quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Guiné 63/74 - P13823: Consultório militar, de José Martins (6): Respondendo aos nossos leitores, filhos ou netos de camaradas nossos, Luciano dos Reis Diniz, Francisco Bexiga e Jorge Fernandes... Alô, malta da CCAÇ 1787 (Empada, Buba, Bissau, Quinhamel) e da 2.ª CCAÇ / BCAÇ 4513 (Aldeia Formosa, Nhala e Buba, 1973/74)

A. Vamos ver o que temos aqui no "consultório militar" do nosso Zé Martins, que tenha ido a "despascho" e que esteja à espera de ser publicado...


1. Mensagem de um leitor nosso, Luciano dos Reis Diniz, com data de 25 do corrente:

Assunto - Batalhão 49, Companhia 3349

Boa noite,

O meu pai esteve na Guiné em 71 e gostaria de contactar os seus colegas, Tem alguma informação que me possa disponibilizar?
Obrigado.
Cumps


2. Resposta do nosso camarada José Martins [JM], no dia seguinte:

Boa tarde,  Luciano dos Reis Diniz

Acerca da questão que colocou ao administrador do blogue, passamos a informar:

A Companhia de Caçadores nº 3349, que em conjunto com as Companhias de Caçadores nºs 3350 e 3351, faziam parte do Batalhão de Caçadores nº 3841, foi constituida no Batalhão de Caçadores nº 10, em Chaves, tendo partido para a sua comissão de serviço, em ANGOLA, no dia 15 de Maio de 1971 e regressado em 29 de Maio de 1973. 

Foi comandada pelo Capitão Miliciano José Luciano Carvalho de Miranda e esteve estacionada em Cangamba e Lobito.

Portanto,. nos dados que nos informou, há uma incorrecção no número da Companhia ou no Teatro de Operações onde o seu pai prestou serviço.

Desta forma queira confirmar os elementos de que dispõe e, posteriormente, teremos todo o gosto em lhe comunicar o que nos for possivel obter.

José Marcelino Martins


3. Mensagem de Francisco Bexiga, com data de 6 do corrente

Boa tarde,

O meu nome é Francisco Bexiga, e sou filho do falecido Capitão António Alberto Rita Bexiga, em Cabinda, em 8 de Agosto de 1972.

O meu pai esteve na Guiné em 1968 e 69, e gostaria de saber se alguém que faça parte do Blogue, esteve com ele na Guiné.

Obrigado,
Francisco.


4. Resposta do José Martins: 
Manuel Serôdio, Rennes, França


O nosso camarada António Alberto Rita Bexiga foi Alferes na CCaç 1787 que esteve na Guiné entre Novembro de 1967 e Agosto 1969 [, Empada, Buba, Bissau, Quinhamel].

Veio a falecer em Angola.em 8 de Agosto de 1972. Tem várias entrada em Ultramar TerraWeb, procurando pelo nome.

Camaradas do blogue desta companhia: Manuel Serôdio, que vive em Rennes, na Bretanha, França. [, Foto à direita].

José Martins

5. Mensagem de Jorge Fernandes, com data de 6 do corrente:

 Bom dia.

Sou neto de um senhor que serviu na Guiné de 73 a 74, pertencia à 2.ª Companhia do Batalhão [BCAÇ 4513],  de nome António de Jesus Blanco Fernandes, natural  de Monção.

Gostaria de obter, se possivel, contactos de companheiros do meu avô para poder reencontrar velhos amigos.
Qualquer informação adicional não hesite em contatar-me.
José Carlos Gabriel

Cumprimentos e agradecido desde já.
Jorge Fernandes

6. Informação do JM para os editores:

Da  2ª CCaç / BCaç  4513 (Aldeia Formosa, Nhala e Buba - 1973/74) temos os camaradas António Murta, da Figueira da Foz, ex-alf mil (que está para entrar na Tabanca Grande) e o José Carlos Gabriel, ex-1º cabo cripto, que vive agora na Alemanha.[Foto à direita].

Vejam também a página Ultramar TerraWeb. Não verifiquei "um a um" os endereços que constam ao longo de 5 páginas.

Há noticias de encontros e procura de camaradas.


7. Um "anónimo" deixou, hoje,  um comentário no poste de 14 de  de junho de 2012 > Guiné 63/74 - P10033: Convívios (453): 2.º Encontro Nacional dos "Onças Negras de Bedanda" - CCAÇ 6, ocorrido no dia 9 de Junho na Mealhada (António Teixeira)


Boa tarde, fui condutor do Coronel Renato Vieira de Sousa em Lisboa, Campolide. Como posso ter o contacto com esse Sr.?

Chamo me Patricio (Coimbra)

fmpatricio@sapo.pt

Obg. Cumprimentos. Patricio


8. Resposta imediata do Hugo Moura Ferreira [, foto à esquerda], a pedido do Zé Martins;

Eu encarregar-me-ei desta tarefa, com todo o gosto!
Abraço a todos e em particular ao José M. Martins que me alertou para esta solicitação.


_____________

3 comentários:

José Carlos Gabriel disse...

Mensagem para o Jorge Fernandes.
Confirmo que o seu avô pertenceu á 2ª CCAC do BCAC 4513 (NHALA) conforme consta na lista de camaradas deste batalhão. No entanto o seu nome na lista da 2ª CCAC aparece como BRANCO e não BLANCO tudo o resto é igual pelo que julgo ser o mesmo camarada. Não me consigo lembrar dele pelo nome pois a distância em tempo já nos vai obrigando a esquecer algumas coisas. De qualquer forma agradeço lhe dê um forte abraço deste seu ex-camarada de campanha.

José Carlos Gabriel
ex-1º Cabo Op. Cripto
2ª CCAC do BCAC 4513
NHALA

Jorge disse...

Caro José Carlos, fico muito contente por receber respostas à minha pergunta.
Fico realmente agracedido.
Queira enviar-me um email e eu com todo o gosto enviar-lhe-ei uma foto do meu avo com a G3 e o cinto de munição ao peito, para tentar reconhecelo.
O meu email é jorgelffernandes@hotmail.com
Cumprimentos e sinceros agradecimentos.
Jorge Fernandes

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Pertenço ao curso do Cap. Alberto Rita Bexiga. Sou oficial de artilharia, mas conheci-o bem.

Fizemos juntos o curso de Minas e Armadilhas em Tancos.
Andámos à procura de alguém da família, no momento da celebração dos 50 anos do início do nosso curso.
Um Abraço
António J. P. Costa