terça-feira, 4 de outubro de 2005

Guiné 63/74 - P208: Guerra limpa, guerra suja (3) (Luís Graça)

1. Texto de Luís Graça:

Meu caro João, meus caros amigos & camaradas (versão "universal", sem bolinhas vermelhas ao canto superior direito):

1. A realidade é sempre mais complicada do que a construção (social) que dela fazemos... Ainda não li o livro da Dalila, vi só um resumo... É claro que a Pide trabalhava bem articulada com as NT... O Spínola e a sua corte protegiam os gajos porque também precisavam deles.. No 25 de Abril, ele terá deixá-los cair, não sei...

Fui obrigado uma vez a partilhar um almoço em Bafatá, com dois ou três pides... Como antifascista, desde os meus catorze, quinze anos, eu tinha um asco aos pides... Eu estava incomodado com a merda da conversa e com a presença deles: um deles tinha levado uma dentada de um "filho da puta de um turra" (sic) mas não lhe pudera "cascar" (sic), em resposta, por causa do Caco Baldé, o Spínola... Tenho isso algures escrito nos meus canhenhos (eu tinha um diário lá na nhos terra....)...

Mas também tenho outros revelações tenebrosas que os meus soldados (fulas) me contavam, nas noites longas que passávamos no mato, em operações, em emboscadas, em patrulhamentos ao Mato Cão (Rio Geba Estreito, para protecção da navegação civil, os barcos da Casa Gouveia que iam e vinham de Bafatá), em tabancas de autodefesa, aqui e acolá...

Revelações da guerra pura e dura, em 1963, 64, 65, no tempo do Schultz, que terá sido uma verdadeira política de terra queimada e de genocídio (é a minha interpretação: nunca saberemos a extensão disto; há documentos da tropa que continuam secretos; além disso, branqueávamos os relatórios...).

No entanto, no meu tempo, havia ainda muitos vestígios desse tempoo: eu (mas também o Humberto, o Tony, Fernandes) passei por muitas tabancas, balantas e beafadas, reduzidas a cinzas, no outro tempo; havia só algumas estacas, tudo tinha sido invadido pelo mato; os habitantes terão fugido, "ido no mato", ou terão sido deslocados)...

Assim como já contei (está no blogue) a história, arrepiante, do Seco Camará, mandinga, que foi nosso guia em muitas operações no Xime, até ao dia em que lerpou, com um roquetada (andei a apanhar os bocados dele na manhã de 26 de Novembro de 1970; fizemos uma trouxa com o que restou, dele e de mais cinco dos nossos...). O Seco era o gajo que matava, à paulda, de noite, os "turras" (ou elementos suspeitos, ligados à população), e depois o capitão do Xime, "manga de bom pessoal" (sic), pagava uma laranjada no regresso ao quartel: o desgraçado contou-me esta estória, a mim, uns tempos antes de morrer...

Tudo isto se terá passado no início da guerra, por volta de 1963/64... Agora, não vos posso garantir que não era fanfarronice do gajo... Não creio que fosse. A coisa colava com outras estórias que os meus fulas me contavam, com aquele ar inocente e amoral das criancinhas que sabem coisas horríveis mas não têm (ainda) o sentido do trágico e do horror...

E o Uloma , dos comandos africanos ? ... De facto, tens razão: deixámos a parte suja da guerra para os pides (mas também para os gajos dos pelotões de reconhecimento & informações, como o sinistro sargento do cavalo marinho de que eu falo no post de 11 de Julho de 2005)... Para os pides e ... para os próprios guinéus!... Essa é que é a verdade. Mas também alferes e furriéis milicianos que eram mais chicos que os chicos...

Andei sempre de arma calada, sem bala na câmara, sem granadas, sem nunca ter feito fogo debaixo de fogo... Mas também engoli muitos sapos, até que um dia rebentei e chamei uns nomes feios ao A. C. e ao resto do comando do BART 2917, em plena parada, em frente à messe de oficiais, alto e bom som: "assasinos, cabrões, criminosos de guerra, limpo o cu às folhas do RDM"...

Nunca mais pude esquecer estas palavras de raiva e de impotência... Não me deram uma porrada, não sei porquê: (i) talvez por que por tinham a conscência pesada, no dia 26 de Novembro de 1970, em que tivemos seis mortos e 7 feridos graves; (ii) talvez por que não queriam arranjar problemas com um "gajo porreiro" de uma "companhia de pretos" que gostavam do tuga, o "furié Enrico" (Henriques, o meu apelido paterno)...

Mas eu hoje sei: havia já um claro desiquilíbrio de forças entre os tontos dos oficiais superiores e o resto da maralha a começar por nós, milicianos; eles já não tinham, por falta de competência e sangue na guelra, qualquer força (física e moral) para comandar; (iii) esse A.C.
teve uma entrada de leão e uma saída de cordeiro em Bambadinca; em suma, (iv) os gajos não tiveram tomates para me dar uma porrada; além, disso, (v) éramos muitos unidos, mesmo que a maior parte da malta não fosse lá muito politizada; (vi) por fim, o meu gesto foi interpretado, pelo meu capitão, como um "distúrbio emocional", pelo que no dia seguinte fui enviado à consulta do Dr. Vilar (se não me engano, o mesmo que é amigo do Guimarães): dá-me um Valium 10 que eu nunca cheguei a tomar; recordo-me de ter sido muito porreiro para comigo; interpretei o seu gesto como uma prova de solidariedade e de cumplicidade:

- Os filhos deles é que precisam de Valium 10 para ficarem com baixa psiquiárica em Lisboa e livrarem-se da guerra...

Enfim, é giro, há anos que não pensava nesta merda e agora fico perturbado... Eu sei que a escrita, como tu diz o João Tunes, é meia cura... Mas eu nunca mais consigo perdoar a mim a mesmo o não ter tido coragem ou dinheiro ou apoios para ir para Paris (aos 18 anos, como cheguei a planear), ter sido "apanhado como um cão" e mandado para a Guiné... Se calhar, isto também se passou com alguns de vocês... Eu não sou diferente.

Continuando: a gente não sabe exactamente o que se passava com os paras, comandos, fuzos, que não eram menos brutais... Já repararam que, tirando o Jorge Santos (fuzo, em Moçamboque), não temos aqui ninguém das tropas especiais na nossa tertúlia ?... Há malta das tropas especiais que ainda hoje falam por meias palavras, com um grande sentimento de culpa, julgo que muitos deles precisariam de apoio terapêutico e psicológico...

Tenho para aí também um post sobre os paras (uma operação que fizémos juntos e em que apanhámos o pobre do Malan Mané, roqueteiro, mandinga, que fazia parte de um bigrupo comandado pelo lendário Mamadu Indjai, também ferido nessa operação, em Setembro de 1969...).

Em suma, gostei do texto do João Tunes. É saudavelmente provocatório. Temos dificuldade em falar disto. Ele toca aí num ponto sensível para a rapaziada, pelo menos para os operacionais: por exemplo, eu, o António Levezinho, o Humberto, todos da CCAÇ 12; o Marques Lopes, que esteve como alferes, miliciano, em Geba e em Barro, e que foi gravemente ferido; o Vitor Junqueira que também era alferes, atirador; e depois há o Guimarães, que era de minas e armadilhas; e outros mais recentes, que ainda não se manifestaram muito... Estou a citar de cor... Não somos muitos, os operacionais...

Bom, vou ter que basar... Ciao. Façam o link para este endereço (se quiserem saber a estória do gigante Uloma, felupe, caçador de cabeças):

11 Julho 2005 > Guiné 69/71 - CIII: Comandos africanos: do Pilão a Conacri

Vejam também o que o escrevi, há tempos (uma parte de vocês já deve ter lido) sobre o guerrilheiro Malan Mané (o primeiro de vários que capturámos)...

09 Agosto 2005 > Guiné 63/74 - CXLVII: Malan Mané, guerrilheiro, vinte anos, mandinga

Sem comentários: