domingo, 11 de outubro de 2015

Guiné 63/74 - P15235: Efemérides (200): A freguesia de Guifões (no Concelho de Matosinhos) tem desde ontem um Memorial de homenagem a todos os Combatentes da Guerra do Ultramar da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões (Carlos Vinhal / Albano Costa)

Neste sábado, dia 10 de Outubro de 2015, na Freguesia de Guifões, do Concelho de Matosinhos, numa cerimónia simples mas tocante, foi descerrado um pequeno Memorial em granito, iniciativa dos Combatentes da Guiné desta localidade, que homenageia todos aqueles que, em Angola, na Guiné ou em Moçambique, participaram na Guerra do Ultramar.

A peça fica localizada em local privilegiado, junto à Igreja Matriz e à Junta de Freguesia. Cremos que um pequeno arranjo na zona envolvente lhe dará ainda mais dignidade.

Os nossos parabéns ao nosso camarada Albano Costa, um dos elementos da comissão que levou a bom termo esta iniciativa.

CV


 Momentos que antecederam a cerimónia do descerramento do Memorial.

A cerimónia começou com a actuação do Coro do Núcleo de Matosinhos que interpretou o Hino da Liga dos Combatentes...

...acompanhado pelos presentes ao acto.

O Coro do Núcleo de Matosinhos da LC, dirigido pelo Maestro SAj Luís Manuel Ribeiro.

Momento em que os representantes da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Matosinhos, juntamente com o Presidente da Direcção do Núcleo de Matosinhos da LC, procediam ao descerramento do Memorial. 

Um aspecto da assistência

Momento em que o Presidente da União de Freguesias, senhor Pedro Miguel Almeida Gonçalves, se dirigia aos presentes.

Uma pequena Guarda de Honra composta por Combatentea de Matosinhos. Como Porta-Estandarte o nosso camarada e velho amigo João Moreira, natural de Guifões.

Este é o Memorial, iniciativa dos Combatentes da Guiné da freguesia de Guifões, que perpetua a memória de todos os guifonenses que participaram na Guerra do Ultramar.


Fotos: © Albano Costa
Legendas: Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 6 de outubro de 2015 > Guiné 63/74 - P15208: Efemérides (199): Dia do Combatente do Concelho de Gondomar, 11 de Outubro de 2015. Início das Cerimónias às 10h00 com exposição de material militar (Carlos Silva)

2 comentários:

Luís Graça disse...

Parabéns pela iniciativa. Um, alfabravo para a rapaziada qur resiste, da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões...LG

Hélder Valério disse...

Aos poucos, as homenagens, os registos de memória, vão-se fazendo.
Tarde?
A tempo?
O mais importante é que se façam.
E, não tenho dúvida, que muito disso se deve à persistência e à não desistência de muitos camaradas que perseguem o objectivo de materializar essas homenagens.

Hélder S.