quarta-feira, 20 de abril de 2005

Guiné 63/74 - P5: Convívio de antigos camaradas de armas de Bambadinca (1968/71): Faro, 11 de junho (José Manuel Amaral Soares)

1. O pessoal que esteve em Bambadinca, no leste da Guiné, entre 1968 e 1971, vai encontrar-se mais uma vez, para o seu convívio anual. Este ano será em Faro, no próximo dia 11 de Junho e a festa está a ser organizada pelo José Manuel Amaral Soares (Largo Vieira Caldas, 6A, 3º Dtº, 1685-585 Caneças).

Há uma lista de endereços que vai sendo actualizada todos os anos. Eu próprio (Luís Graça ou, como era conhecido, Henriques) e o Humberto Reis (ambos furriéis milicianos da CCAÇ. 12) podemos tomar nota de novos contactos. Aqui fica o meu endereço de e-mail: luis.graca@ensp.unl.pt

É partir desta lista que têm sido convocados os antigos camaradas de armas que estiveram, connosco, naquela região da Guiné, na época da guerra colonial, a saber todo o pessoal (oficiais e sargentos do quadro, oficiais e furriéis milicianos, cabos e soldados) das seguintes unidades, estacionadas no Sector L1 da Zona Leste (que correspondia grosso modo ao estratégico triângulo Bambadinca-Xime-Xitole):

(i) Comando e Companhia de Comando e Serviços do BCAÇ. 2852 (que esteve sedeado em Bamdabinca desde finais de 1968 até Julho de 1970, altura em que foi substituído pelo BART. 2917);

(ii) Forças de intervenção: CCAÇ. 12 / CCAÇ. 2590 (Bambadicna); Pelotão de Caçadores Nativos 52 (Missirá) (a partir de Junho de 1970, Pel.Caç. Nat. 53, aquartelado em Fá-Mandinga);

(iii) Subunidades em quadrícula: CCAÇ 2520 (Xime), 2339 (Mansambo) e 2413 (Xitole), substituídas em Junho de 1970 pelas CART 2715, 2714 e 2716, respectivamente (estas três companhias pertenciam ao BART. 2917).

Se considerarmos ainda o Pelotão de Reconhecimento e as suas obsoletas Daimler (esse mesmo, o P?EL REC do alferes miliciano Vacas de Carvalho, estão lembrados ?), além das forças militarizadas (pelotões de milícias aquarteladas em Taibatá, Dembataco e Finete, excluindo a população fula armada nas tabancas em autodefesa), a nossa força naquela época poderia ser estimada em cerca de 1250 homens em armas, o que nos dava uma vantagem , em relação à guerrilha do PAIGC, de talvez cinco para um (vd. GRAÇA, L. - Documento: Guiné 69/711: subsídios para a história da africanização da guerrra (conclusão). O Jornal. 18 de Junho de 1981). Alguns excertos destas estórias tenho vindo a publicá-los neste blogue.

2. Sei que o BART 2917 e as respectivas companhias de quadrícula foram rendidas em Janeiro de 1972. Ainda ontem recebi um e-mail de um camarada dessa época (que obviamente não conheci, já que regressei a casa em Março de 1971). Trata-se do Sousa de Castro (e-mail: cart3494@portugalmail.pt ), que me diz o seguinte:

"Foi gratificante para mim encontrar algumas estórias sobre a guerra colonial, mais concretamente sobre a Guiné. Curiosamente eu também estive na Guiné em Jameiro de 1972 a Abril de 1974, no Xime [e depois em Mansambo]. O meu Batalhão estava em Bambadinca, BART 3873 (CCS), com a CART 3494 no Xime, a CART 3493 em Mansambo e a CART 3492 no Xitole.

"No meu tempo o Xime continuava muito complicado. Como descreve no seu blogue, nas estórias de um tuga, continuamos com esta terra na cabeça, nunca mais nos sai e eu continuo buscando algo sobre aquele tempo passado relacionado com a guerra. Tenho reenviado a sua estória para colegas que estiveram na Guiné e é uma forma de dizermos que estamos vivos. Bem haja. Cumprimentos, Sousa de Castro".

O Sousa de Castro e todos os periquitos que estiveram em Bambadinca, Xime, Mansambo ou Xitole entre Janeiro de 1972 e Abril de 1974, serão bem vindos à nossa festa, no dia 11 de Junho, em Faro, na Ria Formosa. Eles terão muito para nos contar: afinal, andámos todos pelos sítios, picadas, rios e bolanhas do Sector L1 da Zona Leste, desde 1968 a 1974... E quer queiramos quer não, aquela terra marcou-nos a todos, a ferro e fogo, no corpo e na alma...

3. Transcrevo, a seguir, a carta que me chegou pelo correio, há dias, enviada pelo José Manuel Amaral Soares, o organizador do convívio deste ano (e também de anos anteriores):

"Guiné, Bambadinca 68/71. Companheiros: Desejo que estejam de saúde assim com os vossos familiares. Vamos mais uma vez realizar o nosso almoço anual a fim de convivermos, matarmos saudades e ainda relembrarmos aqueles bons e menos bons momentos que cimentavam a nossa amizade; de tal forma que passados 37 anos sentimos ainda um grande prazer de estar juntos, ainda que por breves horas.

"Por tudo isto, camaradas, no próximo dia 11 de Junho espero por todos na Baixa de Faro, junto ao Jardim Manuel Bivar, pelas 10.30 horas. Vamos aí fazer a nossa concentração para que, depois das habituais formalidades, possamos seguir para o Cais da Porta Nova e às 11.00 horas embarcar até à Ilha Deserta. Durante o percurso vamos apreciar a bela paisagem da magnífica Ria Formosa. Quando forem 13.00 horas iniciaremos o nosso alomoço, composto apenas por produtos do mar. O preço por pessoa é de 48 euros com viagem de barco incluída. As crianças dos 5 aos 11 anos pagam 50%, portanto 24 euros.

"Camaradas, a vossa confirmação tem que ser feita até ao dia 1 de Junho, impreterivelmente, com cheque cruzado para José Manuel Amaral Soares (...). Para toda ajuda, telemóvel 96 242 80 53".


O obus de Bambadinca...




Foto de © Frederico Amorim (1997)

Mais sitíos na Net:

O mundo do Fred (Vejam uma reportagem fotográfica sobre os sítios por onde andámos há trinta e tal anos e que o Frederico Amorim (Fred) visitou em Abril de 1997: Rio Geba, Bambadinca, Bafatá, Cussilinta, Saltinho...).

PAIGC -Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (A página oficial do IN de há trinta e tal anos...).

Os "rangers" (Operações Especiais) > (Sítio dos Operações Especiais: na galeria de fotos há imagens da Zona Leste da Guiné)

Guiné-Bissau > Brochura sobre desenvolvimento rural e segurança alimentar (2001) (documento de um grupo de trabalho, em formato.pdf e com fotos).

Página de Pedro Gordinho > Cronologia da guerra colonial (1961-1974)

Sem comentários: