quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Guiné 63/74 - P13946: In Memoriam (208): Carlos Manuel Sousa Linhares de Almeida (Bissau, 1942 - Bigene, 1967), alf mil da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887 (Fá Mandinga, Nova Lamego, Bula, Bigene, 1966/68), Juca para os amigos do Liceu Honório Barreto (Manuel Amante da Rosa / António Estácio)

1. Duas mensagens de camaradas nossos, nascidos na Guiné, que conheceram, em vida, o Carlos Manuel Sousa Linhares de Almeida, nosso saudoso camarada, alf mil da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887 (Fá Mandinga. Nova Lamego, Bula, Bigene, 1966/68), morto em combate a 1/4/1967 (*)

[foto à esquerda, quando ainda estudante do Liceu Honório Barreto, em finais de 1959, princípios de 1960; terá nascido em 1942, em Bissau; aparece num foto de grupo do Liceu, identificado com o nº 2 como sendo o "Juca - Carlos Linhares de Almeida (irmão do 'Banana')!... A foto de grupo (14 elementos), sem data, é da autoria de Armindo do Grego Ferreira, Jr. Cortesia do blogue NhaGente, de Amaro Ligeiro (**)]


(i) Manuel Amante:

Ainda que mais velho 10 anos, pude conhecê-lo antes de ir para a tropa. Irmão mais velho de dois amigos meus, o Banana, ainda em Bissau e o Bananinha, em Lisboa, que até há pouco tempo era jurista na Presidência da República de Portugal.

O malogrado Juca era pessoa muito conhecida e popular no velho Liceu Honório Barreto. (***)


(ii) António Estácio (****):
Meu caro Luís e demais malta amiga.

Eu raramente respondo [a mails], apreciando mais o que leio das respostas dos outros.

Mas desta vez toco a responder sobre a [tua] pergunta feita há dias sobre quem era o Alferes Juca, que teve dois irmãos, ou melhor dizendo meios irmãos, ou seja,  o Fernando António de Oliveira Ribeiro de Almeida (que reside em Bissau), e  José Luciano Ribeiro de Almeida (, que vive em Lisboa; se precisarem de saber quem quem se trata, terei  todo o gosto em facultar-lhes, arranhar-vos, o telefone).

Depois da independência,  houve mudança do nome da Rua Alferes Linhares de Almeida... passou a ser Rua 17, de acordo com o dia 20 de Janeiro de 1975 - Dia dos Heróis Nacionais.

Eu ainda apanhei o  Juca nos anos em que andei com ele no Liceu, sendo ele um pouco mais velho do que eu.
Morava na avenida que vai desde a Amura, passa pelo Hospital, as traseiras do edifício por detrás da Associação Comercial de Bissau e entra na estrada que segue para Santa Luzia.

Ainda bem que conseguiram apresentar um foto com o nome do alferes abatido e, por sinal, quando o mesmo fez a última patrulha, já depois de terminada a sua comissão de serviço.

Sem mais me despeço, desejando a todos um bom Natal e já de seguida uma óptima passagem de Ano.

António J. Estácio

_____________

Notas do editor;

(*)  24 de novembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13938: Consultório militar, de José Martins (11): Quem foi o alf mil Linhares de Almeida, da CCAÇ 1547, morto em combate em 1/4/1967, e condecorado, a título póstumo, com a cruz de guerra de 2ª classe ?

(**) Amaro Ligeiro, fundador, administrador e editor do blogue Nhagente;

(ii) Natural de Coimbra, foi criado em terras de África desde tenra idade, tendo vivido na agora Guiné Bissau, e posteriormente em Angola;

(ii) "Passados que foram 41 anos desde que deixei a Guiné Bissau, e 33 desde que saí de Angola, é sempre com saudade, que recordo a minha infância e adolescência em Bissau, e posteriormente a minha vida em Novo Redondo e Luanda, onde permaneci até à independência daquele território, depois de ter terminado uma comissão como militar" (...).

(i) Mora em Corroios, Seixal.


(****)  Vd. poste de 19  de maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6432: Tabanca Grande (220): António Estácio, nascido em Bissau, no chão papel, escritor, amigo do Pepito, do Zé Neto, do Mário Dias e do Graça de Abreu, autor de Nha Carlota

(...) António Júlio Emerenciano Estácio nasceu em Bissau, a 3 de Maio de 1947, no tchom de Papel. Estudou no Liceu Honório Barreto, onde foi condiscípulo do nosso amigo Pepito. Conheceu, ainda na Guiné, o nosso camarada Mário Dias. 

De 1964 a 67 estudou, em Coimbra, na ex-Escola Nacional de Agricultura, onde tirou o Curso de Regente Agrícola, posto que estagiou no extinto Instituto de Algodão de Angola (IAA).

De Janeiro de 1969 a Abril de 1972 cumpriu o serviço militar obrigatório, tendo, a partir de Março de 1970 a Maio de 1972, prestado comissão de serviço na Região Militar de Angola (R.M.A.) e estado aquartelado nas povoações de Luquembo, Sautar e Bessa Monteiro.

Em 28.09.1972 chegou a Macau, a fim de desempenhar funções técnicas na, então, Brigada da Missão de Estudos Agronómicos do Ultramar (M.E.A.U.). Neste território, conviveu com o Mário Dias e com o José Neto, de quem ficou grande amigo.

De 28 Setembro de 1972 a 2 Dezembro de 1998 viveu em Macau, onde exerceu vários cargos e funções. (...)

2 comentários:

Jorge Belo Rosa disse...

Será que este Alferes Miliciano Carlos Manuel Linhares de Almeida, terá frequentado o Colegio Nun´Alvares de Tomar, nos anos 50 ?
Também eu, Alferes Miliciano da C.Caç. 1414, Ferido em Combate em Angola e ex aluno daquele colégio.
A alcunha dele em Tomar era "PIÇO "

constantino barragon disse...

o alferes carlos manuel de sousa linhares de almeida,por alcunhas o juca e o piço,esta sepultado no talhao dos combatentes no cemiterio da minha terra,PRAIA DO RIBATEJO,eles moraram numa bonita vivenda,perto dos correios,o jose luciano ribeiro de almeida,o bananinha,advogado,deputado e jurista,meio irmao aparece por la muitas vezes,os pais ja faleceram,o senhor luciano de almeida,e a mae maria do ceu linhares de almeida,o outro meio irmao o fernando ribeiro de almeida,nao tenho conhecimento onde se encontra,boa noite.