segunda-feira, 18 de maio de 2015

Guiné 63/74 - P14630: Notas de leitura (715): Ao ler o livro “Nós, Enfermeiras Paraquedistas” assaltou-me de novo, e mais uma vez, aqueles dias então por lá (sobre)vividos (Armando Faria)

1. Mensagem do nosso camarada Armando Faria (ex-Fur Mil Inf Minas e Armadilhas da CCAÇ 4740, Cufar, 1972/74) com data de 12 de Maio de 2015:

Boa noite camaradas e amigos.
Não resisti, depois da leitura do livro em titulo, a fazer uma pequena resenha de DIAS que jamais se “apagam”.
Foram momentos de uma crueza tal pela realidade ali exposta que tenho certeza não vai deixar ninguém indiferente à sua leitura. Espero que façam a devida nota nas nossas páginas e que os nossos camaradas tenham a coragem de ler, sim a coragem, porque se aconselho a sua leitura, também desaconselho a mesma, tal foram os momentos porque passei ao longo das paginas que fui obrigado a recuperar para puder dar por terminada a sua leitura.
Deixo aqui um abraço de gratidão ás nossas camaradas pelo excelente trabalho agora apresentado.

PS: - Face ao que descrevo agradecia os contactos (e-mails) dos tertulianos/blogueiros para ver se localizo alguma camarada que passou por Cufar nos “meus” dias por lá vividos.

Um abraço,
Armando Faria
Fur Mil
CCAÇ 4740


Depois de assistir à apresentação do livro “Nós, Enfermeiras Paraquedistas” na messe de oficiais no Porto não resisti sem que o lesse, fui folheando alguns capítulos ao longo de alguns dias e na minha missão de acompanhar os “meus” peregrinos até Fátima, e já lá vão trinta e um anos Gaia-Fátima, aproveitei os momentos de espera para sua leitura integral.

Alguns momentos, com descrições assaz curiosas que nos levam a momentos parecidos também por nós vividos, provocaram-me momentos de riso. Mas outros porém, e esses na sua maioria, são de momentos tão reais que as nossas meninas nos descrevem que me levaram às lágrimas.

Já atingi aquele momento da vida em que não tenho de me preocupar em esconder os sentimentos, já lá vai o tempo em que “homem não chora” e o que é descrito nas múltiplas evacuações levou-me a Cufar ao período de Julho de 1972 a Julho de 1974.

Foram muitas as visitas a Cufar das nossas camaradas, sempre bem-vindas pela agradável presença que nos proporcionavam em poder desfrutar daquela visão de alguém próximo daquelas mulheres que tínhamos “deixado” à espera, mães, irmãs, namoradas e amigas, mas também, e que me desculpem e perdoem, ao mesmo tempo tão pouco desejadas pelo que a sua presença significava para nós e a memória assaltou-me de novo e mais uma vez para me fazer reviver aqueles DIAS então por lá (sobre)vividos.

Tínhamos acabado de chagar a Cufar, 22 Julho de 1972, começamos a sobreposição, o reconhecimento da zona e a 29 Julho encontramos o nosso primeiro grande baptismo.

Assim escrevi no meu livro da História da CCAÇ 4740:

“Não demorou muitos dias e, já saboreávamos o trago amargo com sabor a fel, que nos era oferecido, 29 Julho de 1972.
Saem três grupos de combate para o mato numa acção de reconhecimento e adaptação ao terreno, o 2.º e 3.º pelotão da CCaç 4740, comandados pelos Alf Mil José Lourenço Salvado de Almeida e Alf Mil José Albino da Silva Ribeiro, com o Pel Caç Nat 51, comandado pelo Alf Mil José Daniel Portela Rosa.
O Alf Mil José Daniel Portela Rosa ao afastar-se um pouco para dar indicações aos novos, activou uma mina antipessoal que quase lhe roubava a vida, não fosse a pronta intervenção da equipa de enfermagem e a rápida evacuação para Bissau, hoje não seria “apenas” a perna que lhe faltava, mas faria parte dos muitos que a vida semearam por aqueles dias nas três frentes de batalha… Este foi o trágico baptismo de fogo a que fomos sujeitos, nele ficamos privados da companhia dos nossos dois Alferes que em virtude de terem sofrido ferimentos, fruto da projecção dos estilhaços e areias, foram também evacuados.
O Alf Mil José Daniel Portela Rosa e o Alf Mil José Lourenço Salvado de Almeida, deram por terminada ali, a sua comissão de serviço, não mais voltaram ao CTIG. Já o Alf Mil José Albino da Silva Ribeiro regressou ao CTIG a 25 Fevereiro de 1973, para terminar a sua comissão de serviço. Foi colocado no destacamento de Encheia, integrado na 1.ª Companhia do BCAÇ 4610, sediado em Bissorã, tendo regressado a 13 de Julho 74”.

Como disse foram muitas as visitas e muitos os camaradas que dali vi partir, foram muitas as vezes que a pista de Cufar serviu de ponto de passagem aos muitos camaradas que foram habitar a região Sul, Tombali e Cantanhez, e foi demasiado violento ter de lembrar entre todos eles o dia 2 Março de 1974.
Se chorei não me envergonho, pois as lágrimas lavam a alma, são elas o “sumo” que brota dos olhos quando se espreme o coração.

E hoje permitam-me aqui repetir as palavras escritas pela nossa camarada paraquedista, Maria de Lourdes (Gomes):
“Ele estava muito comovido, e todos os presentes ficaram no mesmo estado. Mesmo em público, as lágrimas apareceram sem qualquer cerimónia no rosto de todo o grupo… Com ele, comigo, e com um muito jovem piloto anónimo, como anónimos, mesmo esquecidos, senão vituperados, são hoje todos os que ali sacrificaram, no mínimo, parte do melhor das suas vidas. Ou mesmo a própria vida…”

Obrigado camaradas Enfermeiras Paraquedistas pelas vossas memórias que nos trazem ao presente tudo quanto um dia passamos e deixam uma obra que deve e merece a atenção de todos que um dia serviram a Pátria em tão adversas circunstancias.
Obrigado pelo trabalho que deixam para memória futura, para que não nos esqueçam.

Armando Faria,
Fur Mil
CCAÇ 4740
Cufar, Guiné, 1972/74
____________

Nota do editor

Último poste da série de 18 de Maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14628: Notas de leitura (714): Guiné-Bissau. um País Adiado, por Manuel Vitorino, Orfeu (1) (Mário Beja Santos)

1 comentário:

antonio graça de abreu disse...

Um abraço forte do companheiro de
Cufar. Estivemos lá, nenhuma guerra nos passou ao lado, vivêmo-la, no sul da Guiné.
Nosso destino.

Abraço amigo,

António Graça de Abreu