sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Guiné 63/74 - P13454: Ser solidário (162): SOS, Ébola!... Recomendações para viajantes com destino a regiões afetadas por doença por vírus Ébola (Portugal, Diretor-Geral de Saúde)










Portugal > Ministério da Saúde > Direção Geral de Saúde > Doença por vírus Ebola > Recomendações para Viajantes > Comunicado nº C77_01_v1 de 30/07/2014 com recomendações para viajantes com destino a regiões afetadas por doença por vírus Ebola.


1. Com a devida vénia reproduz-se acima, por ser de interesse público, um comunicado recente do Diretor Geral de Saúde, dr. Francisco George que, além de ser meu colega (é professor convidado na Escola Nacional de Saúde Pública da NOVA),  é um grande amigo de África, e em especial da Guiné-Bissau, onde trabalhou há largos anos atrás no âmbito da OMS - África.

Para mais informação, ver sítio da Direção-Geral de Saúde..

Há crescentes e fundados receiso que o atual surto de ébola que está a atingir a África Ocidental possa chegar à Guiné-Bissau cuja situação sanitária é, já de si, muito precária. As recomendações das autoridades sanitárias portuguesas, na pessai do Diretor-Geral de Saúde, são muito úteis para todos, em especial os nossos camaradas e amigos que vivem na Guiné-Bissau ou que viajam, em lazer ou trabalho, para as regiões afetadas.

ATENÇÃO:  Como bem frisa o nosso Diretor-Geral de Saúde, as viagens para os países afetados pelo surto de ébola "não são desaconselhadas", no entanto devem ser observadas as devidas precauções.

2. Para saber mais sobre o ébola, clicar aqui:




OMS [WHO (World Health Organisation)] > Global Alert and Response (GAR) >  Ebola virus disease (EVD) (em inglês)

OMS [WHO (World Health Organisation)] > Ebola virus disease > Fact sheet N°103 > Updated April 2014 (em inglês)

2 comentários:

Anónimo disse...

"AVISO À NAVEGAÇÃO"

Não se sabe qual a origem deste vírus (foco infeccioso original)...apenas se sabe que foi pela primeira vez isolado no Zaire.

Este vírus é "burro"..mata quase todas as vítimas infectadas.

NESTE MOMENTO ESTÁ FORA DE CONTROLE..segundo a própria O.M.S.

Na Guiné Conakry os casos detectados não foram junto à fronteira com a Guiné Bissau.

Sabendo das condições sanitárias na Guiné desaconselho,neste momento,viajar para lá.

Muito dificilmente se propagará para a Europa porque eventuais doentes infectados serão imediatamente isolados e vigiados.

A sua infecção é feita através dos fluidos corporais incluindo suor e saliva.

Neste momento não há tratamento nem vacina.

A mortalidade é superior a 90%.

Para mais esclarecimentos estou à disposição de V.EXAS.

A.B.

C.MARTINS

Luís Graça disse...

Obrigado, caro C. Martins, nada como ter um médico de família à nossa disposição. A minha reformou-se e ainda não consegui um substituto, no meu centro de saúde... Assim vai o nosso SNS...

A Tabanac Grande agradece. Aliás, bem podias escrever mais sobre assuntos de interesse par o pessoal, no âmbito da "medicina do viajante"... A malta que vai à Guiné (ou que está na Guiné)deve ter mais cuidados... Um bom fim de semana. Um xicoração do Luís