terça-feira, 13 de junho de 2006

Guiné 63/74 - P875: XXI convívio anual da CART 3494 em Vila Nova de Gaia (Sousa de Castro)






Texto e fotos: © Sousa de Castro (2006)

No dia 10 de Junho 2006 realizou-se o XXI convívio da CART 3494 (Fantasmas do Xime) em Vila Nova de Gaia, no Regimento de Artilharia 5 (RA 5) , ex-Regimento de Artilharia Pesada 2 (RAP 2).
Foi um encontro onde apareceram camaradas que não se viam há mais de trinta anos, foi emocionante. Foi prestada homenagem aos mortos em combate ao toque da música de silêncio, protagonisada por alguns elementos da Banda de Música do Regimento, depondo-se em seguida uma coroa de flores no memorial existente.
Convém referir que esse memorial simboliza todos mortos considerados em combate nas três frentes em que Portugal esteve envolvido (ou seja: Angola, Moçambique e Guiné), dos Batalhões aí formados. É de salientar que existem duas pedras com os nomes de soldados mortos em Angola, duas de Moçambique, mas da Guiné existem três. Quer isto dizer que numa província tão pequena tenham morrido mais doque nas outras duas províncias.
Divulguei o Blogueforanada e incentivei a que participassem nele, vamos a ver se alguém de novo aparece com novas estórias.
De referir também que o menu foi mesmo à moda da tropa, servido no Quartel pelos próprios Militares, tendo constado de rancho, vinho dos temperos, espumoso, whisky, bolo da CART 3494 e café.

Sousa de Castro
(ex-1º cabo TRMS CART 3494 Guiné, Xime e Mansambo, Janeiro de 1972/ Abril de 1974)

Sem comentários: