terça-feira, 5 de agosto de 2014

Guiné 63/74 - P13464: História do BART 3873 (Bambadinca, 1972/74) (António Duarte): Parte V: Junho de 1972: Tentativa frustrad de golpe de mão do Xitole, por parte do IN... Por sua vez, o gen Spínola preside á cermónia de encerramento do 2º turnmo de instrução de milícias...

1. Continuação da publicação da história da unidade - BART 3873 (Bambadinca, 1972/74). Cópia digitalizada gentilmente disponibilizada pelo António Duarte.

[António Duarte, ex-fur mil da CART 3493, companhia do BART 3873, que esteve em Mansambo, Fá Mandinga, Cobumba e Bissau, 1972/74; foi voluntário para a CCAÇ 12 (em 1973/74); economista, bancário reformado, foto atual à esquerda].

Destaque, no mês de junho de 1972,  para:

(i) início da estação das chuvas; (ii) tentativa frustrada de um golpe de mão, em preparação, pelo PAIGC, ao aquartelamento do Xitole; (iii) conclusão da capinagem do troço Mansambo-Candamã; (iv) o Xime, pela sua posição estratégica no setor L1,  continuava a ser o principal alvo dos ataques e flagelações do PAIGC; (v) desserção de população balanta sob controlo do PAIGC: apresentação de 4 elementos pop em Mero, outros tantos em Enxalé (na margem esquerda do Rio Geba, frente ao Xime) e 5 em Nhabijões (um dos maiores reordenamentos do CTIG, com c. 300 moranças); (vi) Bambadinca era cada vez mais um importante centro de formação de milícias; (vii)  o gen Spínola presidia á cermónia de encerramento do 2º turno de instrução de milícias; (viii) "na guerra, construindo a paz"  era  o lema do BART 3873, batralão a que perteNceream diversos membros da nossa Tabanca Grande... LG


A nova força africana... O major Fabião, na altura (1971/73)  comandante do Comando Geral de Milícias, e o gen Spínola, passando revista a uma formatura de novos milícias (em Bambadinca ?... Não tenho a certeza...) (LG)

Foto reproduzida com a devida vénia,. Fonte: Afonso, A., e  Matos Gomes, C. - Guerra colonial: Angol,a Guiné, Moçambique. Lisboa: Diário de Notícias, s/d. , pp. 332 e 335. Autor da foto: desconhecido.
___________________

1 comentário:

duarte.oiliba.abilio@gmail.com disse...

O Camarada General Spinola a passar revista ás tropas, é aquilo que a foto documenta. Olhos nos Olhos.
Passei por isso várias vezes.
E Gostei.