sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

Guiné 63/74 - P462: As pontes sobre o Rio Corubal: rectificação (Mário Dias)

Caro Luis:

Depois de ter lido com mais atenção as intervenções do David Guimarães e do Humberto Reis sobre as pontes do Corubal, e tendo ido à carta do Xitole, verifiquei a existência de uma ponte em ruinas, assinalada nessa carta e que deve ser a tal Marechal Carmona da fotografia.

Guiné-Bissau > Saltinho > 2005 > "Que saudade!", disse o José Teixeira, quando lá voltou... © José Teixeira (2005)

Confesso que desconhecia a sua existência pois, pelo menos desde 1950, que a travessia do rio se fazia pela tal passagem submersível de que falei. Ao ler, muito por alto,que a referida ponte M. Carmona estava interrompida e existia no meio do rio um "pegão", deduzi tratar-se da ponte submersível que, por não estar em uso desde a inauguração da nova Craveiro Lopes, estivesse já em ruína. Errei, e peço desculpa.

Nunca atravessei o Corubal na tal ponte M. Carmona. Sempre o fiz pela submersível e mais tarde pela nova que, penso eu, foi inaugurada em 1955, pois tem o nome de Craveiro Lopes que, nesse ano, visitou a Giuiné (1). É de supor, portanto, que a derrocada da antiga ponte M. Carmona deve ter acontecido antes dos anos 50, certamente por causas naturais.

Mais uma vez as minhas desculpas pelo meu involuntário erro.

Um abraço
Mário Dias
__________

Nota de L.G.

(1) Francisco Higino Craveiro Lopes (1894-1964). General e presidente da República (1951-1958).

Sem comentários: