quarta-feira, 26 de julho de 2006

Guiné 63/74 - P992: 'Estar apanhado' dava muito jeito e algum gozo (Joaquim Mexia Alves)

Leiria > Monte Real >Termas de Monte Real > O Joaquim Mexia Alves junto ao busto do fundador das termas, Olímpio Duarte Alves, que foi também governador civil de Leiria (1959-68).

Foto: © Joaquim Mexia Alves (2006)

Caro Luis Graça

Realmente, como vi numa das histórias, o termo apanhado do clima tem mais a ver com a Guiné e o cacimbado com a Angola, o que não quer dizer que também não se usasse.

Até porque o nosso clima era bem pior que o de Angola.

Acho graça, (não me estou a meter contigo...), alguns dos que me conheceram dizerem que eu estava muito apanhado.

É lógico que estava alguma coisa - quem é que não estava ? - mas é certo também que o estar apanhado fazia parte dum modo de levar as coisas e dava muito jeito às vezes.

Um tipo fazia umas coisas menos de acordo com o regulamento e "deixa passar, que ele está apanhado".

Podíamos dizer de vez em quando umas verdades a alguns incompetentes (que nem todos eram incompetentes), que nos comandavam, e a coisa ficava por ali, porque "o tipo estava apanhado" e também porque estando apanhado não se sabia bem qual seria a reação do rapaz, até porq que "quem tem cu tem medo".

Safou-me de muitas porradas e também me deu muito gozo nalgumas ocasiões o que levava a suportar tudo aquilo dum modo mais descontraído.

Mesmo as loucuras que às vezes fazia, de andar à frente do pelotão ou da CCAÇ 15 durante o tempo em que a comandei, com galões e diversos apetrechos, eram coisas pensadas e que tinham o seu resultado, não só ao nivel da camaradagem com todos, oficiais, furriéis e soldados, mas também pelo respeito que essas coisas imprimiam naqueles que eu comandava e às vezes até naqueles que se nos opunham no teatro de operações.

Hoje envio-te uma fotografia actual minha, porque estou à espera da entrega das outras já prometidas, sobre as quais contarei umas histórias.

Abraço
Joaquim Mexia Alves

___________________


Termas de Monte Real

tel: +351 244 619 020 / fax: +351 244 619 029

Sem comentários: