sexta-feira, 24 de abril de 2015

Guiné 63/74 - P14517: Recordações da CART 2520 (Xime, Enxalé, Mansambo e Quinhamel, 1969/71) (José Nascimento) (4): Primeiro dia no Xime

1. Em mensagem do dia 25 de Março de 2015 o nosso camarada José Nascimento (ex-Fur Mil Art da CART 2520, Xime, Enxalé, Mansambo e Quinhamel, 1969/71) enviou-nos a sua segunda recordação da CART 2520:

Caro amigo Luís Graça
Embora a distância do tempo tenha apagado algumas coisas da minha memória, lembro-me do meu primeiro dia de Xime.

Quando desembarcámos da LDG, estava uma "equipa de televisão" da Companhia 1746 a fazer uma reportagem sobre os importantes acontecimentos do dia. Os recepcionistas eram uns velhinhos de barbas brancas, feitas de algodão, fazendo lembrar o Pai Natal. Atirei a minha bagagem para um abrigo, creio que era o abrigo do pessoal de Transmissões, depois ainda tentei dar uns pontapés numa bola, num jogo de futebol que os "velhinhos" disputavam.
À noite enfiei-me no referido abrigo para tentar descansar um pouco e aliviar a ansiedade, a tensão e alguns receios da nossa chegada à Guiné. Havia três ou quatro dias que tínhamos desembarcado em Bissau e esta tensão também era motivada pelas informações de que dispúnhamos e que a nossa estadia no famoso Xime, não iria ser tarefa fácil.
E numa espécie de recepção ou aviso, o nosso querido inimigo, atacou as tabancas de Amedalai e Dembataco, que estavam em autodefesa e já depois do cair da noite.

A velhinha tropa saiu em socorro destas populações, mas levaram com eles também, um ou dois pelotões de "periquitos", o meu pelotão incluído e sem que eu me tenha apercebido desta movimentação.
Para bem da minha saúde mental, faltei. Só dei por isso quando passado algum tempo vim tomar um bocado de ar e vi a nossa tropa a regressar.

Foi o meu primeiro desenfianço, voltei para o meu refúgio, do qual só sairia pela manhã.

Xime - Atirado ao Geba pelo Fur Mil Enf Augusto Costa

Cais do Xime ao pôr-do-sol

Xime - Messe de Sargentos - Da esquerda para a direita, os furriéis Costa, Lopes, Nascimento, Soares, Santo Oliveira e sentado o Barradas. Está também um rapaz da tabanca, que ajudava a troco de alguma comida.

Xime - Obus 10,5

 Xime - Atrás dos bidões eram os aposentos dos oficiais. Ao centro a pequena Capela
Fotos: © José Nascimento

Com um grande abraço
José Nascimento
____________

Nota do editor

Último poste da série de 31 de março de 2015 > Guiné 63/74 - P14422: Recordações da CART 2520 (Xime, Enxalé, Mansambo e Quinhamel, 1969/71) (José Nascimento) (3): Eu e o malogrado fur mil mec auto Joaquim Araújo Cunha, da CART 2715, em Amedalai, em junho de 1970, de bicicleta a pedal

Sem comentários: