quarta-feira, 15 de julho de 2015

Guiné 63/74 - P14881: Convívios (696): Rescaldo do encontro do pessoal da CART 6250/72, levado a efeito no passado dia 11 de Julho em Oliveira do Bairro (António Murta)

1. Em mensagem do dia 13 de Julho de 2015, o nosso camarada António Murta, ex-Alf Mil Inf.ª Minas e Armadilhas da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4513 (Aldeia Formosa, Nhala e Buba, 1973/74), fala-nos do último convívio do pessoal da CART 6250, levado a efeito no passado dia 11 em Bustos - Oliveira do Bairro.




Almoço-Convívio da CART 6250 de Mampatá (1972-74)


No passado dia 11 de Julho de 2015, teve lugar em Bustos - Oliveira do Bairro, mais um almoço-Convívio da Cart 6250 de Mampatá e eu estive presente como convidado, uma deferência especial do Carvalho de Mampatá que muito agradeço.

Foi a primeira vez que participei num destes eventos e fiquei muito satisfeito. Desde logo, por poder abraçar os ex-camaradas de infortúnio e de farras, mais de 40 anos depois da separação na Guiné. Referindo apenas alguns, dada a impossibilidade de os referir a todos, dou nota dos seguintes camaradas presentes: o próprio Carvalho de Mampatá e a esposa Fátima, o José Manuel Lopes da Régua, o Pereira Nina da Covilhã (ex-Fur Mec) e a esposa, o Leça (José Eduardo Alves, ex-Condutor auto) e a esposa, e o Comandante Luís Marcelino, que teve de se ausentar cedo devido a compromissos, mas que não se furtou a honrar com a sua presença todos os ex-camaradas e suas famílias.

Foi uma tarde muito animada e rica de são convívio, não faltando as eternas discussões na tentativa de recuar no tempo até aos belos anos da nossa juventude, ainda que perturbada pelo belicismo que nos agarrava ali na Guiné.

No final, pediu-me o Carvalho de Mampatá que desse eu a notícia aos Grã-Tabanqueiros e, assim, agradeço que a publiquem se antes não vos chegar pedido semelhante de “cronista” mais legítimo.

Junto algumas fotografias (se acharem muitas, eliminem algumas, por favor).

Um abraço para toda a Tabanca Grande.
António Murta.


O Comandante Luís Marcelino despede-se de todos, chamado a outro compromisso. O Zé Manel Lopes bate-lhe no ombro mas está pesaroso, tal como os demais.

Olha o gajo! Não deixa passar nada!... – parece dizer o Carvalho de Mampatá.  

Ah! O belo queijo da Serra!, deleita-se o Pereira Nina.

O nosso poeta de Mampatá, José Manuel Lopes, e o nosso fermero Carvalho de Mampatá.  

Zé Manel Lopes e o Leça

O Andias, animador de serviço, impõe a sua prosápia sem admissão de recurso.   

Animação musical.

O baile: só neste enquadramento, três pares de senhoras dão um pezinho de dança. Os senhores seus companheiros estão à parte a discutir se em Abril/74 a guerra colonial estava, ou não, perdida.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 9 de julho de 2015 > Guiné 63/74 - P14855: Convívios (695): Mais um Encontro do pessoal da Magnífica Tabanca da Linha, dia 23 de Julho em Cascais (José Manuel Matos Dinis / Jorge Rosales)

3 comentários:

Luís Graça disse...

Parabéns ao António Murta pelo texto e fotos. É bom ver, ainda unidos, os "Unidos de Mampatá"... Alegra-me (re)ver estes bons amigos e camaradas (e alguns, membros da nossa Tabanca Grande)... Um abraço especial para todos/as... LG

Anónimo disse...

Muito agradeço, ao Murta de Nhala, a disponibilidade para fotografar, legendar e publicar, no nosso blog, mais um convívio da nossa companhia. Materialmente nada faltou e muito sobrou, ninguém pagou nem ninguém protestou. Os organizadores (Pinto enfermeiro, Andias e Marnoto) ofereceram-nos, para além daquilo que cada um levava, quatro leitôes, um panelão de rojões e outras coisas que nem sei. Curiosa e lamentavelmente, o próprio Marnoto não esteve presente por não ter conseguido chegar dos States a tempo. Quero agradecer, aos três, a grande festa que nos proporcionaram. A próxima será no distrito de Santarém, em casa do Evangelista que, em Mampatá, foi padeiro juntamente com o Nelson, onde faziam casqueiro de grande qualidade.
Um abração
Carvalho de Mampatá

Marcelino disse...

Também foi com muita satisfação que estive presente, embora menos tempo do que desejava, devido a um compromisso inadável.
Como sempre, foi um convívio bastante participado, onde pudemos rever os amigos e fazer jus ao nosso lema "Unidos"
Um abraço especial aos organizadores e com a permissão de todos, uma palavra de muita simpatia pela presença do "convidado" do evento, ex-alferes Murta.