quinta-feira, 29 de junho de 2006

Guiné 63/74 - P925: A formação de companhias de milícias em Bambadinca (J. L. Vacas de Carvalho)


Guiné-Bissau > Zona Leste > Estrada Xime - Bambadinca > Carreira de tiro > 1971 > O Alf Mil Cav José Luís Vacas de Carvalho, comandante do Pel Daimler 2606, foi também instrutor de tiro de "duas ou três companhias de milícias", numa altura em que aumentava a escalada da guerra e se intensificava o esforço de africanização das NT.
"Eu estou atrás do General Spínola. Ao meu lado direito está (parece-me) o Fabião e logo a seguir o Polidoro Monteiro. E atrás, de óculos escuros, parece-me ser o Tomé".

Foto: © J.L. Vacas de Carvalho (2006]


Guiné > Zona Leste > Xitole > 1970 > O Alf Mil Cav J. Vacas de Carvalho, comandante do Pelotão de Reconhecimento Daimler 2206 (Bambadinca, 1970/71), à chegada de uma coluna logística ao Xitole.

Foto: © Humberto Reis (2006)
Texto do Vacas de Carvalho (conhecido, entre os amigos, por Zé Luís):


Para vossa Informação, fui instrutor de tiro, de 2 ou 3 companhias de milícias, em 1972. Vou ver se descubro, uma foto minha com o General Spínola. A carreira de tiro era no caminho do Xime, aproveitando-se um desterro quando foi feita a estrada alcatroada para o Xime.

Não sei se consegues ver alguma coisa. A foto é já antiga, como podes calcular. Mas se reparares, eu estou atrás do Gen Spínola (1). Ao meu lado direito está (parece-me) o Fabião e logo a seguir o Polidoro Monteiro (2). E atrás, de óculos escuros, parece-me ser o Tomé (2).

E quando quizeres aparecer por Montemor-O-Novo para tomar um copo com o [Paulo] Raposo, é só dizeres. E isto é extensivo a todos.

Um abraço
J. Vacas
PS - O Pelotão Daimler 2206 ( mais conhecido entre o IN pelas Tartarugas de Bambandinca) teve como unidade mobilizadora o RC 6, no Porto e chegou à Guiné no dia 6 de Janeiro de 1970. Chegou no navio Uíge e partiu de avião (um dos primeiros) em 14 de Dezembro de 1971. Um abraço do Zé Luís

____________

Notas de L.G.

(1) É visível o distintivo da arma de cavalaria na boina do Vacas de Carvalho que, para além disso, usava bigode.

(2) O Polidoro Monteiro era o comandante do BART 2917.

(3) Major Mário Tomé. DE 1970 a 1972, comandou, como capitão, a CCAV 2721 (Olossato e Nhacra). Um dos seus alferes era o nosso Paulo Salgado, actualmente a exercer funções, como cooperante, na administração do Hospital Nacional Simão Mendes, em Bissau: vd post de 20 de Setembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCI: CCAV 2712 (Olossato e Nhacra, 1970/72)

Sem comentários: