segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006

Guiné 63/74 - P553: Da água de Lisboa às bajudas de Bafatá (Luís Graça)

Guiné > Bambadinca > 1969 > No Zé Maria, comendo lagostins do Rio Geba... A dolce vita dos nharros de 1ª da CCAÇ 12: na ocasião, o Alf Mil Cav Rodrigues (já falecido) e os furriéis milicianos Tony Levezinho e Humberto Reis, nossos queridos tertulianos.

A chapa foi batida - salvo erro - por mim, membro assíduo desta tertúlia gastronómica. O pobre do Zé Maria, que era tuga, tinha fama de ser turra... e fazia-nos pagar caro os lagostins, "pescados em zona de grande risco" (a 50 pesos o quilo!)... O problema depois era subir a rama de acesso ao quartel... (LG)

Arquivo de Humberto Reis (ex-furriel miliciano de operações especiais, CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71)

© Humberto Reis (2006)


1. "Mas ainda melhor que as mulheres, é o vinho que faz esquecer as mulheres" (Luís Pacheco)

... E da água de Lisboa, camaradas ? Que me dizeis ? Muitos hectolitros de cerveja (bazuca), vinho verde (!), vinho a martelo, água do Poço do Bispo, surrapa, uísque escocês, uísque de Sacavém , cuba livre, água suja do imperialismo com coca-cola, a gente bebeu, do Cacheu ao Rio Grande Buba, passando pelo Geba e o Corubal !!!

O mote foi deixado pelo Carlos Marques dos Santos, a toupeira de Mansambo... Mas também do Paulo Raposo, que há dias nos mandou esta enigmática mensagem:

"Eh, pessoal! O cabo cripto apanhou ontem outra cadela. Já não tenho mão nele. Está mesmo apanhado do clima. Diga se me ouve, escuto. Correcto afirmativo, mas negativo diga se me compreende, entendido. Alfa charli papa... Eu pergunto, como é que isto era entendido pelo IN? Para que era a cifra? Segue meio aéreo para levar água de Lisboa ao pessoal.

"Meus amigos um bom fim de semana para todos, cuidado que o IN anda nas estradas fardado de GNR".

Assinado: "Os Baixinhos do Dulombi".

Com o seu inegável sentido de humor alentejano, o Paulo mandou-me outro aviso (sério) à navegação costeira:

"Os ingleses dizem que quando um homem sai à rua e nota que os polícias são rapazes novos, quer dizer que já estamos velhos. Por aqui diz-se de outra maneira, quando te esqueces de fechar o fecho das calças, é o primeiro sintoma, o seguinte e último é quando te esqueces do que está lá dentro.

"É a vida, rapaz, o que vale é que tens os registos em ordem para consultares.

"Por aqui temos outra vez problema com o cabo cripto, ontem apanhou outra bebedeira que ninguém o consegue acordar, assim este rádio vai outra vez em claro, eu dá-me ideia que já nem o IN se importa.

"Um grande abraço para ti deste guerrilheiro decadente"...

Parafraseando desta vez um poeta maldito, o portuga Luís Pacheco, bem podíamos dizer que melhor que as bajudas, era a água de Lisboa que nos fazia esquecer as bajudas, todas as bajudas do mundo, as de Lisboa e as de Bafatá, Bolama, Barro, Bambadinca, Guileje, Bigene, Binta, Guidage, Xitole, Mansambo (não havia!!!), Candamã, Afiá, Satecuta, Xime, Fá, Missirá, Sare Gana, Geba, Banjara, Cantacunda, Contuboel, Olossato, Empada, Buba, Mampatá, Quebo, Cansissé, Canjadude, Cheche, Madina do Boé, e por aí fora...

Eu costumo lembrar aos filhos e aos meus amigos mais íntimos que fui para a Guiné com uma mala cheia de livros (à espera de umas férias tropicais!) e ao fim de seis meses estava a beber uma garrafa de uísque por dia... com água de Perrier.

Bom, já me confessei... Espero que o meu fígado me perdõe...

Na Guiné, em Mansambo ou em Madina, o que fazia mal ao fígado fazia bem à alma... Não sei o que teria sido a guerra sem a nossa cachaça... "for the Portugese Armed Forces from Scotland with love"...

2. Há dias esqueci-me de inserir esta mensagem do nosso periquito António (Duarte):

Caro Luís,

Fala num dos seus textos da Helena de Bafatá (1). Se bem me lembro era uma pequenina que era mais ou menos a chefe das outras meninas ???

