sábado, 17 de janeiro de 2015

Guiné 63/74 - P14156: Casos: a verdade sobre... (3): Jaime Mota (1940-1974), combatente do PAIGC, natural da ilha de Santo Antão, Cabo Verde, morto em 7 de janeiro de 1974, em Canquelifá por forças da CCAÇ 21 - Parte III (Luís Graça / José Vicente Lopes / José Manuel Matos Dinis)


Guiné > Mapa da província > 1961 > Escala 1/500 mil > Posição relativa de Copa e canquelifá junto à fronteira com o Senefgal e a Guiné-Conacri.

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné


1. Mensagem do nosso editor LG, enviado ao José Vicente Lopes, em 15 de janeiro de 2015  13:22 (*)

Caro amigo José Vicente:

Aqui tem uma versão, em primeira mão dos acontecimentos. O José, no seu artigo, parece sugerir que a execução sumária do Jaime Mota tenha sido obra do Marcelino da Mata e do seu grupo [, que esteve ne zona de Copá em março de 1974, e não em 7 de janeiro de 1974, em Canquelifá]...

Tudo aponta para que o Jaime Mota tenha sido abatido pela  CCAÇ 21, unidade regular do exército colonial, constituída apenas por graduados, especialistas e praças do recrutamento local. Não confundir com o batalhão de comandos africanos. A CCAÇ 21 era uma unidade de intervenção, ao serviço do Comando Operacional da Zona Leste. A CCAÇ 21 estava sediada em Bambadinca.

Nesta ação (Minotauro) estão envolvidos dois grupos de combate, comandados por antigos oficiais comandos graduados, fulas, os alferes Aliu Candé e Braima Baldé, que serão torturados e executados pelo PAIGC em 1975, tal como o comandante da companhia, o tenente graduado Abdulai Jamanca, e um antigo soldado da minha CCAÇ 12, o Abibo Jau. Entre outros...

Eu tenho um especial afeto por Cabo Verde (onde o meu pai foi expedicionário, em 1941/43, Mindelo, São Vicente,  e onde tenho bons amigos). Tenho também um grande carinho pela Guiné e as suas gentes. O meu/nosso blogue "faz pontes" há mais de 10 anos...

Um abraço. Luis Graça


Guiné > Zona leste > Bajocunda > 1.ª CCAV/BCAV 8323, 1973/74 > Foto 6 - O Furriel Ventura em ambulância capturada ao PAIGC" [, entre Copá e a fronteira, em Março de 1974, pelo Grupo do Marcelino da Mata e o Astérix, nome de guerra do Cap Pára-quedista do BCP 12, António Ramos, já falecido]


Guiné > Zona leste > Bajocunda > 1.ª CCAV/BCAV 8323, 1973/74 > Foto 4 > Viatura [, Berliet,] minada na emboscada de 7 de Janeiro de 1974.


Fotos do álbum dfe Amílcar Ventura, ex-Fur Mil Mec Auto, 1ª CCAV / BCAV 8323 (Pirada, Bajocunda, Copá, 1973/74), natural de (e residente em) Silves.

Fotos (e legendas): © Amilcar Ventura (2009). Todos os direitos reservados [Edição: L.G.]


2. Resposta do  jornalista e escritor José Vicente Lopes:

Data: 15 de janeiro de 2015 às 19:40

Assunto: Canquelifá 74

Meu caro Luis Graça:

Uma vez mais agradeço a ajuda para o esclarecimento deste caso - a morte de Jaime Mota e dos outros dois combatentes do PAIGC, um cubano e outro guineense. Tudo parece apontar que a operação Minotauro é realmente o mesmo episódio por mim reportado no meu artigo de "A Nação", reaproveitado pela Fundação Amilcar Cabral. 

A história chegou ao meu conhecimento através de várias fontes do PAIGC; como jornalista, na altura, procurei outras possiveis fontes, neste caso portuguesas,para um equilíbrio dos argumentos de um e doutro lado. Cheguei a recorrer ao vosso blogue e outros meios, o que levou a aproveitar alguns relatos que pareceram estar relacionados com esta história há muito perdida nas brumas da memória - daí a menção a Marcelino da Mata que nessa altura, pelo que me pude dar conta, actuava também na região de Canquelifá. 

