quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Guiné 63/74 - P264: Tragam uma lágrima de um menino balanta ou biafada do Fiofioli (Luís Graça)

Amigos & Camaradas:

Um dia os historiadores haverão de ganhar dinheiro à nossa conta, da nossa e dos pobres guinéus que andaram, tal como nós, com a canhota na mão, no Fiofioli, em Guileje ou noutros sítios lá no "cu do mundo, longe do Vietname", como eu costumava chamar à Guiné, em 1969/71...

Enquanto eles não escrevem os seus livros, volumosos e bem encadernados, sobre a história do país dos tugas e da sua presença na Guiné-Bissau, a gente vai contando as nossas estórias, como muito bem pode e sabe...

Eu não estive no Fiofioli em Março de 1969. Já estava no Campo Militar de Santa Margarida (1), com o Humberto Reis e outros tertulianos (o Tony Levezinho, o Joaquim Fernandes...), com guia de marcha para a Guiné, aonde chegaríamos em finais de Maio desse ano para formar, em Contuboel, a futura CAÇ 12, uma companhia de "nharros" (sic)... E também nunca lá fui depois, ao Fiofioli, no meu tempo. Nem eu nem ninguém, que eu saiba. Estive/estivemos só nos arredores, mas ainda longe, em operações, com a minha/nossa tropa-macaca, que depois vos relatarei, se vocês ainda tiverem tempo e pachorra para ler o Luís Graça & Camaradas > Bogue-Fora-Nada...

Se algum de vocês, algum dia, antes, durante e depois da guerra, esteve no mítico Fiofioli (que pena eu não poder pôr isto meu currículo!), peço-vos que mandem o vosso testemunho, alguma estória, alguma foto, algum caderno escolar, mesmo sujo e rasgado, alguma lágrima de algum menino balanta ou beafada que nesse dia, 15 de Março de 1969, não pôde ir à sua escolinha, como de costume, debaixo do belíssimo poilão da sua tabanca, porque teve de cambar o Rio Corubal, à pressa, talvez em pânico, sob as bombas dos T-6 e dos Fiat G-91, a metralha do helicanhão e os gritos dos seus pais e irmãos: "tugas, tugas, foge, foge"...

Segue a terceira parte do relatório da Op Lança Afiada (vd. post anterior)... Agora é que os mapas digitalizados da região (que o Humberto teve a generosidade de nos arranjar) fariam um jeitaço aos tertulianos, para localizarem melhor a grande bolanha e a mata do Fiofioli, e acompanharem as andanças das NT, comandadas pelo Coronel Hélio Felgas, entre 8 e 19 de Março de 1969... Mas eu prometo, quando tiver mais tempo, de os pôr on line, como já fiz com o mapa geral da Guiné de 1961... Para já consultem o mapa (draft) do Sector L1 da Zona Leste... E sobretudo não percam os próximos capítulos!
__________

(1) Vd. post de 24 de Junho de 2005 > Guiné 69/71 - LXXX: A cerimónia de despedida no Campo Militar de Santa Margarida

Sem comentários: