sábado, 14 de fevereiro de 2015

Guiné 63/74 - P14252: Homenagem da Tabanca Grande à nossa decana: a "mindjer grande" faz hoje 100 anos... Clara Schwarz da Silva, mãe do Pepito (4): José Teixeira (Tabanca Pequena, Matosinhos)


Alcobaça > Martinho do Porto > 21 de Agosto de 2010 > Casa do Cruzeiro > A Clara Schwarz, uma cidadão do mundo, uma mulher de grande coragem e cultura, que ajudou a fundar o Liceu Honório Barreto, em Bissau, onde foi professora de francês... É licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.


Foto: © Luís Graça (2010). Todos os direitos reservados




Alcobaça > Martinho do Porto > 13 de Agosto de 2011 > Casa do Cruzeiro > A Clara Schwarz, uma cidadão do mundo, uma mulher de grande coragem e cultura, com um experiência de 25 anos de Guiné (onde foi professora de francês no Liceu Honório Barreto, em Bissau). É licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa... .Aqui, aos 96 ano, no convívio da Tabanca de São Martinho do Porto  com o Zé Teixeira e os filhos Tiafo e Joana...


Fotos (e legenda): © Luís Graça (2010). Todos os direitos reservados


1. Mensagem do José Teixeira, um dos régulos da Tabanca de Matosinhos:

Cem anos bem vividos. É que se pode dizer da D. Clara.

Uma mulher voltada para o mundo, muito atenta aos acontecimento, sobretudo com uma vida muito ativa e sempre aberta à comunidade. Ainda hoje continua a cativar amizades, pela simpatia que irradia.

Tive o grato prazer de a conhecer há uns anos atrás na sua casa de S. Martinho do Porto, na tertúlia que o saudoso amigo Pepito, seu filho, organizava todos os anos, quando vinha passar um mesito com a mãe.  Dizia ele que tinha de vir à fonte e na verdade, a D. Clara é uma fonte de afetos e uma fonte de sabedoria. Conversar com ela e viajar com ela ao seu passado de luta, é gratificante, pelo que se aprende com seu exemplo e dedicação a causas que considerava fundamentais, como o ensino do povo da Guiné, como forma de desenvolvimento.

Num desses encontros, levei os meus filhos. Juntamo-nos, um grupo de amigos, com um denominador comum, a Guiné, centrados no Pepito e os seus sonhos de promoção humana das gentes daquele país. Mesmo ao lado uma simpática velhinha cativava a atenção de dois jovens, pela sua jovialidade e visão atual do mundo. Era a D. Clara que lhes falava da Guiné, do tempo que por lá andou e como conseguiu dar vida aos seus projetos. Escutavam-na atentamente com uns olhitos a brilhar, de espanto talvez, ou, de bem-estar pela forma como a D. Clara expunha apaixonadamente as suas ideias.

Muito obrigado D. Clara pelos 100 anos de vida ativa. Quero expressar-lhe o meu apreço e a minha gratidão, pelo que aprendi consigo nas vezes que nos encontramos em sua casa.

Cá de longe, quero enviar-lhe um profundo abraço de parabéns e desejar-lhe muita saúde.

José Teixeira
_______________

Nota do editor:

Último poste da série de 14 de Fevereiro de 2015 > Guiné 63/74 - P14251: Homenagem da Tabanca Grande à nossa decana: a "mindjer grande" faz hoje 100 anos... Clara Schwarz da Silva, mãe do Pepito (3): Patrício Ribeiro (Bissau)

Sem comentários: