sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Guiné 63/734 - P13925: Convívios (642): Histórico dos encontros anuais da CART 3494 - Parte I (Jorge Araújo/Sousa de Castro)


1. O nosso camarada Sousa de Castro, que foi 1º Cabo Radiotelegrafista da CART 3494/BART 3873, Xime e Mansambo, 1971/74, enviou-nos um histórico dos convívios da sua unidade, descrito pelo Jorge Araújo, que foi Fur Mil Op Esp/Ranger, também da mesma CART e que passamos a publicar em duas partes:

HISTÓRICO DOS ENCONTROS ANUAIS DA CART 3494 - PARTE 1

CONVÍVIOS 24º, 25º E 26º

Caríssimos Camaradas Luís Graça e restantes Tabanqueiros,

Não sei se o Jorge Araújo enviou este trabalho… Gostaria de o ver publicado no maior e mais completo blogue sobre a guerra colonial na Guiné, assim sendo se acharem do interesse geral. 

Um abraço,
Sousa de Castro

Caríssimo Camarada Sousa de Castro

Como sabes, um dos temas abordados no nosso último almoço/convívio, realizado em São Pedro de Moel, andou à volta do historial dos Encontros da CART 3494 em particular dos detalhes que antecederam a sua institucionalização anual. Falou-se dos pioneiros e da importância de se reconstituir/reorganizar um Histórico, na medida em que cada um de nós entrou em momentos [anos] diferentes neste processo de reagrupar as/os tropas.

Nesse sentido, e em função dos meus dados disponíveis, aqui vai um modesto contributo para esse efeito.

I– ANTECEDENTES HISTÓRICOS

Depois de cumprida a Comissão de Serviço Obrigatório no CTIGuiné,que contabilizouvinte e sete meses e uma semana [29Dez1971 a3Abr1974 = 827 dias], período que acabariapor ficar na história daquele Teatro de Operaçõescomo o tempo máximo [record] de permanência de uma Companhia Operacional Metropolitana, os jovens militaresmilicianos constituintes do contingente da CART 3494[aliás,como os demais…] regressaram às suas origens.

Concretizado o reencontro com os familiares mais próximos, deu-se início, como seria natural e normal, a uma nova etapa das nossas vidas, tendo no horizonte temporala operacionalização dos diferentes projectos, alguns deles mantidos em segredo no pensamento e outrosjá partilhados com os camaradas do abrigo, do GComb e/ou da Especialidade, durante o período da campanha ultramarina, mesmo sabendo-se que todos os contextos de então eram de elevado risco, carregados de imprevisibilidades, incertezas e sobressaltos, fazendo apelo permanente a uma escala desucessivas transcendências, pois [estupidamente] o futuro de cada um de nós… era apenasuma partícula do presente.

Por essa razão, do ponto de vista sociológico, refizeram-se famílias e nasceram outras dando lugar a novas experiências, por efeito do desempenho de outros papéiscomo foi o caso da paternidade. Retomaram-se os antigos projectos profissionais e/ou equacionaram-senovas possibilidades, no País ou além-fronteiras. Desenharam-se novos percursos académicos que, entretanto, tinham ficado incompletos ou adiada a sua conclusão.

Com o «25 de Abril de 1974», acontecimento que tivemos o privilégio de assistir três semanas após o nosso regresso, fez-se jus ao lema do BART 3873 [CART 3494] «Na Guerra Construindo a Paz», e quase tudo mudou nas nossas vidas, ajudando a sarar algumas das feridas daqueles dois anos da nossa juventude.

Cada um seguiu o seu itinerário, em função das dinâmicas de cada momento, e a “família militar” da CART 3494 desorganizou-se durante uns tempos, até que:

II– O [RE]AGRUPAR DAS/DOS TROPAS

Segundo sabemos de fonte fidedigna e privilegiada, o movimento de reorganização das/dos tropas da CART 3494 iniciou-se dez anos depois da sua chegada a Lisboa [1984] por iniciativa do camarada Lúcio Monteiro da Silva [ex-1ºC.], também conhecido por «Vizela», e residente em Moreira de Cónegos, Guimarães.

Durante dois anos [1984-1986] procurou organizar uma base de dados que permitisse estabelecer contactos entre os elementos listados no sentido de se recuperarem os laços de amizade construídos na Guiné e que pudessem, a curto prazo ou logo que possível, levar à realização de um Encontro/Convívio anual. 

Percorreu centenas de quilómetros entre diferentes localidades do Norte e Centro do País, particularmente no Minho e Douro, de onde a maioria do contingente era natural.E eis que em 14 de Junho de 1986, sábado, ainda que com reduzida participação, os pioneiros deste movimento de reorganização das/dos tropas se reuniram naquele que é considerado o 1.º almoço/convívio dos ex-militares constituintes da CART 3494. O evento decorreu no Restaurante O Frangueiro, em Aver-o-Mar [Póvoa do Varzim], pertença do camarada João Machado [cozinheiro], com a presença do Júlio Peixoto [condutor], Alcides Castro [cantineiro] e Lúcio Monteiro [1.º cabo atirador], entre outros [vd. P184]. 


A concentração teve lugar na Praça de Touros da Póvoa de Varzim.



Com este texto, procura-se reconstituir/reorganizar o HISTÓRICOdo caminho iniciado em 1986 pelos pioneiros, a quem estamos gratos, através da divulgação de imagens e de factos de interesse colectivo, ainda não conhecidos, de modo a perpetuar não só a amizade que nos une, mas também como elemento de cultura de uma geração que viveu, conviveu e sobreviveu, durante mais de dois anos, num contexto de “sangue, suor e lágrimas”, como foi aquele que, lamentavelmente, muitos de nós ainda tem presente.

Pelo exposto, a metodologia que iremos seguir nesta primeira narrativa iniciar-se-á com as referências mais recentes para as mais antigas, ou seja, do último Encontro [2014] para o mais antigo, que neste caso será o de 2009 [o 24.º], conforme se indica no quadro abaixo. Este procedimento será seguido nas restantes.  


III– HISTÓRICO DOS ENCONTROS/CONVÍVIOS DA CART 3494

- DO 24.º [2014] AO 26.º [2009] 



A Comissão Organizadora deste Encontro foi nomeada a 07Jun2008, no almoço/convívio da Costa da Caparica (Almada), ficando a responsabilidade distribuída por um trio de camaradas, a saber: Manuel Óscar Almeida [ex-Sold.; de Santa Catarina, Vagos], Manuel Silva Gomes (Anadia), [ex-Sold.; de Sangalhos, Anadia] e Licínio Almeida Pereira [ex-Sold.; de Bom Sucesso, Quiaios].

Para a sua realização foi escolhida a localidade de Santa Catarina, uma Freguesia do Município de Vagos, Distrito de Aveiro, e o dia 13 de Junho, sábado, como data do almoço/convívio, para o qual foi reservado oRestaurante Triacentro [vd P30+P33+P35].

No programa de apresentação do evento os organizadores referiram:

Caro amigo e companheiro, é como um grande prazer e muita amizade que uma vez mais te estamos a convidar para mais um grande convívio. Estamos a fazer tudo para que este ano seja um dos maiores de sempre mas para isso também contamos com a tua presença assim como a dos teus familiares. Cada ano que passa é menos um que nós temos para conviver, por isso não faltes. O local da concentração vai ser na Praia de Mira, junto à capela de Nossa Senhora da Conceição. Seguiremos em caravana automóvel até ao Restaurante Triacentro, em Santa Catarina, Vagos.

- Foto de Família -





A Comissão Organizadora deste Encontro foi nomeada a 13Jun2009, na reunião de Santa Catarina (Vagos), sendo essa responsabilidade atribuída à dupla de camaradas: Lúcio D. Monteiro Silva (Vizela) [ex-1.ºC.; de Moreira de Cónegos, Guimarães] e Joaquim M. LinoMonteiro [ex-Sold.; de Penamaior, Paços de Ferreira].

Para a sua realização foi escolhida a localidade de Lordelo, Freguesia do Município de Guimarães, e o dia 12 de Junho, sábado, como data do convívio a ter lugar no Restaurante Armando & Filhos [vd P61+P67].

Os organizadores escreveram no programa de apresentação do evento o seguinte:

Caro amigo ex-combatente e companheiro de armas. Tal como tem sucedido em anos anteriores vai realizar-se no dia 12 de Junho de 2010 o XXV encontro/convívio. Convidamos-te a participar, juntamente com teus familiares, nesta grandiosa festa de fraterna amizade. 

Vamos confraternizar, rever amigos que de algum modo compartilharam os seus medos, sofrimentos, angústias e as incertezas! Momentos únicos que merecem ser recordados. Vais sentir-te como quando tinhas 20 e alguns anos. Trás também as tuas fotos da época, o teu diário se for o caso, para assim avaliarmos como éramos e como vivíamos naquele tempo, já lá vão 36 anos do nosso regresso.

Não podemos deixar morrer estes encontros/convívios de ex-combatentes, temos de continuar a conviver. O nosso tempo caminha a passos largos para o términos, não podemos deixar que estes eventos desapareçam, temos de manter viva a chama da amizade que nos ligou durante 27 meses, recordar toda a vivência de uma geração… que é a nossa.

A guerra colonial, ou do ultramar ou das províncias ultramarinas, conforme queiras chamar, marcou uma época, a nossa época! Por isso temos de continuar a lembrar aos nossos filhos, netos e a todas as pessoas, que essa guerra justa ou injusta, existiu e nós participámos nela, daí a razão destes encontros, por isso é fundamental a tua presença. Vem desfrutar de uma boa companhia e um fim-de-semana diferente.A concentração será em Vizela, junto ao Quartel dos Bombeiros, a partir das 10h00. Com elevada deferência.

- Foto de Família -

Aguarda-se envio de quem possua uma foto de família deste Encontro, particularmente dos seus organizadores. 


A Comissão Organizadora do Encontro de Seia foi nomeada a 12Jun2010, no almoço/convívio de Lordelo (Guimarães), sendo essa responsabilidade assumida pelo camarada José E. S. Vicente[ex-Sold.Trms; de Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital], experiência repetida pela segunda vez [a primeira foi em 1996, no 11.ºE].

Para a sua realização foi escolhida a cidade de Seia, a maior da sub-região da Serra da Estrela e a segunda maior cidade do Distrito da Guarda.O almoço foi agendado para o dia 11 de Junho, sábado, e o local do repasto foi o Restaurante “O Pastor da Serra”.[]

Na sua mensagem de apresentação do programa, o organizador escreveu:

Caros companheiros,

Chegou a hora de mobilizar todos os Ex-Combatentes da CART 3494 para fazerem parte de um grande evento. Assim, estão convidados, juntamente com suas famílias, para participarem no XXVI Convívio, que terá lugar no dia 11 de Junho, no salão “O Pastor da Serra”, em Seia. A concentração será no Senhor das Almas (Município de Oliveira do Hospital), pelas 09h30, junto à Capela. Pelas 11h30 sairemos em caravana para o “Almoço – Vianda, Salsichas, Fiambre e Esparguete com Estilhaços”. A aldeia de Senhor das Almas fica situada junto à Estrada Nacional 17 [vd. P97+P108+P117].

- Foto de Família - 



Um abraço,
Jorge Araújo.
Fur Mil Op Esp / Ranger, CART 3494
___________
Nota de M.R.: 

Vd. Também o último poste desta série em: 


1 comentário:

Gil Moutinho disse...

Se estão a pensar no Porto,ou perto,para o convívio de 2015,ofereço-me para dar orçamento
no "Choupal dos Melros"em Gondomar.
Terra do cap.mil.Cruz que esteve em Mansambo por essa altura.
contacto-919677859-gil