Um dos meus informantes, o comandante cabo-verdiano Joaquim Pedro Silva (Baró), que também actuou na Guiné, sendo um dos primeiros responsáveis do PAIGC a chegar a Bissau em 1974, juntamente com Julião Lopes, relatou-me que ouviu pela primeira vez do "martírio" de Jaime Mota através de um oficial militar português já em Bissau que terá assistido ao triste episódio. 

Uma outra fonte, também antigo guerrilheiro cabo-verdiano do PAIGC, António Leite, o tal que se refere à "forquilha", diz que ouviu isso de populares quando ele e outros mais guerrilheiros se abeiraram do povoado e tomaram conhecimento ao que se tinha passado com os três combatentes mortos. 

Amâncio Lopes, que escapou com vida da emboscada, e que comandava o tal grupo de 7 homens, também fala na tortura de Jaime Mota e entende, inclusive, que o comandante desse quartel é o responsável por essa suposta tortura, um "crime de guerra",  a ser isso verdade. 

Todos os meus informantes estão convencidos que essa foi uma operação de "comandos africanos", quando, pelo que deduzo do material que me enviaram, ter se tratado e uma CCaç com soldados guineenses [, a CCaç 21]. Aliás, como a vossa própria fonte refere, no passado, terá havido a prática de seviciar prisioneiros. Eu, como calcula, tenho de lidar com o que diz os dois lados. 

Note-se que esta foi a primeira vez que alguém em Cabo Verde, neste caso o autor destas linhas, procurou indagar das condições de morte de Jaime Mota, cuja existência tomei conhecimento de forma incidental. 

Tudo mais que que você e os seus companheiros tiverem e quiserem compartilhar comigo,  estarei ao vosso inteiro dispor. 

Subscrevo-me com um forte abraço, desejando a todos um bom ano. 

JVL


PS - Volto a perguntar-lhe onde poderei obter o tal livro [, do Amadu Bailo Jaló] a que se refere num dos emails. E, já agora também, se pode dizer-me onde poderei encontrar material sobre os cabo-verdianos na guerra da Guiné, não importa se do lado do PAIGC ou de Portugal. Como já deve ter dado conta não tenho uma visão unilateral ou maniqueista da história. Pela minha idade escapei da guerra colonial, sou dos primeiros "historiadores" a procurar dar uma visão aberta acerca da história contemporânea de Cabo Verde e de outras antigas colónias. Um exemplo disso foi o meu livro sobre o Tarrafal, "Tarrafal-Chão Bom, Memórias e verdades", que deixou muita gente indisposta, mas isso não é problema meu, foram os dados a que tive acesso.




Cabo Verde >  Ilha de Santiago >  Cidade da Praia > Quartel Jaime Mota > 2012 > Imagem do domínio público, cortesia da Wikimedia Commons.


3. Segundo mail do nosso editor LG, com data do mesmo dia:


Obrigado, amigo, acho que nos move a ambos a vontade de esclarecer a verdade, sem preconceitos, sem ideias feitas, sem ressentimentos... Ambos temos formação científica, você em história, eu em sociologia e em saúde pública... Para além do mais, temos profissões (você jornalista e eu investigador social e professor) com exigências éticas e deontológicas acrescidas... Claro que você não fez a guerra colonial, e ainda bem...

De qualquer modo, pessoas como nós, temos a obrigação de ajudar a geração que fez a guerra, de um lado e do outro, a fazer as contas com o passado e a transmitir às gerações seguintes uma visão positiva da nossa história partilhada... Como eu costumo dizer em relação aos meus camaradas que integram esta "tabanca grande", virtual, cabemos aqui todos com tudo o que nos une e até com aquilo que nos separa. E nem todos são ex-militares...

Há mais de 10 anos que, neste blogue, procuro põr os antigos combatentes , a juntar as "pontas", a salvaguardar e partilhar as suas memórias, a fazer pontes entre os dois lados...Estive em 2008, no Simpósio Internacional de Guileje, a convite do meu saudoso amigo Pepito, mas foi pena que nessa altura, os antigos combatentes do PAIGC, oriundos de Cabo Verde, não tivessem podido viajar até Bissau por razões alegadamente de segurança: Nino ainda estava no poder...

Obrigado pelos seus esclarecimentos que, não havendo objeção da sua partem, irei partilhar com os leitores do nosso blogue. Oxalá apareçam outras versões de quem presenciou os acontecimentos em questão, e que estava em Canquelifá por esses dias de janeiro de 1974, nomeadmente antigos militares, guineenses, da CCAÇ 21, e antigos militares, metropolitanos da CCAÇ 3545, comandada pelo capitão de infantaria miliciano Fernando Peixinho de Cristo. Seria importante igualmente identificar e localizar o oficial médico (, possivelmente alferes miliciano) que terá vindo de Nova Lamego para reconhecer os cadáveres dos dois guerrilheiros mortos, que não eram guineenses (um dos quais seria o Jaime Mota).

Boa saúde, bom trabalho. Luís Graça

PS - Quanto ao livro que me pede, não sei se está esgotado, mas vou empenhar-me em arranjar um exemplar. Até à data é o único escrito (com a ajuda do meu camarada e amigo Virgínio Briote) por um antigo comando africano, do batalhão de comandos africanos (a que o Marcelino da Mata não pertencia!). O Amadu Bailo Jalô, fula, infelizmente bastante doente, é um muçulmano com elevados valores morais e uma conduta que me parece exemplar do ponto de vista militar e humano. Andou na guerra desde 1962 até 1974... Temos, no nosso blogue.  o descritor Amadu Djaló com quase 50 referências.

Sobre combatentes caboverdianos... Temos bastantes referências a Cabo Verde... E eu gostaria de ter ainda mais... Ocorre-me, desde já dois ou três nomes: Barbosa Henriques, António Medina, Manuel Amante da Rosa (, que pertenceram ao exército português).

O Barbosa Henriques foi ofiicial do exército português e instrutor da 1ª companhia de comandos. Conheci-o pessoalmente, em Fá Mandinga e em Bambadinca. Acho que era da Brava, tenho que confirmar...

O António Medina vive hoje nos EUA, e fez a guerra, em 1963/65... É de Santo Antão.  Esteve no BNU de Bissau até 1974 e é primo do Agnelo Medina Dantas Pereira, que foi comandante do PAIGC... Encontraram-se em Bissau, após o 25 de abril... Uma história bonita, veja aqui.

 Tenho também aqui um bom amigo e camarada, que é hoje o vosso embaixador em Itália, o Manuel Amante da Rosa.

... E há muitas mais referências a Cabo Verde (mais de 170)...Incluindo fotos do meu pai, Luís Henriques (1920-2012), expedicionário no Mindelo (em 1941/43)... E, mais recentemente, do meu fiho que foi lá tocar no Festivel Sete Sois Sete Luas... (João Graça, da banda Melech Mechaya) (...).

 4. Mail do José Manuel Matos Dinis, com data também de 15 do corrente:

Viva,  Luis!

Obrigado pela tua vontade de me manteres a par deste caso. Recordo agora, que há poucos dias o Blogue publicou um episódio ocorrido em Copá, acho que em data coincidente, mais dia, menos dia. Nós sabemos que o Marcelino chegou lá imediatamente a seguir, ou iria na coluna de reabastecimento que caíu na emboscada. Sabemos, ainda, que logo a seguir foi abatido um avião em Copá, e Marcelino foi buscar uma ambulância IN algures na fronteira. 

Não sei quanto tempo decorreu entre essas datas. A distância entre Copá e Canquelifá é de cerca de 12 km, e, que havendo informações sobre um ataque a Canquelifá, não seria dificil proceder a um patrulhamento, com uma ou mais unidades em coordenação. Assim, se o Virginio comparecer na próximo encontro da Magnífica Tabanca da Linha, no dia 22, pode ser que perante uma abordagem, o Marcelino possa confirmar, se esteve ou não envolvido nesse caso e, em caso afirmativo, possa produzir um esclarecimento. Também o Francisco Palma, parece-me, terá pertencido a essa Companhia, mas podia já ter sido evacuado. Vou indagá-lo.

6 comentários:

Luís Graça disse...

Na ação Minotauro, nos arredores de Canquelifá,, em 7 de janeiro de 1973, levada a cabo por 2 grupos de combate da CCAÇ 21 e de que resulataram a morte de 1 fula, de 1 cubano e de 1 caboverdiano (Jaime Moita), não interveio diretamente o alf comando graduado Amadu Djaló. O seu grupo ficou em Canquelifá, para onde os 3 corpos foram trazidos e sepultados com a dignidade que as circunstâncias permitiram.

Infelizmente o Amadu está internado no Hospital Militar, não estando em condições de acrescentar mais informação do que aquela que consta do seu livro de memórias. O Virgínio Briote disse-me que ia visitá-lo. Um abraço fraterno para os dois.

Anónimo disse...

Virgínio Briote

16 jan 2014 20:57 (
Viva Luís,

Só se o Amadú ainda tiver algum [exemplar do livro] em casa... A Associação de Comandos não tem um único exemplar e eu tenho apenas o meu.

Vou tratar de saber se existe algum lá em casa do Amadú.

Bom fim de semana
Vb

Luís Graça disse...

Jaime Mota faz parte da lista dos membros fundadores das FA de Cabo Verde:

__________

MEMBROS DO NÚCLEO FUNDADOR DAS FORÇAS ARMADAS DE CABO VERDE
Primeira Unidade Combatente de Cabo-verdianos

1. Alcides Évora (Batcha),
2. Afonso Gomes*,
3. Agnelo Dantas,
4. Amâncio Lopes,
5. António Leite,
6. Armando Fortes,
7. Armindo Ferreira,
8. Estanislau João Ramos,
9. Fernando dos Santos Rosa,
10. Honório Chantre,
11. Jaime Mota*,
12. Joaquim Pedro Silva (Barô),
13. José Anselmo Corsino,
14. Júlio César de Carvalho,
15. Manuel Jesus Gomes,
16. Manuel João Piedade,
17. Manuel Maria dos Santos,
18. Manuel Monteiro,
19. Manuel Pedro dos Santos,
20. Maria Ilídia C. Évora,
21. Nicolau Pio*,
22. Olívio Melício Pires,
23. Osvaldo Azevedo,
24. Pedro Verona Rodrigues Pires**,
25. Silvino Manuel da Luz,
26. Sotero Nicolau Fortes,
27. Wlademiro Carvalho*.

- * Já faleceram
- ** Líder do Grupo


Fonte:

Os Quarenta Anos das Forças Armadas de Cabo Verde

Tenente-Coronel Pedro dos Reis Brito

Revista Militar, fev / mar 2007

http://www.revistamilitar.pt/artigo.php?art_id=186

manuel amaro disse...


Caboverdianos na Guiné.

A Companhia do Rui Alexandrino Ferreira, (Quebo-1971) tinha, pelo menos, um furriel caboverdiano, Virgolino Spencer Ribeiro.

Um Abraço
Manuel Amaro

Antº Rosinha disse...

Sempre houve uma «aliança silenciosa»
entre o Portugal colonial e Caboverde.

Só não se mostram neste blog com mais frequência muitos e bons e curiosos Caboverdeanos, devido a inibições que os obrigam a algum «silenciamento»

Aliás, Caboverde, São Tomé e Goa, foram sempre os principais parceiros no processo colonial português.

Claro que a mestiçagem em Angola, mesmo no Moçambique rodeado de apartheid, e a enorme mestiçagem diluida na própria metrópole tiveram semelhante contribuição.

Também uma minoria deu uma grande contribuição no desenvolvimento da luta pela descolonização, o que não lhe é devidamente reconhecido.


Luís Graça disse...

Amigos e camaradas:

Os caboverdianos que estiveram do lado do PAIGC afinal são menos do que eu pensava.... Quanto à malta que alinheou connosco na Guiné, gostava que aparecessem aqui os seus nomes, postos e unidades...

Toca a puxar pela cabeça...