Que saudades meu Deus !!! Nunca me mais tinha recordado dela.

Desconhecia o drama da morte do vago mestre nos braços da dita pequena. A Ponta Coli era crítica. O 1º morto do BART 3873, o furriel Manuel Bento, foi precisamente nesse local.

+ 1 abraço

A. Duarte

(ex-furriel miliciano da CART 3493 e da CCAÇ 12, Mansambo, Bambadinca e Xime, 1972/74)
________

Nota de L.G.

(1) Vd post de 12 de Janeiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDXLIV: A galeria dos meus heróis (3): A Helena de Bafatá

" (...) Amorosa Helena, pequena fula dengosa, ‘salva das garras do Islão’ (sic) por zelosos missionários católicos – mas não da faca da fanateca, que te extirpou, na festa do fanado, o clitóris – para se tornar o colchão de todas as camas, a Vénus negra de batalhões inteiros, a iniciadora sexual de mancebos que as sortes vieram arrancar às saias da mamã, a alegre e traquinas companheira de muitas farras de caserna, correndo nua e lasciva do regaço de tropas bêbedos que nem cachos, para o abrigo mais próximo quando às tantas da madrugada soava o canhão sem recuo!...

"... Bela Helena de Bafatá que sabias pôr na ordem os arruaceiros paraquedistas de Galomaro que te batiam à porta a pontapé quando eu estava contigo, deitado na tua liteira, e me dispensavas pequenas gentilezas – um ronco de missangas, vermelhas, ou uma talhada de papaia que trazias do mercado – sempre que eu ia a Bafatá e procurava a tua companhia, na melhor das hipóteses, uma vez por mês, no dia de folga dos guerreiros… Tu e as tuas amigas de Bafatá que tanto trabalho deram que fazer ao competentíssimo furriel enfermeiro Martins, que nunca punha os pés fora da sua enfermaria e que eu duvido que alguma vez tenha ido a Bafatá, o nosso querido Pastilhas que vivia 24 horas dentro do arame farpado, trabalhando incansavelmente, de bata branca, em prol de uma Guiné Melhor, que nos aturou mil e um travessuras, partidas de mau gosto, brincadeiras estúpidas, bebedeiras de caixão à cova e sobretudo nos curou de alguns valentes esquentamentos…

" … Destes e doutros males de amores, estás perdoada, Helena. Afinal, quem vai à guerra, dá e leva… Tu curavas-nos dos males da alma, o Pastilhas dos males do corpo… Entretanto, quando a guerra acabar, para mim e para os meus camaradas da CCAÇ 12, não terei tido tempo de te devolver a pulseira de missangas vermelhas nem de te dizer um 'Adeus, até sempre', um adeus sem regresso… Guardarei de ti a doce lembrança das tuas estridentes e saudáveis gargalhadas, do cheiro exótico do teu corpo, das tuas sagradas funções de sacerdotiza do amor em tempo de guerra… Imagino que a tua vida não tenha sido fácil depois da independência, se é que lá chegaste com vida e saúde… Nunca mais tive notícias tuas, mas hoje, revendo a minha primeira viagem, por terra, no interior da Guiné, do Xime até Contuboel onde me esperavam os meus queridos 'nharros', ao longo do interminável dia de 2 de Junho de 1969, o teu nome, o teu rosto e as tuas gargalhadas vieram-me à lembrança…

"...Lembrei-te de ti em Ponta Coli, frente à vasta bolanha, agora seara inútil de capim alto, com o cadáver do furriel vagomestre nos braços; lembrei-te de ti e das minhas escapadelas a Bafatá… Também foste, à tua maneira, uma heroína daquela guerra, minha impossível amiga, separada pelos papéis que nos obrigaram a representar na tragicomédia da guerra colonial da Guiné… Daí figurares, contra a toda a ortodoxia (do teu povo fula, dos teus missionários católicos, dos 'tugas' que apenas queriam o teu corpo, dos revolucionários do PAIGC que não te terão perdoado o colaboracionismo com os colonialistas, para mais sendo tu conterrâneo do pai da Pátria, o Amílcar Cabral), daí figurares, dizia eu, na minha galeria de heróis e de heroínas… Com todo o direito, com o direito que ganharam as mulheres do teu país, ofendidas e humilhadas, violentadas pelo sistema, pela guerra, pela dominância dos machos, pelo imperativo da sobrevivência… Aceita esta pequena homenagem da minha parte, onde quer que estejas, na terra, no céu ou no inferno!" (...)

Sem comentários: