terça-feira, 18 de abril de 2006

Guiné 63/74 - P700: Tabanca Grande: O Cherno Rachid da Aldeia Formosa (Antero Santos, CCAÇ 3566 e CCAÇ 18)

Guiné-Bissau > Região de Tombali > Quebo > 2005 > O Zé Teixeira de visita aos seus amigos de Aldeia Formosa (ou Quebo). (O Teixeira foi 1º cabo enfermeiro na CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá, Empada, 1968/70).

© José Teixeira (2006)


1. Texto de Antero Santos (ex-furriel miliciano da CCAÇ 3566 e da CCAÇ 18, 1972/74):

Por curiosidade fiz uma pesquisa sobre Aldeia Formosa e encontrei um conjunto de notícias sobre a Guiné e a Guerra Colonial. Não imaginava que pudesse encontrar tanta informação.

Cheguei à Guiné em 23 de Março de 1972 e fiz parte de CCAÇ 3566 - Os Metralhas [a mesma unidade a que pertenceu o Xico Allen, agora em digressão pela Guiné, juntamente com outros camaradas do Porto e de Lisboa]; a partir de 4 de Janeiro de 1973 e até ao fim da comissão passei a fazer parte da Companhia Africana CCAÇ 18 - Aldeia Formosa (Quebo para os africanos), tendo regressado [ à Metrópole] em 24 de Junho de 1974.

De momento pretendo somente acrescentar uma nota acerca do chefe religioso Cherno Rachid que também conheci pessoalmente: faleceu em 1973 (dentro de dias informo a data exacta) durante o período em que estive em Aldeia Formosa (1).

Na realidade o poder deste chefe religioso era enorme: a guerra parou para que um conjunto de autoridades religiosas dos países vizinhos se deslocasse a Aldeia Formosa para participar no seu funeral.

Antero Santos
Ex-furriel miliciano

2. Comentário de Luís Graça:

Saúdo o nosso camarada Antero e faço votos para que se junte, rapidamente, à nossa tertúlia de amigos e camaradas da Guiné. Na realidade, ele pode ser o ilustre representante de duas unidades de que ainda sabemos pouco: a CCAÇ 3566 (Os Metralhas) e a CCAÇ 18.

Por outro lado, ele pode dar-nos o testemunho da sua vivência dos dias passados em Aldeia Formosa e do seu conhecimento pessoal do Cherno Rachid, uma figura que era respeitada, segundo creio saber hoje, tanto pelas autoridades portuguesas como pelo PAIGC (Provavelmente o que escrevi sobre ele em 10 de Janeiro de 1970 não era inteiramente justo, podendo estar enviesado pelo meu parti-pris político-ideológico da época).
_____________

Nota de L.G.

(1) Vd post de 15 de Junho de 2005 > Guiné 69/71 - LVII: O Cherno Rachid, de Aldeia Formosa (aliás, Quebo)

(...) "Excertos do diário de um tuga. L.G.

"Bambadinca. 10 de Janeiro de 1970:

"0 Cherno Rachid é a autoridade máxima do Islão na Guiné. De etnia futa-fula, vive em Aldeia Formosa [Quebo], rodeado duma auréola de lenda e santidade: a sua simples presença, asseguram os meus soldados, faz malograr qualquer ataque dos guerrilheiros àquela povoação onde aliás esta sediado um batalhão, e os seus mezinhos (amuletos ou talismãs) imunizam os homens-grandes, quer dizer, aqueles que praticam os preceitos do Alcorão, contra as balas do inimigo.

"0 ascendente que ele tem sobre a população islamizada da Guiné, confere uma dimensão política à sua personalidade de mauro (sábio). E o general Spínola reconhece-o, chegando ao ponto de ir expressamente a Aldeia Formosa para visitar o Cherno Rachid e consultá-lo sobre problemas que obviamente nada terão a ver com a exegese do Déftere (Alcorão).

"Pode dizer-se que ele é o chefe ideológico (e não apenas religioso e espiritual) da casta feudal que se aliou ao colonialismo português contra o movimento nacionalista de libertação.

"Tive hoje, aliás, a oportunidade de conhecer pessoalmente o Cherno Rachid e constatar o seu carisma e o poder de atracção que ele exerce sobre os africanos islamizados. Esteve vários dias em Bambadinca, de visita ao chão fula. Com avioneta ou helicóptero, às ordens, claro!

"Sentado numa esteira, de pernas trançadas, recebia nos seus aposentos privativos os fiéis que, descalços como na mesquita, o iam cumprimentar, trazendo-lhe presentes, sobretudo em dinheiro (às vezes mesmo somas importantes!) em troca duma oração, dum conselho ou dum objecto cabalístico.

"Como seria de esperar, o Cherno Rachid, acompanhado da sua comitiva de servos e discípulos, foi depois por seu turno apresentar cumprimentos às autoridades militares locais (comando do batalhão)... Noblesse oblige!" (...)

1 comentário:

Jorge Santos disse...

Curiosamente, ao ler este post tinha acabado de digitalizar alguns slides, entre os quais dois ou três relativos ao funeral do Cherno Rachid, em Aldeia Formosa (Quebo). Se tiverem algum interesse para o vosso acervo histórico, terei todo o prazer em as partilhá-las!
Jorge Santos