segunda-feira, 12 de dezembro de 2005

Guiné 63/74 - P341: A retirada de Guileje (José Neto)

Amigo:

Voltei a recordar, através do nosso blogue, a dramática retirada de Guileje, com as palavras do senhor Coronel Coutinho e Lima. Nessa altura andava eu muito atarefado com o meu curso em Águeda e só li "as gordas" que noticiavam o acontecimento.

Não foi surpresa para mim porque eu tinha a intuição de que, a partir dos "Strella", as aeronaves da FAP perdiam a liberdade dos céus, essencial para a hipotética sobrevivência daquele "martírio".

Estranho é que não haja alusão à Reportagem da SIC de 1996, "De Guileje a Gadamael - O Corredor da Morte", em que o senhor Coronel, acompanhado do ex-Alferes Manuel dos Reis, foram ao terreno explicar os factos e conversar com os "então inimigos" entre os quais o General "Nino" Vieira.

Eu tenho a gravação dessa reportagem em VHS e DVD. Se estiver interessado, posso enviar-lhe pelo correio uma cópia (2ª geração, mais fraquita,talvez).

É só mandar-me por este meio o endereço postal (1).

Cumprimentos do
Zé Neto
__________

(1) Nota de L.G.:

Caro camarada: Obrigado pela informação. Lembro-me de ter visto esse documentário da SIC, mas não tenho cópia em suporte digital. Se não for muita maçada, aceitarei a oferta de uma cópia em DVD, que passará a ficar disponível para consulta do resto do pessoal. A minha morada é a seguinte:

Prof Luís Graça,
Grupo de Disciplinas de Saúde Ocupacional,
Gabinete 2 A 47
Escola Nacional de Saúde Pública
Universidade Nova de Lisboa
Av Padre Cruz
1600-560 LISBOA

Também seria interessante o Zé Neto preparar um pequeno texto sobre este documentário da SIC, resumindo o essencial do que se viu e se disse. Seria muito útil para os nossos amigos e camaradas de tertúlia. O Zé Neto tem a vantagem, em relação à maior parte de nós, de ter conhecido Guileje, embora muito antes dos acontecimentos de Maio de 1973.

Sem comentários: