cidade, freguesia e concelho da Marinha Grande, do distrito de Leiria, realizou-se no passado dia 07 de Junho de 2014, o XXIX encontro/convívio da CART 3494 do BART 3873, que serviu o estado Português na Guiné, na zona leste, no Xime e mais tarde em Mansambo, nos anos de Dezembro de 1971 até Abril de 1974, num total de 27 meses de comissão, o que nos dias de hoje seria impensável, tanto tempo de serviço, tendo em conta o clima bastante quente e com elevada percentagem de humidade.
Curiosamente coincidiu este ano com o quadragésimo aniversário da nossa chegada. Foram 44 ex-militares presentes, muitos deles acompanhados pelas suas esposas, companheiras e alguns familiares, num total de 78 presenças.

De enaltecer a presença pela primeira vez de dois camaradas, o David Fernandes [foto à esquerda] que veio da Bendada – Sabugal, que segundo ele, pertencia ao pelotão do Fur Milº Carda e também o ex-Fur Milº Manuel Filipe Lourenço Lino [foto à direita], que veio de Lisboa, do 20.º pelotão de Artilharia (Obuses).

Como não podia deixar de ser, conforme iam chegando, eram abraços para aqui e para ali, tentar perceber a situação de cada um, constatando-se que uma boa parte já se encontram aposentados ou reformados.

Pelas 13 horas toque para o refeitório, onde o ex-Alf Milº Serradas Pereira, responsável pelo evento, proferiu algumas palavras de circunstância, nomeadamente agradecendo a presença de todos, sem esquecer os camaradas mortos e desaparecidos em combate, como também os outros que por uma ou outra razão deixaram a vida terrena.
Depois de prestado um minuto de silêncio, foi serviço o repasto que constou de Bacalhau Com Broa e “Beijinho” de Vitela, para além de variados doces, frutas e o bolo com o logotipo da CART 3494, sem faltar as respectivas bebidas normais e espirituosas.

De salientar o momento em que a companheira de um camarada nos presenteou com alguns fadinhos cantados sem acompanhamento musical, nos deixou deliciados e ainda mais bem-dispostos.
De seguida a despedida… o regresso de cada um às suas origens, na certeza de que o mesmo espírito de camaradagem que dura há quarenta e três anos se irá manter.

Por fim dizer que o próximo encontro será em data a anunciar, na zona da cidade do Porto, sendo responsável o ex-Fur Milº TRMS, Luís Coutinho Domingues.

Sousa de Castro



CMDT da CART 3494: António José Pereira da Costa

Também não faltou o fado

O ex-Fur Mil Godinho, Sousa de Castro e ao lado direito o Machado

O ex-Fur Mil Ruivo Fernandes

Lícinio Pereira com o David Fernandes, este foi a primeira vez que compareceu

O organizador de copo na mão, ex-Alf Mil Pereira com outros camaradas

O Antunes à conversa com o casal Godinho
____________

Nota do editor

Último poste da série de 24 DE JUNHO DE 2014 > Guiné 63/74 - P13324: Convívios (608): Tabanca de Bedanda: 4º Encontro de bedandenses, 4ª CCaç / CCaç 6: Mealhada, 28 de junho (Hugo Moura Ferreira / Vasco Santos)

Sem comentários: