domingo, 27 de setembro de 2015

Guiné 63/74 - P15164: O nosso querido mês de férias (6): Vim duas vezes a casa... Da primeira vez, regressei a 18/12/1968, para passar obrigatoriamente o Natal em Bambadinca... Apanhei uma boleia no DO 27 do meu amigo Honório (Ismael Augusto, ex-alf mil, CCS/BCAÇ 2852, 1968/70)

1. Mensagem do Ismael Augusto, ex-alf mil, cmdt Pelotão de Manutenção, CCS/ BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70):

25 de setembro de 2015 17h54




Meus amigos Tabanqueiros

Vim duas vezes de férias á Metrópole.

A primeira em Dezembro de 68, mas com a condição de regressar até ao dia 18 desse mesmo mês. Haveria uma determinação, a meu ver justa, para que todo o contingente militar passasse o Natal e Fim do Ano na Guiné.

Digo justa, pois já bastava a discriminação, via capacidade financeira, para os muitos que não podiam disfrutar dessa possibilidade.

De qualquer forma e dadas outras ausências, as férias ficaram reduzidas a 20 dias.

A segunda vez foi entre Julho e Agosto de 69.

Recordo que quando regressei a 18 de Dezembro de 68 não havia transporte para Bambadinca.

Foi-me sugerido passar o Natal em Bissau. Para mim isso era inaceitável pois na verdade eu sentia que na Guiné a minha família estava em Bambadinca.

Eu conhecia muito bem o Honório,  aquele piloto fantástico, com o qual travei uma boa amizade. Fui a Biassalanca (Base Aérea),  falei com o Honório que “aproveitou” uma entrega de correio para me deixar em Bambadinca.

Foi uma chegada à Honório, fazendo um voo rasante à pista para deixar “cair” o avião logo a seguir (é de recordar que Bambadinca iniciava um pequeno planalto precisamente no final do topo da pista virado a Bafatá) e deliciar-se com uma subida do Geba a muito baixa altitude na direção de Bafatá, borboletando com o seu DO 27.

Era assim o Honório e alguém me contava que a sensação para quem estava na pista foi a da queda do avião.

Um abraço,

Ismael Augusto

_______________

Nota do editor:

Último poste da série > 27 de setembro de 2015 >   Guiné 63/74 - P15163: O nosso querido mês de férias (5): vim uma vez a casa, a Vila Nogueira de Azeitão, em 18/9/1965, mas o Super Constellation da TAP, por avaria, só partiu a 22... A viagem custou-me 6160$70 (António Bastos, ex-1º cabo, Pel Caç 953, Cacheu, Bissau, Farim, Canjambari e Jumbembem, 1964/66)

Sem comentários: