sábado, 14 de janeiro de 2006

Guiné 63/74 - P428: Adeus, Mansambo (CART 2339, 1969) (Humberto Reis)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > Pessoal da CART 2339 (Mansambo, 1968/69) em fim de comissão... Cansando, mas bem humorado e sobretudo feliz por voltar a casa...
© Humberto Reis (2006)


O Humberto Reis manda dizer que esta (foto) é para o pessoal da CART 2339, de Mansambo. E explica:

"Este que está de pé é o ex-furriel miliciano Rei (alguém sabe onde pára este homem? Se souberem digam-me!) .... No dia em que vocês vieram embora do sector.

"Esta foto foi tirada por mim na pista em Bambadinca no dia em que vos escoltei com o meu pelotão até ao Xime [para embracarem em LDG até Bissau, de regresso a acasa]. Eu, ainda periquito, com 7 meses de Guiné, a ver os outros a vir embora e a mim a faltarem-me tantos meses!... Tempos que já lá vão!"

No original pode ver-se e ler-se o seguinte:

(i) Uma seta indicando Mansambo que ficara trás;
(ii) A Guiné e alguns dos seus ícones: a palhota, a palmeira, a mulher pilando o cereal...
(iii) A identificação da Companhia e a referência explícita ao 2º pelotão cujo pessoal, uma parte, está em cima do Unimog;
(iv) O 'autocarro do amor' que vai a caminho do Porto (seta topográfica e Ponte da Arrábida), passando por Lisboa (ponte sobre o Rio Tejo)...

Bem haja o Humberto Reis que mandou digitalizar os seus diapositivos do tempo da Guiné. Eu bem me queria parecer que ele, na Guiné, não andou a ver passar os comboios!...

Obrigado também ao Albano Costa (Foto Guifões) que sabe destas coisas e arranjou maneira de resolver, no Norte, o problema (técnico) que o Humberto tinha em mãos: um excelente colecção de diapositivos (ou slides) que ele queria partilhar connosco mas não sabia como... Este é o primeira imagem que ele nos oferece... Há outras na calha...

Sem comentários: