quarta-feira, 16 de março de 2016

Guiné 63/74 - P15863: Os nossos seres, saberes e lazeres (145): O ventre de Tomar (9) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 1 de Março de 2016:

Queridos amigos,
Não se trata de fazer a apologia do antigo, do artífice/artesanal ou até mesmo do comércio local. Há espaços de comércio, há usos e costumes, há formas de habitar e de decorar que estão fora da tirania do instante, conseguem galgar a efemeridade das inovações em catadupa. Trata-se de uma sedimentação cultural em que baseiam os lugares, os espaços de convivência, os modos de intercambiar o saber fazer e o fazer saber. De certo modo, é o que aqui se pretende, misturando o novo e o velho, porque Tomar, como tantas outras localidades portuguesas, vive o turbilhão de ver muitas coisas às avessas, o que foi fortemente industrial definhou e vai morrendo, deixa marcas, são feridas por sarar, e nem tudo o que nasce sob a égide do progresso e do desafogo tem pés para ficar. Regista-se a memória e a homenagem às passagens de testemunho.

Um abraço do
Mário


O ventre de Tomar (9)

Beja Santos


O céu desanuviou, o viajante já passou em frente às ruínas do que foi o quartel da região militar, estava ali especado e alguém lhe explicou que havia mais exército em Tomar que o RI 15, aquele comandante era um oficial general que pontificava na região centro, tempos que já lá vão, vamos avançar, dos mortos não reza a história, o viajante aprecia o esforço por vezes hercúleo de reedificar e manter Tomar na rota indispensável do mais importante turismo cultural. Deu mais uns passos e entrou numa oficina de turismo que é um curioso compósito de estilos, o propósito era visitar a exposição de Romy Castro, mas deparou-se com este guerreiro religioso vigilante, mais a mais adornado por belos azulejos. Ora toma, austeridade templária com muitíssimo bem gosto.


São coisas que acontecem, está-se numa exposição que até evoca um cenário do tipo planetário, a artista deverá ter viajado numa nave e guardou ideias de um mundo obscurecido, provavelmente o nosso, há para ali visões da Terra iluminando-se e perdendo-se no negrume da noite. Pois o que o viajante mais apreciou, canhestro como é a registar imagens em atmosfera de luz difusa, parece que tudo bateu certo, também ele se meteu numa nave e dali avistou as preocupações de Romy Castro, é um mundo que nos obriga a pensar não na nave Terra marcada pelo azul mas pela fuligem poluidora. Mas será mesmo assim?


Confesso que me caiu no goto este senhor manequim em robe de banho, está muito limpo e calçado para sair. A imaginação permite várias liberdades, uma delas supor que lhe bati à porta, ele veio ver-me em preparativos de se arranjar. Há muito tempo que não encontrava um senhor manequim como este, ainda por cima rodeado por muita roupa exterior. A senhora da loja perguntou-me duas vezes se era mesmo uma fotografia do manequim, tal a surpresa da intrusão. Depois conversámos e até prometi voltar. O senhor manequim não nos olha a direito, não temos classe para tal, e nem nos estende a mão, que grande exibicionista!




Há memórias que não se apagam, nossos avoengos aproveitam os longos serões para fazer, refazer e reparar: o enxoval, a roupa de sair e a roupa de bater, os bordados, as cortinas, as malhas quentes, e daí a luminosidade das lãs e destes carrinhos de linhas, autênticos arco-íris. A senhora riu-se quando por ali entrei pedindo-lhe que me deixasse fotografar, afinal a comunicação mediática nada tem a ver com este tipo de realidade, é uma comunicação feitas das frases do Cristiano Ronaldo, das noites dos óscares, das tiradas sloganísticas dos políticos nacionais e estrangeiros, o que eu ali vinha fazer era prestar homenagem às entranhas desse saber fazer que nunca se perdeu, mesmo que a sociedade de consumo nos procure banquetear com as réplicas das lojas de chineses, as nossas mãos terão sempre talento, os lavoures femininos são histórias de encantar, acreditem ou não.



Há mais de 50 anos atrás, as artes do mobiliário deram uma guinada, ao invés de móveis pesados apareceram umas linhas suaves, uns pés roliços entortados, os cadeirões lembravam remotamente o estilo rústico, as mesas pareciam cair com uma rabanada de vento – chamou-se estilo americano, e foi de pouca dura. Não é que o viajante viu da montra este cadeirão todo embonecado com motivos portugueses, pois claro, pediu licença para fotografar, conversou com a lojista e apurou que se arrancara a napa original e assim se chegara a esta peça vistosa. E para fazer ponto final nesta deambulação nada como este cenário de carpintaria, em primeiro plano a mesa em que se tortura a madeira, até ela ganhar forma, e na sua envolvente tábuas de todas as dimensões e feitios. Como é evidente, são coisas da imaginação, para o viajante estão aqui na imagem o criado e o incriado, fica por sondar o génio marceneiro. E aquela bata, como descuidadamente abandonada, na mesa de trabalho, também nos deixa a incógnita se acabou ou vai começar a laboriosa sessão de fazer das tábuas um móvel de eleição.

(Continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 9 de março de 2016 Guiné 63/74 - P15834: Os nossos seres, saberes e lazeres (144): O ventre de Tomar (8) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: