sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Guiné 63/74 - P15653: Convívios (724): o primeiro almoço convívio do ano da Tabanca da Linha: Hotel Riviera, Carcavelos, 21/1/2016 - Parte I: Texto de José Manuel Matos Dinis e fotos de Manuel Resende


Foto nº 1 > Tabanca da Linha > Carcavelos > Hotel Riviera > 21 de janeiro de 2016 > Aspeto geral da sala


Foto nº 2 > Tabanca da Linha > Carcavelos > Hotel Riviera > 21 de janeiro de 2016 > Aspeto parciak da sala (1)


Foto nº 3 > Tabanca da Linha > Carcavelos > Hotel Riviera > 21 de janeiro de 2016 > Aspeto parciak da sala (2)


Foto nº 4 > Tabanca da Linha > Carcavelos > Hotel Riviera > 21 de janeiro de 2016 > O "comandante" Jorge Rosales e a esposa.


Foto nº 5 > Tabanca da Linha > Carcavelos > Hotel Riviera > 21 de janeiro de 2016 > O "ajudante de campo" Zé Manel Dinis e a Teresa. (Em segundo plano, de pé, o João Sacôto)


Foto nº 6 > Tabanca da Linha > Carcavelos > Hotel Riviera > 21 de janeiro de 2016 >  Zé Carioca e esposa.


Foto nº 7 > Tabanca da Linha > Carcavelos > Hotel Riviera > 21 de janeiro de 2016 >  Manuel Lema Santos e esposa.


Foto nº 8 > Tabanca da Linha > Carcavelos > Hotel Riviera > 21 de janeiro de 2016 >  João Sacôto  e esposa.


Foto nº 9 > Tabanca da Linha > Carcavelos > Hotel Riviera > 21 de janeiro de 2016 >  Mário Fitas, outro fundador da Tabanca da Linha, e esposa. Helena.


Foto nº 10 > Tabanca da Linha > Carcavelos > Hotel Riviera > 21 de janeiro de 2016 >  Hugo Moura Ferreira e o seu amigo guineense Braima Baldé.


Foto nº 11 > Tabanca da Linha > Carcavelos > Hotel Riviera > 21 de janeiro de 2016 > Da direita para a esquerda, António Martins de Matos e Juvenal Amado.


Foto nº 12 > Tabanca da Linha > Carcavelos > Hotel Riviera > 21 de janeiro de 2016 > José Rodrigues e esposa.


Foto nº 13 > Tabanca da Linha > Carcavelos > Hotel Riviera > 21 de janeiro de 2016 > A Gina, o António [Fernando] Marques e o Hélder Sousa [, nosso colaborador permanente].


Foto nº 14 > Tabanca da Linha > Carcavelos > Hotel Riviera > 21 de janeiro de 2016 > Marcelino da Mata e António Graça de Abreu.


Foto nº 15 > Tabanca da Linha > Carcavelos > Hotel Riviera > 21 de janeiro de 2016 > Sobremesas...


1. A competente reportagem do último almoço-comvívio da Magnífica Tabanca da Linha: José Manuel Matos Dinis (texto) e Manuel Resende (fotos):

Karíssimos,

Realizou-se hoje o último encontro da Magnífica Tabanca da Linha, e igualmente o primeiro do ano corrente de 2016 que vos desejamos corra muito bem, pleno de alegrias e realizações pessoais e colectivas.

Teve a particularidade de inaugurar uma nova série, a de Carcavelos, e ocorreu no Hotel Riviera. Em sala razoável, bem amesentada, com brilhantes copos de vinho, e quase inúteis copos de água, constatou-se o elevado grau de civismo dos tertulianos, que limitaram as misturas ao mínimo necessário. Vi um, que nem ao translucido líquido recorreu para tomar um comprimido. Já não há gente desta índole!

Também se constatou o elevado número de presenças, e bateram-se os recordes anteriores, tanto em masculinos, como em femininos. 68 na totalidade, quase uma Companhia em finais de comissão. Muito me apraz registar o ingresso de alguns jovens que revelaram excelente capacidade de integração, o que corrobora a ideia de que na Magnífica se respiram bons ares.

Tratou-se de um almoço "buffet", conforme noticiado pelas vias oficiais, as únicas fidedignas, e as mesas apresentaram-se sempre com alimentos apetecíveis, dos preliminares, aos finalmentes. Talvez se pudesse melhorar esta questão, se houvesse outra mesa de apoio, e o acesso passaria a acontecer por duas filas em lugares opostos da sala, com vista a torná-lo mais fluente, e que todos terminassem o auto-serviço em tempos mais aproximados. Houve, de facto essa "decalage", mas nada que perturbasse irremediavelmente o rumo dos acontecimentos, ou provocasse o desânimo perante o atraso do golpe.

Sopa, saladas, pastéis, o peixe e acompanhamentos, mai-las sobremesas, foram em doses suficientes, apesar da salada de cogumelos ter antecipado a finitude para alguns dos mastigantes. As notícias foram de agrado pela variedade palatal, e pelos convívios estimulados pela distribuição de 8 lugares por mesa. E ninguém se magoou. O serviço de apoio nos vinhos decorreu muito bem, com simpáticos funcionários atentos ou solícitos.

Cantaram-se os parabéns ao José Carioca, um dos fundadores, porque merecidamente completa hoje mais um ano de andança. De novo o felicito, com votos de longa vida, plena de alegrias. O Senhor Comandante também manifestou grande regozijo pela interpretação do cântico alusivo, que ele cada vez aprecia mais. Mandou-me registar essa satisfação.

Mataram-se saudades, e desejamos expressar que o trabalho que nos dá o Senhor Comandante Rosales, é sempre desenvolvido com alegria e determinação, sobretudo o que compete ao nosso director informático. Com mais ou menos resinguice cá vou desenvolvendo as tarefas da minha competência, e perante as dificuldades correntes, já não alimento a esperança da reforma para os próximos anos. Haja fé!

Desculpem a pressa com que cumpro a obrigação de noticiar o acontecimento do dia, mas amanhã vou alentejanar, e ainda devo preparar o saco para a campanha. Lembro-vos que a terceira idade é para nos divertirmos, pela simples razão de ser a última. Abraços fraternos.

JD
Amanuense a aguardar promoção
______________

2 comentários:

Valdemar Silva disse...

Extraordinário aspecto dos participantes.
Todos já com idade dos 70 e todos com ar de quem tem 30 e poucos.
Formidável.
Abraços
Valdemar Queiroz

JD disse...

Valdemar,
Tiveste muita sorte por não teres vindo. Acabei de saber que ao Juvenal calhou um caracol que pastava na salada de alface. Terá sido para reforço do rancho? Se houve outras surpresas suplementares, as situações terão sido abafadas, o que também se torna significativo para as pretensões democráticas da tertúlia.
Enfim, sem incidentes graves nem evacuações registadas, parece que houve muita gente satisfeita.
Com um abraço
JD