segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006

Guiné 63/74 - P575: Album fotográfico do Albano Costa (1): O Geba

O Albano Costa já era fotógrafo (profissional) quando fez a sua comissão de serviço, como 1º cabo, operacional, na CCAÇ 4150 (Guidage, Bigene, Binta, 1973/74).

A sua paixão pela fotografia fez com que ele seja, de longe (com o Humberto Reis) um dos nossos tertulianos com mais documentação sobre a Guiné, de ontem e de hoje.

Ele já aqui nos contou como, em Novembro de 2000, quebradas as últimas resistências psicológicas, voltou à Guiné, agora como simples turista, revisitando sítios por onde estivera vinte e seis anos antes e conhecendo muitos outros de que só ouvira falar...

Nessa viagem de 15 dias, de que já aqui falámos, com um grupo de camaradas, ele não só fez um excelente vídeo (realização, montagem e insorização do Hugo Costa, seu filho) como tirou muitas e óptimas fotografias, que eu já tive o privilégio de ver, em Guifões, Matosinhos, no seu estabelecimento comercial...

Há dias o Albano (que eu só conheci no Natal de 2005) mandou-me umas tantas, para eu matar saudades de Bambadinca e do meu Rio Geba... Com a seguinte nota que eu achei uma delícia:

"Estou a enviar nove fotos tiradas em cima da ponte sobre o rio Geba, à entrada para Bambadinca... As legendas, bem, até nem é preciso, podem ficar no imaginário de cada um....Mas se quiseres ilustrar com texto de tua autoria, estás à vontade, para apróxima eu envio-te mais, vai aos poucos"...

Hoje vou partilhá-las com o resto da tertúlia. Ao vê-las, tenho a sensação de que o tempo não mudou nada: e no entanto, a Guiné-Bissau é hoje um país independente... Pelo menos, a terra continua vermelha, o Rio Geba corre limpo para o mar, as crianças parecem ser felizes e têm sonhos como todas as crianças do mundo, o peixe sai dos rios e entra nas bolanhas, há velhas pirogas abandonadas nas margens e os toca-toca andam cheios de gente viva e alegre pelas estradas esburacadas da Guiné profunda, longe do bidonville que é hoje Bissau...


Guiné-Bissau > Região de Bafatá > A terra vermelha nas margens do Rio Geba. perto de Bambadinca > Novembro de 2000 > © Albano Costa (2006)

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bambadinca > Rio Geba > Pescando o peixe que fará o mafé da próxima refeição > Novembro de 2000 > © Albano Costa (2006)

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bamnbadinca > Rio Geba > Esta criança muito provavelmente não tem escola... mas tem a liberdade de pescar no rio > Novembro de 2000 > © Albano Costa (2006)

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bambadinca > Rio Geba > Um dia estas crianças serão adultos e terão saudades do seu rio e da sua infância... > Novembro de 2000 > © Albano Costa (2006)

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bambadinca > Ponte sobre o Rio Geba > A pescaria foi boa... Será uma ajuda para a dieta alimentar da família > Novembro de 2000 > © Albano Costa (2006)

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bambadinca > Ponte sobre o Rio Geba > Uma paragem dos tugas para matar saudades... > Novembro de 2000 > © Albano Costa (2006)

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bambadinca > Ponte do Rio Geba > Uma parte do grupo dos tugas: o Albano é os egundo a contar da esquerda > Novembro de 2000 > © Albano Costa (2006)

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bambadinca > Nas imediações do Rio Geba > Um toca-toca fazendo-se à estrada, mal asfaltada > Novembro de 2000 > © Albano Costa (2006)

Sem comentários: