terça-feira, 22 de setembro de 2015

Guiné 63/74 - P15143: O nosso querido mês de férias (2): os testemunhos de Henrique Cerqueira ("Em Bissau, dormia com o bilhete dentro da fronha do travesseiro"), José Carlos Gabriel ("A minha filha, de 5 meses, teve um choque muito grande ao ver-me no aeroporto, de bigode") e João Silva ("Foi ótimo vir no inverno, a saudade era do frio")

1. Henrique Cerqueira  [, ex-fur mil, 3.ª CCAÇ/BCAÇ 4610/72, e CCAÇ 13, Biambe e Bissorã, 1972/74; vive no Porto]:


Eu vim de férias na Metrópole uma só vez (*). Esperei um longo ano para o fazer e de tal modo que coincidisse com o meu aniversário, pois que o meu embarque para a Guiné tinha sido precisamente no dia dos meus anos. Assim , foi uma vingançazinha pelo "castigo"inicial.

Mas o meu comentário vai mais no sentido de contar como vivi os dias antes de embarcar de férias no avião da TAP rumo às almejadas férias na Metrópole.

Como todos calculam, vir do mato para Bissau uns dias antes da partida trouxe-me algumas alegrias e grande preocupação. É que havia o apelo a passar esses dias numas boas petiscadas e passeatas por Bissau, pois que era a primeira vês que estava em Bissau em descontracção total e com algum tempo. Mas havia um "tesouro" alojado no meu bolso que eu tinha um medo terrível de perder, que era o famoso bilhete de avião que me iria permitir ter o meu mês de férias junto da família,  em especial meu filho, minha mulher e meus pais. 

A minha preocupação era tão grande que dormia com o bilhete dentro da fronha do travesseiro e passava a noite a acordar porque tinha medo de estragar o bilhete com o suor. 

Este comentário poderá nada valer mas considero uma situação típica daquilo que nós passamos em termos afectivos provocada pela separação.

Já agora,  as segundas férias passei parte delas em Bissau com a minha mulher e filho, pois que nessa altura já os tinha junto de mim.

Um abraço, Henrique Cerqueira.


2. José Carlos Gabriel [ex-1.º Cabo Cripto, 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4513, Nhala, 1973/74]


Fui dos que vieram á metrópole por 3 vezes (*). E se a memória me não falha já contei neste Blogue o quanto me custou vir a primeira vez. 

As despedidas foram sempre muito difíceis mas a primeira chegada (passados pouco mais de 6 meses de ter embarcado) foi na verdade a mais marcante.  Quando embarquei para a Guiné tinha a minha filha 5 meses e claro pouco ou mesmo nada se lembraria de mim. Embora lhe fossem mostrando as fotos que ia enviando,  o choque ao me ver no aeroporto da Lisboa fui muito grande. Já perto de fazer um ano chorava ao colo da mãe agarrada ao seu pescoço e sempre que lhe viravam a cara para mim era uma gritaria infernal. Só no carro a caminho de casa é que se calou um pouco mais mas demorou umas boas horas a interagir comigo. Pensamos sempre que seria por eu vir bastante queimado e trazer bigode (o qual só deixei crescer na Guiné e nunca mais o cortei na sua totalidade até hoje). 

Vim sempre pela TAP e juntava o máximo possível para pagar as viagens. 

A segunda viagem nada teve de especial mas a terceira foi aquela que já não teve retorno. Fui informado por um camarada de que o nosso BCAC 4513 entretanto tinha chegado à Metrópole. Já não regressei e fui fazer o espólio ao Campo Grande,  conforme sua indicação. Oficialmente nunca fui informado do regresso do batalhão mas o mesmo se passou com outros camaradas que na altura também se encontravam de férias por cá.

José Carlos Gabriel


3. João Silva [ex- fur mil at inf, CCAV 3404, Cabuca, e CCaç 12, Bambadinca e Xime, 1971/73) (e de quem não continuamos a não ter nenhuma foto; apesar do convite, não integra a nossa Tabanca Grande)]


Vim uma vez em Novembro de 1972 e ao fim de cerca de 9 meses de permanência na província (*). Vim pela TAP, não havia alternativa civil.  

O bilhete, pelo que recordo, era bastante em conta tendo em consideração o ordenado de furriel mil e o facto de no mato - Cabuca - não ter onde gastar o patacão. Se adicionar a poupança forçada que tive que fazer, pois só passados 4 meses de estar na província recebi o primeiro pré,  ainda se tornou mais fácil pagar. Isto aconteceu,talvez, por ter ido em RI [, rendição individual]. 

Foi ótimo vir no inverno,  a saudade era do frio. O chato foi embarcar perto do natal e passagem de ano, pelo que acabei por os passar em Bissau e a aguardar ligação aérea ao Gabu. 

Tanto na ida como no regresso fizemos escala no Sal. No regresso fui em primeira classe porque um camarada e amigo namorava na época uma hospedeira da TAP que nos proporcionou aos dois essa fineza. Embarcamos pela cauda do avião. Acabei por em 73 não vir por opção própria. 

Uma curiosidade, a bordo e na viagem para Lisboa vendiam coca-cola e tabaco estrangeiro, o que comprei. Na ida não era permitido a coca-cola e o tabaco já não recordo.

João Silva, nesta altura na CCav 3404 em Cabuca e a caminho da  CCaç 12 onde cheguei nos primeiros dias de janeiro de 1973.

_________________

Nota do editor:

(*) Vd. poste anterior da série > 22 de setembro de 2015 > Guiné 63/74 - P15138: O nosso querido mês de férias (1): Maio de 1969: nessa altura o bilhete de ida e volta, na TAP, custava 4 mil escudos (Paulo Raposo, ex-alf mil Inf, MA, CCAÇ 2405 / BCAÇ 2852, Galomaro e Dulombi, 1968/70)

Sem comentários: