segunda-feira, 30 de março de 2015

Guiné 63/74 - P14419: E as nossas palmas vão para... (9): João Crisóstomo e António Rodrigues, amigos da causa de Aristides de Sousa Mendes (Parte I)


S/l > S/d > O nosso camarada João Crisóstomo com Patrick Kennedy aquando da causa timorense.



S/l> S/d > O presidente da República Jorge Sampaio [, terceiro presidente eleito na vigência da República Portuguesa, depois do 25 de abril, entre 9 de Março de 1996 e 9 de Março de 2006], tendo à sua esquerda o João Crisóstomo e à sua direita o grande amigo do João Crisóstomo, António Rodrigues, os dois mordomos de profissão, em Nova Iorque, e fundadores do LAMETA - Luso-American Movement for East Timor Autodetermination.

Fotos enviadas por João Cristómo, juntamente com recortes do "Diário de Coimbra", de 8 de outubro de 2004.

Recorde-se que o João Crisóstomo: (i) é natural de A-dos-Cunhados, Torres Vedras; (ii) foi alf mil, na CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole, Missirá, 1965/66); (iii) vive em Nova Iorque desde 1975, onde foi mordomo até ao início de 2015 (reformou-se agora); (iv) é um mediático ativista comunitário, tendo estado ligado à defesa de três causas que tiveram repercussão internacional e que nos dizem muito, a nós, portugueses (gravuras de Foz Coa, independência de Timor Leste e memória de Aristides Sousa Mendes); (v) foi um dos fundadores do Luso-American Movement for East Timor Autodetermination (LAMETA); e, não menos importante, (vi) é casado em segundas núpcias com a eslovena e querida amiga Vilma e, por fim, (vii) integra a nossa Tabanca Grande desde 26 de julho de 2010.



1. Mensagem de de João Crisóstomo a quem, desde já pedimos desculpa pelo atraso da respetiva edição:

Data: 31 de janeiro de 2015 às 14:00

Assunto: Aristides Sousa Mendes: Casa do Passal e António Rodrigues

Meu caro Luis Graça,

Foi bom falar contigo ao telefone e dar-te por telefone o abraço que gostaria de poder dar pessoalmente [ , por ocasião do teu aniversário]. Mas não perdemos pela espera, Se Deus quiser estarei aí umas semanas (em meados de Junho a fins de Julho). O convívio da minha família (de ambos os lados, Crispins e Crisóstomos) vai ser no dia 19 de Julho, dia em que celebraremos os 90 aninhos da minha irmã Maria Rosa (nascida a 11 de julho, mas "não dá" para ser nesse dia).

O convívio não se restringe aos meus familiares, pois aproveito a ocasião para reunir também os meus amigos, a quem de outro modo não tenho possibilidades de dar um abraço. Entre estes estão os meus muito caros amigos "camaradas da Guiné", de quem recebo convites para reuniões, convívios, encontros, etc. e a que, dado o facto de viver em Nova Iorque, com pesar, raramente posso assistir.

O que segue é evidentemente longo demais para pôr no "Luís Graça & Camaradas da Guiné" [e dar a conhecer à ] Tabanca Grande... Mas eu vou-te contar o que, a meu ver, acho pertinente e que seria uma pena passar completamente ignorado.

Por amor da verdade e de dar o devido a quem o merece, gostaria que o nosso amigo António Rodrigues (que vai sempre comigo às nossas reuniões de camaradas da Guiné) não fosse esquecido agora que se fala tanto da Casa do Passal [, de Aristides Sousa Mendes] (*). E se em outro lugar tal não for mencionado, (estou a pensar enviar isto para a RTP,  em Portugal, que achas?), então sai pelo menos para os nossos amigos do blogue, que ficarão assim mais bem informados do que a maioria do resto do país sobre uma fase crucial da reabilitação da casa que foi de Aristides [Sousa Mendes] que agora, e ainda bem, é assunto de muito interesse para tanta gente.

Como eu não tenho nenhum poder de síntese e tenho de dizer com muito palavreado o que devia ser dito com metade das palavras, se achares que vale a pena falar nisto, podes sintetizar isso como fazem os que sabem escrever... Mas se achares que não é assunto para o teu/nosso blogue, está tudo certo. e não somos menos amigos por causa disso.

Casal do Passal, com a devida vénia à Fundação Aristides de Sousa Mendes
Falaste-me da Casa do Passal,  como é chamada a casa de Aristides de Sousa Mendes, finalmente em vias de recuperação, com a certeza de não ruir mais completamente. Tenho seguido passo a passo, por telefone com muitas pessoas, e mesmo pessoalmente quando vou a Portugal, o caso da Casa do Passal ( assim como o estado da Fundação, etc.)… Nem imaginas o meu alívio quando o governo concordou em "poupar" a Fundação.

Eu também ajudei um pouco com uma campanha internacional de certa força: recebi "feed-back" sobre respostas do Gabinete do primeiro ministro a pessoas e entidades estrangeiras em Paris, Eslovénia, Brasil etc (entre outras um "forward" por email duma dessas respostas), confirmando o que eu pensei: que seria relevante e eficaz uma pressão da comunidade internacional, como sucedeu (**).

Mas o que realmente me levou quase a chorar de emoção foi a decisão final de recuperarem a casa, começando agora pelo telhado, paredes e janelas da Casa do Passal, agora já em estado adiantado, a julgar pelas fotos que me enviam. E o resto virá a pouco e pouco.

Tenho pena de ver tudo isto sem que se dê um pouco de reconhecimento, pelo menos numa simples alusão a um facto crucial (pois se não se tivesse feito o que foi feito em 2004 não haveria já nada a recuperar), e de que foi protagonista e herói o nosso amigo António Rodrigues, cujo nome e importante contribuição são agora esquecidos e ignorados.

A história é como segue… (Tem paciência, mas se vou tentar ser breve não te posso explicar tudo, já que as coisas sucederam como acontece com as cerejas: umas traziam as outras)… Se puderes e quiseres fazer um apanhado disto, ótimo. Senão, paciência e eu continuarei a tentar encontrar alguém que possa preencher este vácuo.

E, para ti, se tiveres tempo e coragem de ler tudo isto, ficarás a pessoa mais bem informada... o saber não ocupa lugar (***).

Abraço, João Crisóstomo

(Continua)
______________

Notas do editor:

(*) "Num processo encetado em 2005, a Casa do Passal, localizada na Quinta de São Cristóvão, na freguesia de Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal, foi classificada como Monumento Nacional, conforme Decreto n.º 16/2011 de 25 de Maio, publicado no Diário da República, 1.ª série — N.º 101 — 25 de Maio de 2011". (Fonte: Fundação Aristides Sousa Mendes)

(**) Vd. poste de 6 de junho de 2014 > Guiné 63/74 - P13247: Efemérides (160): O nosso camarada luso-americano João Crisóstomo reedita iniciativa de 2004: o próximo 17 de junho será o Dia da Consciência, em homenagem a Aristides de Sousa Mendes, no 60º aniversário da sua morte.

(***) Último poste da série > 17 de junho de 2014 > Guiné 63/74 - P13299: E as nossas palmas vão para... (8): Nuno [José Varela] Rubim, autor de vasta obra sobre a nossa história militar, com destaque para "A organização e as operações militares portuguesas no Oriente, 1498-1580"

2 comentários:

Luís Graça disse...

O movimento LAMETA e estes dois homens em particular, João Crisóstomo e António Rodrigues, simples mordomos de profissão e grandes portugueses de coração, a viver na diáspora, devem merecer a atenção da nossa Presidência da República... Eles já fizeram mais por Portugal do que muitos diplomatas juntos...

Placido disse...

Meu amigo Luis
Aproveito para lhe mandar os meus parabens por ter publicado esta mensagem acerca deste Homem Valente que foi o Sr.Sousa Mendes.
Lamentavelmente em Portugal ja nao ha homens desta qualidade, foi realmente coragem e valentia, consideracao pelo povo Judeu .Infelizmente o destino nao lhe foi tao bom devido a ditadura, mas ficou imortalizado e esperava mais que os Portugueses de geracoes novas, escolas etc. pudessem reconhecer e divulger a valentia deste grande homem.
Um forte abraco desde os Est.Unidos
Placido Teixeira