domingo, 20 de dezembro de 2015

Guiné 63/74 - P15512: Ser solidário (191): Agora quem ajuda a "Ajuda Amiga"? (...) "Vamos ficar sem armazéns na Amadora, procuramos um novo espaço, não paramos... Seguem em janeiro de 2016, para a Guiné-Bissau, dois contentores com mais de 1400 volumes, são cerca de 22 toneladas... Com este envio ultrapassamos as 200 toneladas de bens enviados, e entre eles mais de 200 mil livros"... (Carlos Fortunato / Carlos Silva)



"Nesta época festiva a Ajuda Amiga entregou mais uma vez um cabaz de Natal aos voluntários carenciados da Ajuda Amiga, pessoas desempregadas, que apesar de viverem com muitas dificuldades, possuem um grande espírito de solidariedade, e durante todo o ano trabalharam para ajudar os outros, doando o seu tempo. Sem eles a nossa missão seria impossível. Aos bens alimentares doados para este fim à Ajuda Amiga, acresceram bens adquiridos pela Ajuda Amiga com a participação dos voluntários na sua escolha, permitindo assim suprirem melhor as suas carências e terem um Natal um pouco melhor." (Fonte: Ajuda Amiga > Notícias > 2015)



1. Mensagem do Carlos Silva. dirigente da ONGD Ajuda Amiga [e nosso grã-tabanqueiro, de longa data: jurista, foi fur mil inf, CCAÇ 2548/BCAÇ 2879, Jumbembem, 1969/71; tem mais de 90 referências no nosso blogue]:

Data: 19 de dezembro de 2015 às 08:28

Assunto: Gostaria de doar televisão, telemóveis, vestuário, medicação e brinquedos...

Olá, Luís

Espero que o Fortunato diga alguma coisa, no entanto, parece-me não ser possível (*), dado que a senhora vive em Lagos e como tal temos dificuldade em transportar o material para a Amadora.

O Comando da PE ou Lanceiros 2, informou-nos que temos sair de lá.
Conheces alguém que possa ceder um espaço para nós ??

Um abraço com votos de Festas Felizes
Carlos Silva

2. Mensagem do Carlos Fortunato, presidente da Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento [, nosso grã-tabanqueiro, da primeira hora, tem cerca de meia centena de referências no nosso blogue;  foi fur mil trms, CCAÇ 13, Os Leões Negros, Bissorã, 1969/71; é informático reformado]:

Bom dia

Neste momento já não é possível aceitarmos doações, temos que carregar os contentores no início de janeiro, e estamos a embalar as ultimas coisas que temos em armazém para seguirem nele.

Como refere o Carlos Silva, vamos ficar sem armazéns pois aqueles que estamos a usar vão ser destruídos, mas não vamos parar, depois desta distribuição em 2016, embora a nossa estratégia continue focada no ensino, a partir de 2017 vai passar por construir, escolas, bibliotecas e poços.

Vamos continuar a mandar volumes com bens para a Guiné-Bissau com coisas que sejam importantes, como os livros para as escolas e bibliotecas, etc., obviamente as quantidades serão mais pequenas, não vamos enviar contentores, mas algumas dezenas de caixas em sistema de grupagem, enquanto nestes dois contentores de Janeiro seguem mais de 1400 volumes, são cerca de 22 toneladas, com este envio ultrapassamos as 200 toneladas de bens enviados, e entre eles mais de 200.000 livros.
Como refere o Carlos Silva precisávamos de um espaço, pois vamos continuar a enviar bens.

Penso que enviando menos quantidade será mais fácil consegui-lo, por outro lado existem também outras dificuldades, como os custos de transporte que têm vindo a aumentar, a nossa equipa de voluntários desempregados que tem vindo a desaparecer, pois vão procurar emprego noutros lugares, Portugal não tem emprego para eles, e os velhotes como nós têm dificuldade em realizar certos trabalhos, porque somos nós que recolhemos os bens, embalamos e carregamos os contentores.

Um abraço, boas festas e obrigado pelo intenção, não foi possível concretizar, mas fica o espírito de solidariedade manifestado.

3. Comentário do editor:

A Ajuda Amiga precisa da nossa ajuda. Uma forma solidária de o fazer é a consignação de 0,5% do do nosso IRS. Ver aqui como fazer.

Outra forma é descobrir um armazém onde se possa guardar os bens que vão sendo doados...

Desejamos um feliz Natal para todos os dirigentes, voluntários e parceiros da ONGD Ajuda Amiga e as melhores perspetivas para a continuação da sua ação solidária em 2015. (LG)


"As acções humanitárias e de apoio ao desenvolvimento que realizámos em 2012, apenas foram possíveis graças ao apoio de entidades publicas e privadas, de particulares, dos nossos parceiros, e do empenho dos nossos voluntários, a todos o nosso renovado agradecimento.", lê-se na página da Ajuda Amiga.
__________________

1 comentário:

Bispo1419 disse...

Caro Luís

Antes de mais, muito obrigado pela atenção prestada por este blogue à AJUDA AMIGA.

Como vice-presidente da AJUDA AMIGA, ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) tenho o prazer de informar que esta ONGD, a curto prazo, poderá vir a ter novas instalações para o seu funcionamento. A Câmara Municipal de Sintra, ao nosso primeiro contacto, mostrou-se muito recetiva ao pedido. Há agora que seguir o caminho burocrático necessário para o facto ser consumado. As perspetivas são muito boas.

Agradeço a tua referência à consignação, a favor da AJUDA AMIGA, de 0,5% do IRS a pagar. Para quem tem dúvidas informa-se que esses 0,5% são deduzidos pelo Estado ao montante pago pelo contribuinte. Não é uma dádiva direta de quem paga, mas sim de quem recebe, o Estado neste caso.

Um abraço fraterno do
Manuel Joaquim