quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Guiné 63/74 - P14999: Nas férias do verão de 2015, mandem-nos um bate-estradas (20): Recordações "non gratas" da guerra da Guiné Operação Tridente (José Colaço)

1. Mensagem do nosso camarada José Colaço (ex-Soldado TRMS da CCAÇ 557, Cachil, Bissau e Bafatá, 1963/65), com data de 4 de Março de 2015:

Recordações da CCAÇ 557, cinquenta e cinco dias a ração de combate, cerca sessenta dias sem mudar de roupa e banho idem. Se a água era racionada para beber pensem bem no que seria em termos de higiene, excepção à secção que fazia escolta à lancha de reabastecimento de agua e géneros, que aproveitavam a ida a Catió para fazerem um pouco de higiene pessoal "e outras necessidades fisiológicas".

Mas o subsector do Cachil era de facto um mundo à parte, nunca o comandante, Tenente-Coronel Matias ou os seus oficiais, fizeram qualquer chamada de atenção para a apresentação dos militares como alguém lhe chamou "a esquálida e esgroviada" Companhia de Caçadores 557.
Outras estórias há para contar mas fico por estas duas que considero mais dignas de registo.

Abrigo "Cova do Comando" da CCAÇ 557 no Cachil. A começar da esquerda: o 1.º Cabo Enfermeiro Leiria; 1.º Cabo Rádiotelegrafista Joaquim Robalo Dias; Dr. Rogério Leitão, que já partiu; atrás o 1.º Cabo Enfermeiro António Salvador, e por último, de quico, a sair do buraco, eu, Soldado de Transmissões José Colaço. 

As barbas com cerca de 90 dias. Os cabelos já tinham levado um corte para melhor se aguentar o calor. Aquela "divisória" entre o 1.º Cabo Dias e Dr. Rogério, é uma cobra que durante a noite se lembrou de nos assaltar o abrigo e que só de manhã com a luz do dia foi detectada a um canto da cova. Foi condenada à morte pela catana de um milícia. 
 
Foto tirada antes da nossa retirada do Cachil, na saída do aquartelamento para o cais. A partir da esquerda: 1.º Cabo Mecânico Burrica, que também já nos deixou, o tal Cabo que deu lixa de água ao Furriel Santos Oliveira para recuperar o tubo do morteiro 81 danificado por uma granada que ficou encravada na noite de 16/11/1964; segue-se o Condutor Russo (por ser louro); eu, José Colaço, e o 1.º Cabo Operador Cripto Bernardino Lourenço Valadas.

Um abraço
Colaço
____________

Último poste da série de 12 de Agosto de 2015 > Guiné 63/74 - P14994: Nas férias do verão de 2015, mandem-nos um bate-estradas (19): Festa de Ferrel, 2015 - a burricada... Afinal, o que é faz correr o/a burro/a, a cenoura ou o chicote?... E hoje há sardinhada na nova tabanca de Ferrel, organização do régulo Joaquim Jorge, coadjuvado pelo régulo da tabanca de Porto Dinheiro, Eduardo Jorge Ferreira... De Lisboa vem expressamente o João Sacôto (Luís Graça)

Sem comentários: