quinta-feira, 20 de julho de 2006

Guiné 63/74 - P973: Estar ou fazer-se 'apanhado' para não enlouquecer (Jorge Cabral)

Mensagem do Jorge Cabral, antigo alferes miliciano de artilharia e comandante do Pel Caç Nat 63, afecto ao Sector L1 (Bambadinca) da Zona Leste, tendo estado em Fá Mandinga e em Missirá (1969/71).

Amigo Luís,

Cá estou eu revolvendo os trilhos da memória, evitando pisar as minas da tristeza.

Interessa-me, como sabes, realçar o burlesco de situações vividas num quotidiano, onde a lucidez se embaciava propositadamente, porque só dessa forma era possível aguentar. Estar ou fazer-se apanhado constituía afinal a solução para não enlouquecer…

Nós, os brancos dos Pelotões Nativos, caíamos desamparados e ignorantes, num meio totalmente desconhecido. Numa semana passeávamos no Rossio, e na seguinte estávamos em Missirá… Obviamente que nos espantávamos com tudo:
- Que raio de terra é esta, onde as mulheres mijam de pé e os homens de cócoras? - interrogou-me, um dia depois de ter chegado, a Cabo Gulherme.

Claro que o tempo dissipava a nossa inicial estupefacção, e alguns de nós acabavam por adoptar os costumes e práticas da população onde estavam integrados. Uns mais que outros, é verdade, mas isso também dependia do comportamento do Comandante do Destacamento… Se o Alferes mastigava cola (1) e lavava os dentes com terra, talvez fosse um exemplo a seguir… Apanhado o Comandante não existia vacina que evitasse o contágio!

Boas férias Amigo! Mando estória (2) e, como sempre, um Grande, Grande Abraço!

Jorge


P.S. – Alguns acrescentos e pequenas correcções:

a) quando comandei Missirá, continuavam a existir 2 Pelotões de Milícias (um Missirá e outro em Finete).

b) Também as famílias dos meus soldados os acompanhavam sempre, o que levantava problemas nas transferências. De Fá para Missirá, contámos com a ajuda da Marinha, por solicitação do vosso Major Brito. Mulheres, crianças, cabras, galinhas, camas, panelas, alguidares…foram de Lancha.

c) A Sulimato da minha última estória (2) era afinal Salimato, como me informou, o António Duarte [antigo furriel miliciano da CCAÇ 12, 1972/74], que a conheceu demasiado bem (pelos vistos a dama continuou em comissão…).

d) O Alferes Machado pertenceu à CCS do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72).

e) Recebi uma amigável e elogiosa mensagem do vosso Alferes Abel (3), que quase me emocionou. Então não é que ele escreveu “Alguém disse um dia que eras o único oficial do exército porreiro”.

____________

Notas de L.G.

(1) Noz de cola

(2) Vd. post de 4 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P936: Estórias cabralianas (11): a atribulada iniciação sexual do Soldado Casto

(3) Alf Mil Inf 01006868 Abel Maria Rodrigues, Comandante do 3º Gr Comb da CCAÇ 12 (Bambadinca 1969/71)...

Sem comentários: